sábado, 14 de outubro de 2023

DR com Erika Hilton

Assisti a entrevista da Erika Hilton para o programa DR de Leandro Demori na TV Brasil. Só depois que fui ver que é um programa novo da emissora, que vem entrevistando políticos. Fico feliz da TV Brasil retomar seus programas próprios, tem vários que estrearam. DR é Dando a Real do jornalista Leandro Demori e entrevista políticos.

Eu adoro a Erika Hilton, uma das mais expressivas parlamentares do momento. Ela contou um pouco da sua vida pessoal que mal conhecia. Ela trabalhou um tempo nas ruas. Ela falou então de família, de lidar com conflitos familiares de filhos que tomam rumos que os pais não previam. Erika Hilton foi a vereadora mais votada em 2020. Primeiro ela participou de uma bancada. Recentemente comecei a acompanhar grupos de políticos que concorrem a uma vaga, é necessário um líder, mas após a eleição, o grupo decide em conjunto as pautas. Erika não sentiu afinidade com a bancada, com as ideias, e seguiu para candidatura solo. Foi uma ótima conversa!

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Curtas de Roald Dahl por Wes Anderson

Assisti aos quatro curtas (2023) de Roald Dahl dirigidos por Wes Anderson na Netflix. Eu achei que era só esse primeiro que vi, A Incrível História de Henry Sugar, até o 007 me dizer que os outros já estavam na Netflix. Achei na busca colocando wes and. Aí já aparecem os outros três. 

Mas vamos por parte. Todos são geniais com histórias fantásticas, desconfortáveis, indigestas. O estilo escolhido por Wes Anderson é de igual genialidade. Um narrador presente nas cenas, em geral por grandes atores, vai falando o texto, o elenco então vai mostrando em alguns momentos didaticamente o que está sendo dito. É um estilo incrível com atores inacreditáveis. 

Um homem muito rico e entediado (Benedict Cumberbatch), acha um caderno na casa do pai com uma história. Passamos então a acompanhar a história do livrinho. Um homem (Ben Kingsley) diz que vê tudo sem os olhos, tem um número que faz e pede para os médicos (Dev Patel e Richard Ayoade) vendá-lo. As tramas são ótimas, irônicas, cheias de significados e desconfortáveis. 
Os próximos curtas falam de animais e são muito, mas muito desconfortáveis. Gostei exatamente porque eles incomodam e mostram como o homem lida com as questões, ou acha que lida.

O Caçador de Ratos é muito irônico. Um caçador de ratos (Ralph Fiennes) explica o método infalível que vai fazer para acabar com eles. Rupert Friend aparece nesse. Só em um momento aparece um boneco de rato e ganha um pouco de animação.

Veneno é muito angustiante. Um homem está deitado há horas, o amigo chega e ele diz que há uma cobra muito venenosa dormindo embaixo do lençol. O amigo chama um médico e eles começam vários procedimentos caso o homem seja picado. É muito, mas muito angustiante.
O autor é britânico onde é comum a caça, então fala de jovens que estavam matando passarinhos. Um garoto tenta então impedir que eles matem também o cisne. Esse curta fala muito da perversidade humana.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Persona

Assisti dois Persona na TV Cultura. O programa é apresentado por Atilio Bari que criou o Persona e por Chris Maksud. O primeiro foi com um ator que adoro, Eduardo Silva. Eu vi o ator algumas vezes no teatro, em peças de Cacá Rosset que inclusive deu seu depoimento elogiando o ator. Eu sempre achei fantástico que ele é biólogo e foi professor por muitos anos em cursinhos pré-vestibulares.

Eduardo Silva ficou popularmente conhecido como Bongó do Castelo-Rá-Tim-Bum. Atualmente participa de vários filmes e de peças de  teatro.

O outro Persona foi com outra atriz que adoro e igualmente já vi algumas vezes no teatro que é a Selma Egrei. Ela esteve recentemente em Pantanal que não vi, só algumas cenas. 

A atriz comentou que gosta muito de diretores que permitem a criação. Que ela começou esse processo com Walther Hugo Khouri, entre meus diretores preferidos. Selma esteve no maravilhoso As Deusas. Eu amo esse filme que tem uma beleza estética acachapante. Sobre livre criação, Selama teve esse mesmo processo em Velho Chico, com Luiz Fernando Carvalho. Como Eduardo Silva, Selma Egrei tem outra profissão e é terapeuta corporal. É ativista dos direitos dos animais, ligada principalmente e ativamente a proteção de gatos.



Beijos,
Pedrita

domingo, 8 de outubro de 2023

O Mapa de Sal e Estrelas de Zeyn Joukhadar

Terminei de ler O Mapa de Sal e Estrelas (2018) de Zeyn Joukhadar da Dublinense. Que livro! O autor é americano, descendente de sírios. Eu comprei na Feira do Livro da USP. A vendedora, sabendo que eu tinha amado Alforje, que comentei aqui, resolveu me indicar esse, acertou em cheio. Que livro maravilhoso e urgente!

O marcador de livros é de mapa.

Escultura de Zahed Taj-Eddin

A obra conta duas histórias simultâneas. Nos dias de hoje a protagonista lembra a história que contaram de uma de suas ancestrais na Síria. Ela saiu de casa a cavalo, fingiu ser homem para poder viajar como cartógrafa e viver grandes aventuras.
Obra Bagagem #2 de Mohamad Hafez

A ancestral vive a Síria de hoje. Sua casa é bombardeada, ela, sua mãe, seus irmãos e um amigo da família passam a fugir. Eles passam a fazer o mesmo percurso da outra ancestral. Então a trama passa alternando entre essas duas histórias. As duas passam pelos mesmos países. Enquanto uma vai na Síria com suas belezas, castelos, vegetação, a outra passa por tudo destruído. É muito impactante! Chorei muitas vezes! Ninguém deveria ter que sair de suas casas a pé, indo buscar um lugar em segurança. Passando perigos, privações, inúmeros riscos de morte em embarcações precárias, fome, estupro, enfim, todo tipo de violência.


Obra (2020) de Anas Albraehe

Anotei a frase inicial e um trecho de O Mapa de Sal e Estrelas de Zeyn Joukhadar

“para o povo sírio, tanto na síria quanto em diáspora e para todos os refugiados.”

“Parece haver muitas famílias no mundo sem ter onde ir, pessoas cansadas demais de sofrer, mas sem onde dormir.”

Não localizei um vídeo desse livro, vou colocar o do seguinte que quero muito ler também.
 
Beijos,
Pedrita