sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Diário de Uma Busca

Assisti ao documentário Diário de Uma Busca (2010) de Flávia Castro no Canal Brasil. Eu vi uma chamada desse documentário e fiquei instigada. É do projeto É Tudo Verdade, então, antes de começar a exibição, foi apresentado por Amir Labaki. Achei incrível esse documentário! É sobre uma filha que resolve buscar ou pelo menos tentar buscar respostas a vida do seu pai, Celso Afonso Gay de Castro. Eles viveram um tempo juntos, foram para o exílio, eram quatro, mãe, pai e dois filhos. Mas os pais se separaram e ela teve menos informação sobre a vida do pai depois. É muito especial esse documentário, bem editado, inteligente e resgata um período do país que conhecemos pouco. Em geral filmes sobre ditadura falam de tortura, luta armada, esse fala do cotidiano de uma família que fazia e participava de reuniões e por isso precisam se refugiar. Primeiro no Chile, a documentarista vai na casa onde moraram, um simpático bairro.

 Depois essa família segue para outro lugar onde ficaram refugiados, na Argentina, depois na França. Ela conseguiu com o Roberto D´Ávila uma entrevista que ele fez com ela adolescente na França, onde ela diz que prefere continuar na França, já que acha os brasileiros muito machistas.  Seu pai teve um final nebuloso e trágico. Quando eles retornaram ao Brasil ele foi tentar trabalho em Porto Alegre, parece que estava fazendo uma matéria e pesquisando sobre nazistas que moravam na cidade. Foi classificado como assaltante e depois do cerco policial ele e seu colega teriam se suicidado. Claro que o documentário mostra a busca e deixa no ar as mesmas perguntas da época. Mas é muito emblemático! Para justificar o suicídio muitos jornais da época noticiaram o passado revolucionário desse jornalista, tudo muito ambíguo e mal explicado. É um belíssimo documentário! Fiquei imaginando a angústia de viver em constante segredo, em silêncio, fugindo, em não ter respostas, não saber porque alguém querido teve a vida cortada sem muita explicação. Não deve ser fácil conviver com tantas perguntas. Espero que a partir desse documentário ela venha a produzir outros projetos, é muito talentosa. Apesar que fazer cinema nesse país é para corajosos, mas essa documentarista tem essa característica, a obstinação. Diário de Uma Busca ganhou vários prêmios: Melhor Filme no Festival de Gramado,  Melhor Documentário no Festival do Rio, no Festival de Biarritz e no Festival de Punta Del Este.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Contra o Tempo

Assisti Contra o Tempo (2011) de Duncan Jones no Telecine Pipoca. Eu queria muito ver esse filme porque gosto muito de ficção científica. Aí vi o nome em um dos canais HBO e comecei a ver. Não gostei e só depois de uma chamada nos canais Telecine que descobri que eram dois filmes com o mesmo nome, mas que completamente diferentes. Voltei a tentar ver, agora o filme que queria mesmo ver. Gostei muito! Vi no Pipoca porque agora é possível pedir legendas e som original.

É muito angustiante! Um homem está fechado em um lugar que parece uma nave. Ele voltou de um grande acidente. Descobrimos com a explicação da oficial que ele volta em um lapso de tempo que fica na memória que dura somente 8 minutos. É tudo bem científico e fiquei curiosa pra saber se existe essa possibilidade. Falam de física quântica. Ele tem que voltar nos 8 minutos possíveis antes a esse acidente para descobrir quem bombardeou o trem e irá bombardear Chicago. Ele é interpretado muito bem por por Jake Gylleenhaal. Outros do elenco são: Vera Farmiga, Michelle Monaghan e Jeffrey Wright.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Concerto da Orthesp com Luíz Fílip

Fui ao concerto da Orquestra do Theatro São Pedro tendo o solista Luíz Fílip no Theatro São Pedro. Esse violinista é o que acaba de ingressar na Filarmônica de Berlim. Ele passou por unanimidade na prova para a vaga de primeiro violino, fato rato se não único. A Filarmônica de Berlim é democrática, todos os votos são iguais, mesmo em hierarquias diferentes, o peso do voto do maestro é o mesmo de todos os outros. Luíz Fílip interpretou a mesma obra que apresentou no concurso, Concerto para violino em ré maior, opus 77 de Brahms. Foi simplesmente maravilhoso! O público pediu muito bis e ele retornou e tocou mais uma obra de Paganini. A orquestra interpretou ainda a Sinfonia nº 2 em ré maior, opus 77 de Beethoven. A regência foi de Emiliano Patarra. Foi um belíssimo concerto e os ingressos custavam somente R$ 20,00.

Essa foto é de Anja Collins.




Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Bel Ami

Assisti no cinema Bel Ami (2012) de Declan Donnelan e Nick Ormerod. Eu queria muito ver esse filme porque tinha adorado o livro do Guy de Maupassant. Fui no cinema com minha mãe. O filme é muito bom também.Ótima direção e são as mulheres o grande trunfo dessa adaptação. Realmente eu tinha um certo receio da interpretação do Robert Pattison, acho que esperava tão pouco que gostei. A edição e direção são ótimas, o roteiro é incrível, as atrizes maravilhosas, que a interpretação do Pattinson não chega a interferir, é bem razoável e muito melhor do que eu esperava. A fotografia é maravilhosa, os figurinos belíssimos, os cenários foram filmados no Reino Unido, Hungria e Budapeste. O filme é uma co-produção entre Reino Unido, França e Itália. Essa é a sexta adaptação desse romance, que pena que não vi nenhum anterior. Vou ficar atenta.

As atrizes estão entre as minhas preferidas: Uma Thurman está deslumbrante, Kristin Scott Thomas em uma personagem muito diferente do que vejo habitualmente, ela interpreta uma mulher recatada e contida e a bela Christina Ricci.

Esse roteiro é tão atual que já no livro me impressionou. Nosso protagonista é um alpinista social, ele é filho de um camponês e vai se infiltrando na alta sociedade. Aprende com uma dessas mulheres que são elas as poderosas e começa a arrumar a sua vida sendo amante ou mesmo tentando um casamento vantajoso. A questão é que ele conhece superficialmente essa sociedade que deseja entrar, então comete desatinos e faz ações abomináveis para se livrar dos seus erros.  Alguns outros do elenco são: Colm Meaney, Philip Glenister,  Holliday Grainger e Anthony Higgins.

Beijos,
Pedrita