quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Primo Basílio

Assisti em DVD Primo Basílio (1988) de Eça de Queirós. Essa minissérie foi exibida na TV Globo, vi na época um pouco, achei que tinha visto mais, mas vendo no DVD vi que perdi bastante. Minha mãe que me emprestou o DVD. A direção é do Daniel Filho. É um projeto primoroso, elenco incrível, tudo perfeito, cenários, figurinos, iluminação, interpretações, momento histórico da televisão brasileira. No último DVD tinham entrevistas mais recentes, na época do lançamento do DVD, com o diretor e elenco. Daniel Filho contou que era o segundo trabalho da Giula Gam na televisão. Ela tinha feito teatro e era o primeiro trabalho de destaque. E ela está impressionante. Ela estava com 20 anos e disse que foi difícil interpretar uma personagem casada e que tinha um amante. Se ver casada e ainda em uma época antiga.

E minha mãe tinha razão, a minissérie é da Marília Pêra, ela está esplêndida como a malvada Juliana. E Primo Basílio mostra muito a diferença social entre patrões e empregados. Os empregados ficam em quartos com ratos, percevejos. A empregada explica pra Juliana que os restos da comida dos patrões vão para fazer molhos, que elas só podem comer pescoço e pés de frangos.  A Juliana extrapola nas maldades, mas os empregados eram muito maltratados.

Nas entrevistas, Daniel Filho contou que queria que os atores estudassem piano para dublar bem e que o Pedro Paulo Rangel gostou tanto que continuou estudando. O elenco é incrível. Giulia Gam é a prima, Tony Ramos o marido, Marcos Paulo, o primo, Marília Pêra a empregada megera, a empregada boazinha a voluptuosa Louise Cardoso, o amante dela, Guilherme Leme. Zilka Salaberry está incrível como a tia da Juliana. 

Outras que estão ótimas são Beth Goulart e Marilu Bueno. Os amigos do marido são interpretados pelo jovem José de Abreu, Sérgio Viotti e André Valli. Ainda no elenco: Thelma Reston,  Fábio Sabag, Ênio Santos, Norma Geraldy e Oswaldo Louzada. Há participações especiais primorosas como a da incrível Henriqueta Brieba, Alexandra Marzo, Cláudio Mamberti, Nica Bomfim e Vic Militello. Eu li o livro há vários anos e adorei, adoro esse autor.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cloud Atlas

Assisti no cinema Cloud Atlas (2012) de David Mitchell. Eu estava curiosa para ver esse filme, tinha lido que eram várias histórias em vários tempos, mas tinha lido também que tinha ficado confuso. Eu e minha mãe gostamos muito, eu bem mais do que esperava. Gosto de filmes de ficção científica e esse é bem interessante. Todas as histórias tem algo em comum e embora seja piegas o viés de todas, o cerne de Cloud Atlas é muito interessante. Uma premissa é que tudo o que acontece, o desfecho, sempre depende de pelo menos mais uma pessoa, mesmo que o desfecho seja bom ou ruim. O outro, Cloud Atlas aposta na eternidade da alma, que o amor segue em cada vida que vivemos.

Gostei bastante que vários atores fazem vários personagens, alguns só descobri no final, quando eles mostram o ator e seus personagens. Em geral há lógica em eles serem vários, é a mesma alma. Tom Hanks e Halle Berry estão mais perceptíveis. Mas Hugh Grant está imperceptível em vários personagens, bem como a oriental Doana Bae. Estão muito bem também Jim Sturgess, Keith David, Ben Whishaw, James D´Arcy e Jim Broadbent. Alguns outros que aparecem são Hugo Weaving, Susan Sarandon, Xun Zhou e David Gyasi.

É possível que esse filme tenha ficado com umas 10 horas e eles precisaram compilar para ficar em um tempo mais razoável e talvez isso faça ele ser um pouco confuso, mas mesmo assim é um bom filme.  Todos são complexos, bons ou maus, humanos, mas muitos são interesseiros, gananciosos, não exitam em explorar alguém, se livrar para ganhar benefícios, faturar mais. As maquiagens são bem feitas, às vezes ficam estranhas, mas concordo que ser o mesmo ator para significar a mesma alma é mais importante que a perfeição.


Beijos,
Pedrita