sábado, 16 de maio de 2009

Entrelinhas

Assisti ao programa Entrelinhas na TV Cultura. Há umas semanas eu zapeava na TV Cultura e dei de cara com o programa Entrelinhas. Estava em uma matéria incrível sobre os poetas da Inconfidência Mineira. Era uma matéria cuidadosa, com imagens lindas de Minas Gerais. Vi outro programa recentemente que falava da Literatura Indígena. Uma autora disse que muitos questionam se há literatura indígena. Essa autora comentou que os índios resolveram colocar no papel histórias que passavam entre as tribos só da forma oral. Aí a matéria mostrou um evento na Casa das Rosas, entrevistou várias pessoas, entre poetas indígenas e uma antropóloga. Um autor indígena, que pelas histórias que ouviu, criou várias outras e mostrou vários livros em exposição. Depois o programa seguiu para uma matéria sobre Anna Akhmátova. A escritora Andrea Del Fuego falou dessa poeta, mostrou fotos, contou um pouco da história e mostrou o livro que foi lançado pela Algol Editora, Anna, a Voz da Rússia de Lauro Machado Coelho. Ainda passaram trechos de poemas declamados pela poeta e traduzidos para o português pela Beatriz Segall. As matérias estavam muito bem editadas, gostei muito. A apresentação do Entrelinhas é feito pela Paula Picarelli. O Entrelinhas vai ao ar todos os domingos, às 21h30, com reapresentação: quinta-feira, às 00h10.

Youtube: Caio Fernando Abreu - Entrelinhas TV Cultura






Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Uma Noite Alucinante

Assisti Uma Noite Alucinante (1987) de Sam Raimi no Telecine Cult. Eu vi que estava na programação do Telecine e o 007 disse que era bom. Depois eu vi antes do filme começar o comentário do Marcelo Janot. Eu adorei Uma Noite Alucinante, é criativo, tosco, engraçado, assustador e mais alguns adjetivos. O Marcelo Janot comentou que esse diretor fez anteriormente um filme de terror com pouquíssimos recursos. Fez um sucesso enorme, aí ele conseguiu uma quantia razoável para dirigir esse. Há um terceiro na sequência.


Praticamente não há história, como o próprio Janot disse, há mais gritos do que texto. Eu até precisei abaixar um pouco o som porque minha gata estava incomodada com tanta gritaria. Um casal descobre uma casa abandonada, na verdade procuravam uma, para namorar. Eles queriam se divertir no clima assombrado. Lá o namorado ouve um trecho de uma gravação de um antigo morador da casa e o tormento começa. É sobre um livro antigo que abria as portas ao mundo obscuro. Eu gostei que apesar de tosco, há muitas soluções inteligentes. Quando um deles joga as folhas da salvação no porão e eles vão buscar, eu achei que estivessem logo abaixo da escada, mas não, foram espalhadas por todo o porão, em lugares impossíveis, como várias dentro da água, ratos juntos. O Janot ressaltou a cena da mão e é outro momento inteligente, tosco e divertido em outros.


As roupas são geniais. Aparece um outro grupo mais pra frente, uma moça está com um shorts balonê azul claro, uma meia da mesma cor até o joelho, sapato preto, camisa amarela, de chorar. No elenco estão: Bruce Campbell, Sarah Berry, Dan Hicks, Kassie Wesley, Theodore Raimi, Denise Bixler, Richard Domeier, John Peakes, Lou Hancock, Snowy Winters, Sid Abrams, Josh Becker, Scott Spiegel, Thomas Kidd, Mitch Cantor, Jenny Griffith, William Preston Robertson, Sam Raimi.
Youtube: Evil Dead 2 - Trailer




Beijos,


Pedrita


quinta-feira, 14 de maio de 2009

XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita

Fui a cerimônia de entrega do XII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita na Sala São Paulo. Teve um concerto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas com a regência da ótima Ligia Amadio. No programa eles interpretaram trechos das óperas de Carlos Gomes, Fosca, Il Guarany e Lo Schiavo e algumas árias com interpretações do tenor Marcello Vannucci, e as sopranos Niza de Castro Tank e Rosana Lamosa, foi um belíssimo concerto.

Os premiados da noite foram: Solista Instrumental - Sonia Rubinsky
Regente - Fábio Mechetti
Conjunto de Câmara - Quinteto Villa-Lobos
Orquestra Sinfônica - OSESP
Cantor Solista: Leonardo Neiva e Rodrigo Esteves
Cantora Solista - Denise de Freitas
Regente de Ópera- Luiz Fernando Malheiro
Direção de Cena - André Heller-Lopes
Figurino - Fábio Namatame
Cenário – Daniela Thomas
Iluminação - Caetano Vilela
Espetáculo de Ópera - O Castelo do Barba-Azul
Troféu Guarany - John Neschling



Música do post: Carlos Gomes - Quem Sabe (Francisco Petrônio)



From Mata Hari e 007

Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mentes Perigosas

Assisti Mentes Perigosas (1995) de John N. Smith na HBO Plus. Eu assisti com minha mãe e minha irmã, na verdade nós programamos ver esse filme porque eu pensei que era o Mentes que Brilham. É razoável! Bom para refletir, mas inadequado em alguns momentos. Há dois trechos muito politicamente incorretos. Não que eu ache que todos os filmes devam ser politicamente corretos, mas esse filme visa debater a relação professor e aluno, como disse minha irmã: To Sir With Love de saias, e mostrar questões tão incorretas fica estranho.


Michelle Pfeiffer ficou viúva recentemente, resolve voltar a lecionar, precisa de dinheiro, um amigo a indica para uma escola, ela não entende muito bem, acha que é uma escola de crianças especiais e não crianças com problemas sociais, financeiros e familiares. Os dois momentos incorretos são quando ela oferece um empréstimo de 200 dólares a um aluno. Se um professor oferece uma quantia a um aluno ele precisa ter em caixa a mesma quantia para todos os outros se solicitarem. E em outro momento convida um aluno pra conversar na casa dela, o rapaz está entre ser menor de idade ou um pouco mais. E ele ainda dorme na sala. Ela poderia ser acusada de assédio sexual ou mesmo ele. Ela podia ser demitida, responder processo, mesmo que não fizesse nada como foi o caso. Ela teria que ter levado o garoto a algum lugar neutro, no mínimo onde haveria uma família, várias pessoas na casa para não ter problemas judiciais ou mesmo sofrer algum tipo de violência do rapaz. Fora isso o filme é razoável.
As roupas dessa época eram terríveis. Gostei muito do elenco: George Dzundza, Courtney B. Vance, Robin Bartlett, Beatrice Winde, Lorraine Toussant, Renoly Santiago, Wade Dominguez e Bruklin Harris.
Música do post: remix of Rappin' 4-Tay \ Back Again





Beijos,

Pedrita

terça-feira, 12 de maio de 2009

Pele de Asno

Assisti Pele de Asno (1970) de Jacques Demy no Telecine Cult. Assim que vi na programação que esse filme francês ia passar, que era com a Catherine Deneuve, quis ver. Gostei muito! É engraçado, kitsch e retrata muito uma época. Lembra um pouco Barbarella e a primeira Fantástica Fábrica de Chocolates, mas não fez tanto sucesso nem é tão genial, mas é muito divertido. É praticamente uma história da Cinderella e é musical de vez em quando, mas não chega a ser romântico porque satiriza um pouco com o padrão melado dos romances de contos de fadas. Pele de Asno é baseado na história de Charles Perrault. O rei quer se casar de novo e a mulher mais bonita que sua esposa é sua própria filha. A filha tenta se livrar do pedido do pai com a ajuda da fada. Gostei muito da canção que a fada canta sobre o incesto. Uma forma delicada de falar no assunto para crianças e muito atual.


Catherine Deneuve está mais linda que nunca. Alguns outros do elenco são: Jean Marais, Jacques Perrin, Micheline Presle, Delphine Seyrig e Henri Crémieux. A trilha sonora é de Michel Legrand.

Youtube: Peau d'Ane "Amour, Amour"



Beijos,

Pedrita