domingo, 8 de fevereiro de 2015

Vidas em Fuga

Assisti em DVD Vidas em Fuga (1960) de Sidney Lumet. Comprei esse filme da Coleção Folha Grandes Astros do Cinema por R$ 17,90. É baseada na peça de Tennesse Williams que inclusive participou de todo o processo. Há dois grandes atros, mas o que está na capa dessa coleção é Marlon Brando. Ele contracena com outra atriz maravilhosa, Anna Magnani.

O filme é todo genial, elenco, direção, texto, fotografia de Boris Kaufman. Marlon Brando interpreta um homem que promete ao sair da prisão por ter feito desordem em uma festa a ir embora da cidade. Ele segue para uma cidade ultra conservadora, busca um emprego tradicional, resolve desistir de ser músico de New Orleans. Acaba indo trabalhar na loja de um homem doente. Sua esposa que cuida de tudo. 

Ele encontra também uma mulher livre, massacrada pela cidade pelo seu comportamento pouco convencional interpretado brilhantemente por Joanne Woodward. Outra personagem riquíssima é interpretada por Maureen Stapleton. Vidas em Fuga é dessas obras primas, com textos maravilhosos, Marlon Brando mais deslumbrante que nunca. Personagens complexos, tentando sobreviver ao massacre do preconceito e violência de sociedades sufocantes e assassinas. No DVD há uma entrevista mais recente com Sidney Lumet falando sobre o filme, atores, maravilhoso.
Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. É incrível como sempre descubro novos (antigos) filmes por aqui. Adoro suas dicas.
    Vou ver esse filme, com certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Já há muito que não vejo filme, mas também tenho pensado que nunca li Tennesse Williams, algo que espero um dia vir a corrigir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, eu li algo do tenesse williams, mas vi mais adaptações para o cinema. preciso lê-lo mais tb.

      Excluir
  3. É um filme maravilhoso! Anna Magnani é sempre ótima, adoro-a em qualquer papel.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pedrita,

    Eu andei procurando este filme por muito tempo, que bom saber que a Folha lançou esta coleção, o lançamento é recente? É que eu gosto muito do Marlon Brando (tão bom ator sempre e tão lindo na juventude, rsrs). O Tennessee Williams também foi um dramaturgo supimpa, né? A impressão que fica é de que tudo que ele escreveu foi muito bom. O Marlon Brando este muito bem no Um bonde chamado desejo, outro trabalho do T.W.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o bom dessa coleção é que pode ser comprada na internet. eu nunca tentei, mas umas amigas sim e gostaram. essa coleção acho que é do ano passado.

      Excluir
  5. A origem teatral da trama deixa a narrativa um pouco lenta.

    A trama em si é interessante. Temos um erotismo velado e diálogos de duplo sentido, com o personagem de Brando sendo uma espécie de catalisador das frustrações e dos desejos das personagens femininas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Imaginar que o lindo Marlon Brandon tornou-se aquele horror anos depois, dá até uma dor no coração.
    Anna Magnani acho que só vi um filme com ela.
    Nem lembro o nome. Acho que alguma coisa numa plantão de arroz.

    ResponderExcluir
  7. liliane, acho o marlon brando lindo sempre. adoro anna magnani.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!