sábado, 27 de setembro de 2014

Edelton Gloeden

Assisti ao recital Obras de J. S. Bach para Violão com Edelton Gloeden na série Bach: Temas e & Contratemas do Espaço Cachuera. Foi um recital maravilhoso, esse violonista é incrível, Bach é belíssimo, adoro esse instrumento, e essas obras exigem grande virtuosismo. Foi tudo perfeito! Gosto muito também desse espaço, da acústica. Estava lotado. Edelton Gloeden interpretou de Bach a Suíte em lá menor BWV 995 e a Partita II em ré menor BWV 1004.
Essa foto é de Gal Oppido.
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Riacho Doce

Terminei de ler Riacho Doce (1939) de José Lins do Rego da José Olympio Editora. Comprei exatamente dessa edição da foto que tem textos iniciais: uma biografia, um texto de Carlos Drummond de Andrade, um de Antonio Carlos Villaça e um último de Mário de Andrade. Eu tinha visto duas adaptações desse livro, o filme Bella Dona e a minissérie Riacho Doce, esse eu comentei aqui. Gostei muito dos dois, mas queria muito ler o livro. A blogueira Fátima Pombo se inspirou na minha leitura, comprou o livro também e o leu, bem antes de mim inclusive, mesmo tendo começado bem depois que eu comecei a ler.

Obra Duas Mulheres (1950) de Tomás Santa Rosa

A primeira parte é Ester, a professora de nossa protagonista Edna. Essa parte não tem nem no filme nem na minissérie. Edna é criança, vive em uma pequena cidade na Suécia. A professora é o seu elo com a beleza do mundo lá fora. A história da boneca é de uma beleza maravilhosa. Incrível como José Lins do Rego parece compreender as crianças. Apesar de ser ficção, fica visível o quanto precisamos perguntar a uma criança porque fez aquilo, porque nem sempre é o que pensamos. Edna liberta a boneca da sufocante caixa de sapatos para dar a boneca a liberdade. Riacho Doce fala muito de liberdade. Edna só casa com Carlos porque ele é o único da cidade que tem a possibilidade de levá-la de lá. Ele a ama tanto que apesar de estar feliz na Suécia, aceita o conselho de um médico de levá-la embora para um país tropical, então ele aceita uma oferta de emprego no Brasil.

Obra Na Praia (1945) de Tomás Santa Rosa

Depois a obra chega em Riacho Doce. Todos os personagens são reféns de seus tristes destinos. Preso a convenções, regras e possessividade. A personagem Aninha mantém todos do vilarejo no Brasil em volta dela, toma conta da vida de todos de forma destrutiva. Novamente Edna quer liberdade, se apaixona por um pescador local que já viajou pelo mundo. O desfecho é diferente da minissérie que tem um viés bem mais romântico. Não há ilusões no texto de Riacho Doce. Os personagens não conseguem se libertar dos seus destinos, a não ser por breves momentos.  Livro maravilhoso, obra de arte.

O pintor Tomás Santa Rosa era paraibano como o autor e ilustrou várias edições da Editora José Olympio.



Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Rio Eu Te Amo

Assisti no cinema Rio Eu Te Amo (2014). É um filme com várias histórias com vários diretores, o que fez a unidade final e as ligações é Vicente Amorim. Eu e minha mãe gostamos muito, várias histórias são muito bonitas. Não me identifico muito com projetos de vários grupos, linguagens, mas no geral é muito bom. Esse filme é um projeto, já teve de Paris, Nova York, o próximo será Xangai.

A primeira história é dirigida por Andrucha Wadinggton e estrelado pela maravilhosa Fernanda Montenegro. É maravilhoso, emocionante. Ela interpreta uma mulher que vive na rua e é encontrada pelo seu neto interpretado por Eduardo Sterblich. Participam do episódio Stephan Nercessian, Regina Casé, Sandro Rocha e Hugo Carvana.


Lindo também o episódio dirigido por Carlos Saldanha, interpretado por Rodrigo Santoro e Bruna Lizmeyer. Eles são bailarinos. Bela a solução para mostrar eles dançando no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Vincent Cassel protagoniza o episódio dirigido por Fernando Meirelles.

Gostei muito do episódio Texas dirigido por Guillermo Arriaga. Um casal sofre um acidente, ele é lutador, ela foi modelo. Adoro os dois atores, Land Vieira e Laura Neiva.

Adoro o elenco de Quando Não Há Mais Amor Vanessa Paradis e John Turturro que inclusive dirige o episódio. Delicado e lindo!

Uma graça o episódio Milagre dirigido por Nadine Labaki com o incrível Harvey Keitel. Incrível o menino interpretado por Cauã Antunes. O elenco é enorme já que são dez episódios: Cláudia Abreu, Michel Melamed, Roberta Rodrigues, Tonico Pereira, Wagner Moura, Emily Mortimer, Marcelo Serrado, Cléo Pires, Caio Junqueira, Débora Nascimento,  Ryan Kwanten, Basil Hoffman, Priscila Assum, Bebel Gilberto e Marcio Garcia.

Beijos,
Pedrita

domingo, 21 de setembro de 2014

Concerto do Centro de Música Brasileira

Fui ao Concerto do Centro de Música Brasileira no Centro Brasileiro Britânico. Foi a comemoração de 300 apresentações nesses últimos 30 anos do Centro de Música Brasileira que existe para divulgar e promover a música erudita brasileira. Dois grupos tocaram. Inicialmente o barítono Fernando Cupertino e a pianista Consuelo Quireze. Depois o Grupo Aum formado por Arlete Tironi Gordilho, piano, Hélcio de Latorre, flauta e flautim, Gilson Barbosa, oboé e corne inglês e Clóvis Camargo no contrabaixo. Foi uma belíssima apresentação e repertório. O duo começou com lindas obras de Osvaldo Lacerda, compostas com poemas muito conhecidos como Ouvir Estrelas de Olavo Bilac e Ismália de Alphonsus Guimaraens, essa em primeira audição. Foi muito emocionante conhecer as composições desses belos poemas. Alguns blogueiros gostam de Olavo Bilac como eu, vão ficar curiosos em conhecer a composição, eu achei um vídeo com áudio dessa obra e esse duo que coloquei aqui. Fernando Cupertino é também compositor, foi aluno de Osvaldo Lacerda. Então o duo interpretou composições do Cupertino. Fiquei emocionada de ouvir obras compostas sob poemas da maravilhosa Cora Coralina. Muito bonitas também as obras para piano solo dos compositores Camargo Guarnieri, Fernando Cupertino e Osvaldo Lacerda, valsas e obras com ritmos bem brasileiros.

Osvaldo Lacerda (1927-2011) : - Três canções:
                                                      Valsa romântica (texto de Manuel Bandeira) 
                                                       Ouvir estrelas (texto de Olavo Bilac)
                                                     Ismália (texto de Alphonsus de Guimaraens) *

Osvaldo Lacerda (1927-2011) : - Brasiliana no. 7 :
                                                              Samba
                                                               Valsa
                                                              Pregão
                                                           Arrasta-pé
                                                                 ( piano solo )


Fernando Cupertino ( 1959 ): - Três canções com textos de poetisas brasileiras :
                                                            Serenata (Cecília Meireles)*
                                                            Das pedras (Cora Coralina)*
                                                          Meu destino ( Cora Coralina)*

M. Camargo Guarnieri ( 1907-1993 ) : - Ponteio no. 48
“        “                “             “       “       : - Ponteio no. 43
                                                                           ( piano solo )


Fernando Cupertino ( 1959 ) : - Duas canções com texto de Ferreira Gullar :
                                                                 Nova canção do exílio 
                                                              Cantiga para não morrer*

Fernando Cupertino ( 1959 ) : - Três canções com textos de poetas portugueses:
                                                                 O poeta ( Fernando Pessoa)*
                                                             Nos anos trinta (João da Mestra)
                                                           Janelas da ilusão ( João da Mestra)*

Fernando Cupertino ( 1959 ) : -  Duas valsas para piano*
                                                                         ( piano solo )



Depois o Grupo Aum interpretou um programa variado começando com Mulher Rendeira de Zé do Norte com arranjo de Celso Marques. Gilson Barbosa interpretou uma obra do Osvaldo Lacerda que gosto muito, Improviso para Oboé Solo. Sempre ouço que Osvaldo Lacerda fez várias obras para instrumentos que nem sempre são lembrados pelos compositores e também para formações inusitadas. Eu adoro oboé, é sempre uma emoção ver uma obra só para esse instrumento. Gilson Barbosa tocou depois corne inglês, outro belo instrumento. Muito bonita a Cançoneta de Fernando Cupertino que foi interpretada com piano e corne inglês. O grupo interpretou depois obras de Villani-Côrtes e Nelson Ayres.
Foto do Grupo Aum de Luciana Aith

Programa do Grupo Aum:

Zé do Norte (arranjo de CELSO MARQUES): Mulher Rendeira                                                                                                                                  
Edmundo Villani-Côrtes: Os Borulóides
Fernando Cupertino: Cançoneta
Cantilena
Osvaldo Lacerda: Improviso para oboé solo
Nelson Ayres: Mantiqueira
Edmundo Villani-Côrtes: Melodia para Luciana
Choro do João
Opus 2004

Beijos,

Pedrita