quarta-feira, 2 de março de 2011

Amantes

Assisti Amantes (1984) de John Cassavetes no Telecine Cult. Eu vi poucos filmes desse diretor, na verdade esse é o segundo. O título original é Love Streams. São dois irmãos diferentes, um ama todos, mas não ama ninguém e a outra ama demais. É um filme que incomoda, instiga. O que mais me incomodou foi a relação com as crianças e os animais. Os dois só bebem e fumam e piram. Ela parece mais perdida que ele.

Ele é o próprio John Cassavetes, ela, mais linda que nunca é a Gena Rowlands. Alguns outros do elenco são: Seymour Cassel, Margaret e Diahnne Abbott e Jakob Shaw.



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 1 de março de 2011

Carmem em 3D

Assisti Carmem em 3D (2011) da Royal Opera House no Cinemark. Há uns anos começaram a trazer gravações de óperas para o cinema, sempre tive curiosidade de ver, mas nunca tinha ido. Fui dessa vez no Shopping Cidade Jardim ver Carmem de Georges Bizet. Não chega a ser minha ópera preferida, mas essa montagem é tão impactante que foi difícil não adorar. Gostei de tudo, elenco, cenários, iluminação, figurinos, orquestra. Foi com a Orquestra do Royal Opera House de  Londres, sob regência do maestro Constantinos Carydis. A diretora foi Francesca Zambello. Carmem foi interpretada por Christine Rice, Dom José por Bryan Hymel, Micaela por Maija Kovalevska e Escamillo por Aris Argiris.

Gostei muito do realismo dos figurinos. As ciganas vinham com roupas aparentemente encardidas, mesmo a Carmem. De tom avermelhado só o corpete e a saia debaixo da saia suja.  Só no final, quando Carmem é bancada pelo toreador é que seu figurino fica mais refinado. O Designer é Tanya McCallin e a  iluminação é de Paula Constable. Mesmo não sendo o melhor 3D que já vi, era uma sensação muito boa parecer que eu estava sentada no palco vendo toda a encenação. Essa sensação parecia que eu via ao vivo e não no cinema. Ressalto que eu tenho pouca experiência nessa nova tecnologia, o 3D, afinal só vi o Avatar e sobre o que eu tinha lido, esse filme foi muito estudado e testado antes da cópia. final.  

Carmem em 3D tem algumas exibições de 12 a 20 de março nos Cinemarks do Brasil todo, até mesmo em Manaus do meu amigo blogueiro Gammelo. As informações e as cidades em que serão exibidas estão no site do Cinemark.



Beijos,

Pedrita

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Máquina do Tempo

Assisti A Máquina do Tempo (2002) de Simon Wells na HBO. Tinha vontade de ver esse filme, tinha amado o que resultou nesse, sabia que esse não tinha muitos elogios e como mal ouço falar nesse filme imaginei que não deveria ser uma maravilha. Mas a ideia de poder voltar no tempo ou se adiantar a ele sempre me soou fascinante e acho que muitos também sentem o mesmo. O filme é bem fraquinho, funciona, é bonitinho, mas quando os monstrinhos do futuro chegam fica bem sofrível. São lindas as cenas no passado, quando ele pede a sua amada em casamento. Depois ele segue para o futuro e as soluções são interessantes. A Máquina do Tempo de hoje já tem recursos modernos, portanto em um futuro próximo que nosso protagonista viaja, 2033, não é muito diferente de hoje.

Quando nosso protagonista viaja distante demais, aí o filme fica bem tosquinho. Lindas as duas mulheres que aparecem no filme: Samantha Mumba e Sienna Guillory. Nosso protagonista é o Guy Pearce. Simpático o personagem do Orlando Jones. O Jeremy Irons não deve ter ficado muito confortável em seu personagem, espero que ao menos tenha ganhado muito bem para fazer esse papel. 


Beijos,
Pedrita