terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cidades e Soluções: Uma Visão Histórica da Água

Assisti ao programa Cidades e Soluções: Uma Visão Histórica da Água na GloboNews. O apresentador André Trigueiro comentou que faz anos que a GloboNews denuncia o problema da água, disse ainda que pesquisando os arquivos eles acharam uma matéria "Água, o desafio do século 21" de 2003 que já alertava sobre o problema da falta d´água.

Na matéria falaram sobre os tipos de irrigação. Que em Ibiúna já se utiliza o sistema de gotejamento, mas que sofre preconceito, porque acham que não irriga corretamente. Também falou sobre a quantidade de dejetos que são lançados na água sem tratamento. No programa mostraram uma entrevista de 2003 com um especialista em água que é atualmente o diretor da Sabesp. O apresentador comentou que são muitas matérias sobre água, e que nessa semana irão passar um outro Cidades e Soluções com algumas dessas matérias. Dá pra assistir no site da Globo uns 5 minutos desse programa.
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Não vi o documentário, mas tem sido noticiado nos últimos dias a questão da seca em São Paulo e o racionamento da água à cidade. Por cá o nosso inverno nos Açores tem sido de estio, mas no Portugal Continental tem sido extremamente chuvoso. Alterações climáticas ou apenas uma variação ocasional? o futuro o dirá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, a situação aqui está caótica. tem a questão da estiagem, mas tem muito de falta de planejamento e investimento.

      Excluir
  2. Faz algum tempo que sou cuidadosa com uso da água.
    Com uso de tudo.
    Minha vida foi de poupar para não faltar.
    Criei os filhos ensinando a fechar a torneira nas ocasiões certas.
    Agora, cuido de aproveitar a água que sai da Lavadora de roupa e dos chuveiros(ponho baldes dentro dos boxes).
    Por aqui, ainda não temos racionamento. Mas, certamente, vamos ter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu tb, fui criada a sempre apagar a luz do ambiente que saí, fechar a torneira enquanto escovo os dentes. agora intensificou a economia. aproveito a água da máquina para o banheiro e pra a louça.

      Excluir
  3. Olá, Pedrita !
    Se todos tivessem consciência da economia de água não passaríamos por essa situação atual.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, acho que o problema é maior que a economia individual, tem a agricultura, a indústria. precisa ter mais planejamento. enquanto isso cada um ajuda um pouco.

      Excluir
  4. Eu sempre vejo esses documentários, eles anunciam com muita antecedência e a gente pode programar pra assistir e aprender muito. Consciência é tudo nesse momento crítico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ruby, é verdade, e repetem em vários dias e horários diferentes.

      Excluir
  5. Não assisti ao documentário, mas é sempre bom saber que estou à procura de soluções para esse caos que está acontecendo e para que tenhamos consciência da importância de economizar.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que soluções para o caos pouco vamos encontrar. mas soluções para ajudarmos a minimizar o problema, podemos sempre procurar.

      Excluir

Cultura é vida!