quarta-feira, 4 de julho de 2018

O Livro das Provas de John Banville

Terminei de ler O Livro das Provas (1989) de John Banville da Record Editora. Eu estava olhando qual livro seria o seguinte e olhava essa capa pavorosa e queria ler. Me perdoe quem fez a capa, mas eu detestei, mas é uma prova que nem sempre uma capa feia afasta o leitor, porque eu voltava sempre.


Obra A Distant View of St-Omer (1824) de Richard Parkes Bonington 

No início descobrimos que o narrador está preso. Ele nos conta que não era daquele ambiente, que não tinha motivo para ir para um lugar daqueles, que foi um desvio no caminho. Ele tenta então nos convencer que só no futuro cometeu um desatino, mas contando a história dele, percebemos que ele sempre teve desvios de conduta e que estranhamente ele não achava que era incorreto.

Obra de Colin Middleton

A trama é toda entrecortada, esse autor é genial. Os desatinos começam após a morte do seu pai. O narrador fica furioso que as telas que herdaria foram vendidas. Ele nem se atenta o motivo. Ele brigou com a família, sumiu no mundo e vivia do dinheiro que a família enviava periodicamente, não fazia mais nada. E a mãe conta que quando o dinheiro foi acabando passaram a vender os quadros. Ele nem percebe que o motivo é ele mesmo. Não queria saber da família, mas do dinheiro fazia questão e não procurava ter outra fonte de renda. Vivia de mesada. São muitas nuances, ele tem comportamentos estranhíssimos. Uma obra e tanto!
Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Quero ler este livro, mas tenho adiado a leitura em função de outras (e também porque havia decidido dar um tempo nas 'criaturas' "anormais", rsrs).
    Eu sempre li que este é um romance de penetração psicológica e que John Banville criou nele um personagem muito autoconsciente, mas amoral. E é por isso mesmo que desejo lê-lo.

    Ah, vi que você está lendo o 'A fazenda africana de Karen Blixen', que é um livro que eu gosto muito. Acho que o tenho lido desde que a autora assinava: 'Isak Dinesen', rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu tinha ouvido mais sobre o mar dele que li antes desse. não tinha ideia do livro e é isso mesmo. o protagonista é amoral. acha que as circunstâncias que levaram aos fatos. não os seus atos. sim, eu tb achei estranho q tenho a festa de babette com esse outro nome da autora. não sabia que a fazenda africana tb saiu com o pseudônimo. mas tem lógica já que é um pouco autobiográfico.

      Excluir
  2. Nunca li Banville, andei durante anos procura de Mar e esgotou em Portugal e nunca tentei outro por ter insistido que era por equele livro que queria começar e depois ficou para trás.
    Há por vezes capas que afugentam o leitor, lembro-me de uma que só comprei numa edição diferente cuja a capa não me afastava do livro que li e gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, aqui acho q só acham em sebos. eu ganhei de uma amiga vários livros, alguns do banville. o mar foi o primeiro que li em uma belíssima edição. acho que faz bem começar por o mar. mas esses dois livros são muito, mas muito diferentes. essa capa pavorosa me atraiu, vai entender. tb tenho problema com capas.

      Excluir
  3. Acho que capas de livros é mesmo importante para que nos faça interessar pela leitura. Mas as vezes, a gente erra.

    Assisti hoje (gravado)"Uma passagem para a vida". Gostei muito do filme mas não entendi o final. Nem quero perder tempo em rever para entender.

    Só consigo tempo para ler, Pedrita, a noite.
    Durante o dia, mesmo acordando as 4 da manhã, não consigo parar para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, concordo, acho capas fundamentais. mas erram de vez em qd mesmo. eu vi esse filme, é complexo mesmo. eu gostei demais. eu leio nas esperas.

      Excluir
  4. A capa é mesmo feia, mas a resenha é top, fiquei com vontade de ler. Obrigada, por mais essa dica querida!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Sabe que não achei a capa tão feia???
    rsrsrs
    Fiquei curiosa com esse livro e mais ainda depois da sua resenha.
    Já vai para a lista dos desejados
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu acho a capa datada, vai ver na época era interessante. eu achei pavorosa. acho q vai gostar desse livro. impactante.

      Excluir

Cultura é vida!