sábado, 14 de fevereiro de 2015

Confia em Mim

Assisti Confia em Mim (2014) de Michel Tikhomiroff no Telecine Premium. Eu queria muito ver esse filme, pena que perdi nos cinemas. Gostei muito! É sobre uma mulher que é enganada por um homem que finge gostar dela para dar um golpe. Apesar do filme falar de um estelionatário, o perfil desse homem sedutor para ficar confortável iludindo uma mulher é muito comum. Como todo sedutor e cafajeste, ele diz tudo o que ela quer ouvir, como muitas mulheres dizem, parece irreal porque é irreal. Parece que é um príncipe de conto de fadas, porque é um conto de fadas.

Eu gosto demais desses dois atores. Fernanda Machado interpreta uma chef de cozinha muito bem sucedida, mas subalterna a outro chef. Mateus Solano interpreta o estelionatário. Após sofrer o golpe a personagem passa algo que infelizmente acontece muito em delegacias. Ela é ridicularizada pelos oficiais, além de ser vítima ainda precisa passar esse constrangimento e por essa nova violência contra a mulher. Por sorte um policial sério ouve a história dela e resolve ajudá-la, ele é interpretado por Bruno Giordano.

A amiga dela é interpretada pela Fernanda D´Umbra. A mãe da personagem é interpretada pela Clarice Abujamra. Gostei do final, mas causa desconforto por ser politicamente incorreto. Ficamos nos questionando se as regras para proteger as mulheres não as protegem, seria incorreto forçar uma brecha? Muito inteligente o questionamento do filme.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Som e Fúria

Terminei de ler Som e Fúria (1929) de William Faulkner da Cosac Naify. Sempre quis ler esse livro, adoro esse autor. Comprei em DVD o filme e queria ler antes de ver. Também quero ver a minissérie. Comprei novo em uma ótima promoção e da edição de bolso. É muito diferente de seus outros livros e um dos seus livros mais cultuados. Há vários narradores. Só temos datas, mas temos dificuldade de descobrir os fatos. Gostei muito de um texto que li sobre o livro que a sensação que temos no primeiro parágrafo é que somos intrusos, como se não pudéssemos ouvir o que pensam e tentar saber o que acontece.

Obra Noite de Verão (1947) de Edward Hopper

Som e Fúria fala de uma família. As características do autor estão lá, os filhos machistas, imaturos e violentos, o preconceito aos negros, a decadência. É um livro difícil, de difícil compreensão, parece que o certo é nós não compreendermos, ficarmos confusos. Gostei muito, é incrivelmente bem escrito, mas o meu predileto continua sendo o maravilhoso Luz em Agosto.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cidades e Soluções: Uma Visão Histórica da Água

Assisti ao programa Cidades e Soluções: Uma Visão Histórica da Água na GloboNews. O apresentador André Trigueiro comentou que faz anos que a GloboNews denuncia o problema da água, disse ainda que pesquisando os arquivos eles acharam uma matéria "Água, o desafio do século 21" de 2003 que já alertava sobre o problema da falta d´água.

Na matéria falaram sobre os tipos de irrigação. Que em Ibiúna já se utiliza o sistema de gotejamento, mas que sofre preconceito, porque acham que não irriga corretamente. Também falou sobre a quantidade de dejetos que são lançados na água sem tratamento. No programa mostraram uma entrevista de 2003 com um especialista em água que é atualmente o diretor da Sabesp. O apresentador comentou que são muitas matérias sobre água, e que nessa semana irão passar um outro Cidades e Soluções com algumas dessas matérias. Dá pra assistir no site da Globo uns 5 minutos desse programa.
Beijos,
Pedrita

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Vidas em Fuga

Assisti em DVD Vidas em Fuga (1960) de Sidney Lumet. Comprei esse filme da Coleção Folha Grandes Astros do Cinema por R$ 17,90. É baseada na peça de Tennesse Williams que inclusive participou de todo o processo. Há dois grandes atros, mas o que está na capa dessa coleção é Marlon Brando. Ele contracena com outra atriz maravilhosa, Anna Magnani.

O filme é todo genial, elenco, direção, texto, fotografia de Boris Kaufman. Marlon Brando interpreta um homem que promete ao sair da prisão por ter feito desordem em uma festa a ir embora da cidade. Ele segue para uma cidade ultra conservadora, busca um emprego tradicional, resolve desistir de ser músico de New Orleans. Acaba indo trabalhar na loja de um homem doente. Sua esposa que cuida de tudo. 

Ele encontra também uma mulher livre, massacrada pela cidade pelo seu comportamento pouco convencional interpretado brilhantemente por Joanne Woodward. Outra personagem riquíssima é interpretada por Maureen Stapleton. Vidas em Fuga é dessas obras primas, com textos maravilhosos, Marlon Brando mais deslumbrante que nunca. Personagens complexos, tentando sobreviver ao massacre do preconceito e violência de sociedades sufocantes e assassinas. No DVD há uma entrevista mais recente com Sidney Lumet falando sobre o filme, atores, maravilhoso.
Beijos,
Pedrita