sábado, 13 de outubro de 2012

Sessão de Terapia

Assisti Sessão de Terapia na GNT. Fiquei muito curiosa em ver essa série. A GNT promoveu muito bem o produto. Selton Mello é o diretor e ele deu várias entrevistas sobre a série, algumas nos programas de entrevistas do canal, ainda fizeram trechos durante a programação de making of  e entrevistas, inclusive sobre o programa original. Adoro o elenco, queria muito ver e gostei muito da primeira semana. Sessão de Terapia é adaptado para o Brasil do original israelense. A série fez muito sucesso, foi adaptada em vários países, inclusive uma adaptação já passou na HBO.

Cada dia da semana é um paciente do terapeuta interpretado pelo Zecarlos Machado. Na segunda uma paciente se apaixona pelo terapeuta interpretada pela Maria Fernanda Cândido. Na terça um atirador da polícia interpretado pelo Sergio Guizé. Na quarta uma adolescente atleta, Bianca Muller. Na quinta um casal em crise com Mariana Lima e André Frateschi. Na sexta o terapeuta vai para a supervisão com a personagem da Selma Egrei. No fim de semana eles reprisam todos da semana, no sábado e no domingo. A esposa do psicólogo é interpretada pela Maria Luísa Mendonça. Eu adoro vários atores do elenco, entre os meus preferidos, e estão também muito bem os que não conhecia, o Guizé e a Muller.  Tudo é muito cuidadoso e inteligente. A iluminação, cenário, escolha do elenco, abertura, trilha sonora, é um belo produto.

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Quem Apagou a Luz?

Assisti ao espetáculo infantil Quem Apagou a Luz? da República Ativa de Teatro no Teatro Cacilda Becker. Adorei! São várias esquetes sobre medos. Além do teatro, há animações, dança, sapateado, música eletrônica ao vivo. Não há um roteiro exato, as crianças e os adultos podem ou não unir as tramas. Há momentos hilários e como em muitos espetáculos, há momentos tristes. Começa com uma criança conversando com uma barata.

As animações são hilárias, mas vou deixar a surpresa pra vocês, tanto as animações como o momento dos monstros é bacana descobrir assistindo.  A dramaturgia é de William  Costa Lima. O roteiro é construído por vários integrantes do grupo: André Grynwask, Leandro Ivo, Nathalia Neme, Priscila Argoud e Rodrigo Palmieri. As animações são da Priscila Argout. O DJ é André Grynwask. Gostei muito também da iluminação de Daniel Gonzalez e dos cenários de Zé Valdir Albuquerque. As hilárias cabeças de monstros foram confeccionadas por Helô Cardoso, Caio Sanfelice, Marcos Laporter e Verônica Ribeiro.

No elenco estão Nathalia Neme, Leandro Ivo e Rodrigo Palmieri. Quem Apagou a Luz? fica em cartaz até o dia 11 de novembro, os ingressos custam somente R$ 10,00 e meia-entrada, muito menos que o cinema.

As fotos são de Fernanda Oliveira.

Aproveito esse post para comemorar o Dia das Crianças, um ótimo dia a todas as crianças dentro de cada um e quem estiver em São Paulo, pode aproveitar esse ótimo espetáculo!

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Paciano Rizal - O Herói que Falta na Luneta

Terminei de ler Paciano Rizal - O Herói que Falta na Luneta (2012) de Gyorgy Miklós Böhm da Algol Editora. Esse escritor é húngaro e vive no Brasil. Paciano Rizal (1851-1930) é o irmão o José Rizal (1861-1896), herói da Independência das Filipinas. Gostei muito do livro! Adoro biografias e como vocês sabem, gosto muito de história de países que pouco ou nada conheço, o livro acertou em cheio na minha curiosidade. Outra questão que gostei muito é no fato do autor ser médico e o herói da independência das Filipinas também. Então o autor explica bem como era o estudo da medicina na época, diferente de hoje. Na época de José Rizal, haviam várias matérias e claro, tudo era ainda muito precário. José Rizal se especializou na cirurgia de catarata, mal de sua mãe e não só a curou, como ficou conhecido nas Filipinas pelas suas habilidades e muito procurado no pouco tempo que ficou por lá quando médico.


Foto de Paciano Rizal

Segundo o autor, Paciano Rizal foi uma influência muito importante para os ideais do irmão e que ele deveria estar na Luneta nas Filipinas onde estão representados os heróis das Filipinas. Eu não sabia que as Filipinas tinham sido possessão espanhola. E depois da Revolução, em um acordo bastante estranho, a Espanha vendeu as Filipinas para os Estados Unidos. Por terem vivido sob domínio espanhol, a maioria é católica e as terras eram dos jesuítas e padres, com algumas mudanças, as terras eram passadas igualmente de forma estranha e quem cuidava da terra costumava ficar só com os prejuízos. Com isso é monstruosa a forma que exploravam os nativos do país que viviam endividados. Paciano Rizal cuidava da terra. Quando o irmão foi preso e fuzilado, a família sofreu muito, e acabou perdendo tudo. Mas pelos relatos do autor, conseguiram depois de um tempo se estabelecerem de novo cuidando da terra. Achei interessante também o quanto eles não gostam de ser chamados de chineses.

Foto de José Rizal

Eu gostei muito do livro e achei interessante como um relato antropológico. O autor entrevistou vários parentes, leu várias cartas trocadas entre todos os familiares, algumas estão publicadas no fim do livro e há vários trechos durante a leitura. Mesmo sendo um livro histórico, pelo autor ser médico, ele acaba relatando muitos costumes da época, livros que estudaram, hábitos, que acaba traçando muito do cotidiano dos filipinos no período retratado Eu gostei muito desse aspecto.

Anotei muitos trechos da obra, vou ter que selecionar alguns.

Trechos de Paciano Rizal - O Herói que Falta na Luneta (2012) de Gyorgy Miklós Böhm:

Trecho do poema de José Izal, irmão de Paciano Rizal que escreveu na véspera de sua morte:

“Eu morro quando vejo que o céu se colora
E o fim anuncia o dia atrás lúgubre capuz;
Se carmesim necessitas para tua aurora,
Verte meu sangue, derrama-o em boa hora
Doura-o com o reflexo de sua nascente luz.”

“Foi um choque tremendo. Mesmo hoje, quando escrevo estas palavras, a recordação daquele momento me deixa emocionado. Pois foi aí que percebi que estava nos recintos onde uma pessoa extraordinária passou o s últimos dias de sua vida. Quem teria a serenidade para escrever assim na soleira da eternidade? Condenado à morte aos 35 anos por amar sua terra? Os versos não tem ódio, desespero, tristeza, amargor ou mágoa; das estrofes só desprende serenidade e paz das almas grandes, colocam quem os elaborou no rarefeito pináculo ético-moral da humanidade.”

“José Rizal é o Herói da Pátria das Filipinas, um gênio excepcional que sobressai entre seus mais ilustres pares do mundo. Foi morto aos 35 anos pelo governo espanhol por ter escrito o romance Noli Me Tangere, onde escancarou a miséria de seu povo. Paciano, seu irmão, foi o sábio orientador sem cujo apoio José não estaria hoje em destaque na Luneta, a praça em Manila dos heróis da independência das Filipinas. Mas Paciano viveu e morreu no esquecimento. Esta é a sua primeira biografia.”

“”Por que independência, se os escravos de hoje serão os tiranos de amanhã?”, escreveu José Rizal no Fili.”

O vídeo é a interpretação de uma obra de um compositor filipino, Nicanor Abelardo (1893-1934)


Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Desconhecido

Assisti Desconhecido (2011) de Jaume Collet Serra no Max. Gosto muito do Liam Neeson e estava afim de ver um filme de suspense. É muito bom! Tem uma furadas, umas forçadas, mas a trama é muito bem desenvolvida. O diretor é espanhol e Desconhecido é uma co-produção entre Inglaterra, Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e Canadá, ufa, acabou! O Max tem passado filmes mais populares recentemente. O Max* é que tem passado mais os filmes que mais gosto, de vários países e bem diferentes, não sei se gostei dessa mudança.

O personagem do Liam Neeson chega com a esposa na Alemanha para participar de um congresso, ele é um biólogo. Ele acaba sofrendo um acidente e quase morrendo. Quando acorda um homem está no seu lugar se passando por ele e ele passa o filme tentando provar que o outro é impostor. A trama é muito inteligente e bem surpreendente. As forçadas ficam por conta das inúmeras perseguições de carros pelas ruas da Alemanha. Nenhum policial aparece. Outros do elenco são: Diane Kruger, January Jones, Aidan Quinn,Frank Langella, Clint Dyer, Sebastian Koch e Bruno Ganz.

Beijos
Pedrita