sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

V de Vingança

Assisti V de Vingança (2006) de James McTeigue no HBO. Uma co-produção entre Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Tive interesse em ver esse filme porque é com a ótima Natalie Portman e é baseado em quadrinhos de Alan Moore. Não é um grande filme, mas tem questões interessantes. Há uma complexidade de sentimentos por horrores do passado.


Vou falar detalhes do filme: Mesmo a sofredora protagonista se apaixona por seu torturador. Ele acredita que o que proporcionou a ela a transformou e que agora ela estará pronta para a sua luta. É um filme bastante político, com idéias claras de esquerda sobre o sofrimento levar a verdadeira luta e a razão da luta. Mas no fundo ela tem mesmo é um amor bandido e ele é igual a aqueles que critica.

É muito sem sentido utilizarem como estratégia de marketing a raspagem de cabelos da bela Natalie Portman. Típico recurso inútil. A atriz gastou a oportunidade de utilizar uma cena de tanto impacto em um roteiro mais consistente e não como chamariz para mídia.

Alguns outros do elenco são: Hugo Weaving, John Hurt e Stephan Rea.

De qualquer forma fiquei interessada nesses quadrinhos e vou tentar conhecer melhor.

Música do post e do filme: Cry me a River

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Volta ao Mundo em 80 Dias

Assisti Volta ao Mundo em 80 Dias (2004) de Frank Coraci no HBO Plus. Uma co-produção entre Estados Unidos, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. Eu adorava a versão de 1956, relutava em ver essa, até que minha irmã falou que tinha visto um pedaço. Adorei o Jackie Chan, o 007 disse que adora esse ator, mas ainda não viu o filme. Acho que o que mais gosto nesses filmes de aventuras de época são as invencionices e o lado fantástico desses filmes. Adoro a fotografia, cores, típicos de filmes de animação.


O visual do filme é belíssimo. Ótima fotografia de Phil Meheux. Caprichadíssima a Direção de Arte de Robert Cowper, Gary Freeman, Sebastian T. Krawinkel e Pat Tagliaferro. E belíssimos figurinos de época de Anna B. Sheppard. A Volta ao Mundo em 80 Dias é baseado no livro de Júlio Verne.

Os outros dois protagonistas são Steve Coogan e a bela Cécile de France. Está super canastrão o Arnold Schwarzenegger também aparece em uma ponta a ótima Kathy Bates como a Rainha Vitória. Me diverti bastante, é bem engraçado. Tem sim umas piadinhas meio cafonas e de mal gosto, mas dá pra se divertir, é bem sessão da tarde.
Música do post: River of Dreams


Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Oliver Twist

Assisti Oliver Twist (2005) de Roman Polanski no Cinemax. Uma co-produção entre Inglaterra, República Tcheca, França e Itália, baseado no livro de Charles Dickens, que li a alguns anos. É uma história clássica bastante triste sobre um menino órfão. O que mais incomoda hoje é que utilizam muitos recursos melodramáticos da história para comover e emocionar, então fica envelhecida e repetitiva. Também há várias versões do filme seja para o cinema ou para a televisão. O primeiro foi em 1948.


A produção de Robert Benmussa, Roman Polanski e Alain Sarde é impecável e o elenco é excelente. O menino, interpretado por Barney Clark, é lindo e talentoso. Outros são: Ben Kingsley (na foto), Jamie Foreman, Harry Eden, Leanne Rowe, Lewis Chase, Edward Hardwicke, Jeremy Swift, Mark Strong, Frances Cuka, Chris Overton, Michael Heath, Gillian Hanna, Alun Armstrong, Paul Brooke e Jake Curran.




O filme fala sobre exploração infantil, pessoas que utilizam crianças para pequenos delitos ou gerar piedade para sobreviverem explorando-as. Um tema muito atual sobre uma sociedade que dá esmola ou condena crianças sem dar a elas o direito da infância. Dão trocados em faróis para parecer que se preocupam, mas não tomam posturas claras que realmente ajudem essas crianças.

Música do post: Wait For Me de Rachel Portman. Não é do filme, mas é da mesma compositora.


Beijos


Pedrita

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Miami Vice

Assisti Miami Vice (2006) de Michael Mann no Telecine Premium. Uma co-produção entre Alemanha e Estados Unidos. Não tinha vontade de ver esse filme, mas como li duas opiniões masculinas que gosto falarem bem, resolvi arriscar. É bem fraquinho e exageradamente machista. Até a bela Gong Li, que é uma poderosa do mundo do crime, tem atitudes patéticas. Ela leva um desconhecido em sua casa, com o risco dele descobrir detalhes de uma organização secreta.


Colin Farrell está horroroso com aquele cabelo e barba, parece um bandido. A direção cênica é bem ruim. Tudo é sexo, mulheres bonitas e carrões. Típicos jargões masculinos medíocres. Miami Vice não tenta ser nem um pouco criativo. Vai nos esteriótipos e se dá por satisfeito.



Jamie Foxx é quase coadjuvante em Miami Vice. Outros do elenco são: Naomie Harris, Ciarán Hinds, Justin Theroux, Luis Tosar, Barry Shabaka Henley, John Ortiz, Elizabeth Rodriguez, Domenick Lombardozzi, Eddie Marsan, saach de Bankolé, Ana Cristina de Oliveira e John Hawkes.

Música do post: Nonpoint - In The Air Tonight (Miami Vice Soundtrack)(1)



Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Você é Tão Bonito

Assisti ao filme francês Você é tão Bonito (2005) de Isabelel Mergault no Telecine Cult. Que filme lindo, me emocionei várias vezes. Além de falar de uma história de amor, mostra muito da miséria na Romênia e do desejo de muitos jovens romenos de fazer casamentos arranjados na França para sair do país e ter uma vida mais confortável, mesmo que tenham que casar com estranhos. A minha amiga blogueira do Camila, do blog A Mesma Chuva, também viu o filme, gostou e comentou no blog dela.

Nosso protagonista francês fica viúvo. É um fazendeiro ranzinza, cheio de manias. Ele tem uma fazenda, animais, plantações e não entendia nada de cuidar da casa e não dava conta sozinho de todo o trabalho na fazenda. Angustiado, dez dias depois de estar viúvo, ele procura uma agência de matrimônio. Compreendi claramente os hábitos europeus que estão acostumados a ter a família na lida da fazenda e nem imaginar em contratar empregados. Nem pensam nessa hipótese, e é por isso que quer casar de novo, para ter uma empregada.

O curioso é que a mulher da agência de matrimônios percebe logo que o seu cliente não estava interessado nos atributos da nova esposa, de afetos ou mesmo de sexo, ele só queria mesmo uma mulher para cuidar da casa. E apresenta um vídeo com inúmeras romenas lindas que fazem quase tudo para saírem do seu país, que igualmente não estão interessadas como será o seu futuro marido, elas só querem melhores oportunidades e a chance de saír de seu país com o abrigo de um marido e o visto francês.


Ele viaja então para a Romênia, escondido dos seus amigos. A que ele irá escolher pergunta para as amigas que ele entrevistou e descobre que ele não quer uma bela moça, que ele é conservador, muda sua roupa, fala que adora animais, e vai viver com ele. Mas eles ficam inclusive em quartos separados. É um lindo filme, que fala da dificuldade de relacionamento e afeto das pessoas, da luta por uma vida melhor. Sua escolhida esconde que é mãe, que vive em um cômodo com a filha, seus pais e duas irmãs. Só achei o desfecho um pouco forçado. Talvez se tivessem feito de forma mais natural seria melhor. Imagino que os aviões não dêem aos passageiros o jornal do dia anterior, e nem que alguém lembraria um número meses depois. Fora esse detalhe Você é tão bonito é um lindo filme.

Nossos protagonistas são Michel Blanc e a bela Medeea Marinescu. E Wladimir Yordanoff, Benoît Turjman, Eva Darlan, Elisabeth Commelin, Valérie Bonneton, Julien Cafaro, Valentin Traversi, Raphaël Dufour, Agnès Boury, Tadrina Hocking, Nathalie Jouin, Dora Doll, Liliane Rovère e Françoise Monneret.

Você é tão Bonito ganhou César de Melhor Filme de Estréia.
Música do post: France - Alizée - C`est trop tard
Gostei muito que Você é tão bonito tenha sido o post de fim de ano. É um filme lindo, que fala da nossa capacidade de renovação, da nossa obstinação por uma vida mais digna, de sentimentos. E é tudo o que desejo a vocês em 2008!


Beijos,
Pedrita