sexta-feira, 6 de julho de 2018

Jackie

Assisti Jackie (2016) de Pablo Larraín na HBO Go. Eu tenho um certo receio de filmes com pessoas famosas, mas quando esse filme veio na tv a cabo fiquei curiosa pra ver. Amo a Natalie Portman. E a vontade aumentou quando vi uma matéria sobre filmes de mulheres fortes e lá estava Jackie. E que filme impressionante! Também só vi que o diretor é chileno e de grandes filmes que gostei na hora que selecionei o filme para ver.

E Natalie Portman está inacreditável de tão maravilhosa. E fiquei impactada também com a força da Jaqueline Kennedy. O filme começa com uma entrevista real de um jornalista da revista Life poucas semanas depois do assassinado de John Kennedy. O filme passa a mostrar momentos fora de ordem cronológica antes, durante e depois do assassinato. Jaqueline Kennedy segurou John Kennedy no colo, ele caiu em cima dela, ela no carro já percebeu pelo olhar que ele estava morto. Seus assessores quiseram que ela trocasse a roupa para sair do avião, ela disse que eles teriam que saber o que fizeram e vai com sua roupa rosa toda coberta de sangue, só na parte que aparece no rosto ela limpa mais ou menos. 

Por machismo e por acharem que Jackie não estava em condições começam a querer decidir tudo por ela. É inacreditável a força dessa mulher. Ela quer que seu marido seja lembrado, pede informações do funeral de Abraham Lincoln, quer um cortejo igual, quarteirões de caminhadas com figuras importantes do mundo todo. Todos tentam convencê-la que o momento politico é outro, que é arriscado, mas ela não desiste. 

Quem mais apoia Jackie é seu cunhado, Bobby Kennedy interpretado brilhantemente por Peter Sarsgaard. A solidão da Jaqueline Kennedy é doída. Ela tinha assessores, pessoas que cuidavam de tudo a sua volta como sua governanta interpretada brilhantemente por Greta Gerwig, o apoio do cunhado, mas tudo isso ia se esfacelar no futuro. Seriam relações do passado. Os filhos continuariam Kennedy, mas eles iam seguir outros caminhos.

John Hurt faz o padre que a aconselha. Interessante que a conversa não é amigável. Ela questiona várias vezes o padre. Belos diálogos.

O jornalista é interpretado por Billy Curdrup. Casper Phillipson interpreta John Kennedy. Alguns outros do elenco são: Richard Grant, John Carroll Lynch, Max Casella e Beth Grant.

Jaqueline Kennedy era grande defensora das artes, cultura, música.
 
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 4 de julho de 2018

O Livro das Provas de John Banville

Terminei de ler O Livro das Provas (1989) de John Banville da Record Editora. Eu estava olhando qual livro seria o seguinte e olhava essa capa pavorosa e queria ler. Me perdoe quem fez a capa, mas eu detestei, mas é uma prova que nem sempre uma capa feia afasta o leitor, porque eu voltava sempre.


Obra A Distant View of St-Omer (1824) de Richard Parkes Bonington 

No início descobrimos que o narrador está preso. Ele nos conta que não era daquele ambiente, que não tinha motivo para ir para um lugar daqueles, que foi um desvio no caminho. Ele tenta então nos convencer que só no futuro cometeu um desatino, mas contando a história dele, percebemos que ele sempre teve desvios de conduta e que estranhamente ele não achava que era incorreto.

Obra de Colin Middleton

A trama é toda entrecortada, esse autor é genial. Os desatinos começam após a morte do seu pai. O narrador fica furioso que as telas que herdaria foram vendidas. Ele nem se atenta o motivo. Ele brigou com a família, sumiu no mundo e vivia do dinheiro que a família enviava periodicamente, não fazia mais nada. E a mãe conta que quando o dinheiro foi acabando passaram a vender os quadros. Ele nem percebe que o motivo é ele mesmo. Não queria saber da família, mas do dinheiro fazia questão e não procurava ter outra fonte de renda. Vivia de mesada. São muitas nuances, ele tem comportamentos estranhíssimos. Uma obra e tanto!
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Moonrise Kingdom

Assisti Moonrise Kingdom (2012) de Wes Anderson no Telecine Cult. Eu amo esse diretor e sempre que falava dos seus filmes aqui no blog o Hugo do Cinema - Filmes e Seriados comentava desse. Finalmente vi Hugo e é realmente genial.

Logo no início já me surpreendi com a câmera andando pela casa e a vida nos cômodos, mas fiquei boquiaberta quando vieram os nomes do elenco, impressionante: Frances McDormand, Bill Murray, Edward Norton, Bruce Willis, Tilda Swinton e Jason Schwartzman.

Dois garotos fogem. Ele foge do acampamento de escoteiro, ela da casa dela. Ele é órfão, foi adotado mas pelo jeito não está se adaptando. Ela vive em pé de guerra com os pais. Os dois são fofos demais: Kara Hayward e Jared Gilman.

Moonrise Kingdom é ótimo, me diverti muito. Politicamente incorreto, engraçado, inteligente. Adoro os cortes de câmera, os ângulos inusitados, e que lugar lindo. Amei!

Outros filmes do Wes Anderson que vi comentei aqui.

Beijos,
Pedrita