sábado, 25 de novembro de 2023

Aniquilação

Assisti Aniquilação (2018) de Alex Garland na Netflix. É um bom filme de ficção científica com ótimo elenco. A protagonista é a Natalie Portman.

O marido (Oscar Isaac) dela desapareceu. Os dois atuam em missões secretas, são soldados e cientistas. Ele reaparece e está muito mal. Quando ele é levado ao hospital em uma ambulância, eles são interceptados. Ela vai para uma base secreta. Uma região está envolta em uma luz alienígena. 


A equipe, toda feminina, vai entrar na mata e na região envolta na luz pra pesquisar, todas são cientistas de áreas diferentes. Todos que entraram na região nunca voltaram. O elenco é ótimo: Jennifer Jason Leigh, Tuva Novotny e Gina Rodriguez.

Gosto muito da Tessa Thompson, ela tem uma das cenas mais lindas do filme.
Gostei muito das cenas no farol, são inquietantes e bem realizadas. Gostei também do final em aberto. Sim, é subentendido, mas até onde?
Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Encerramento da Temporada 2023 do Centro de Música Brasileira

Assisti ao encerramento da Temporada 2023 do Centro de Música Brasileira no Mackenzie Higienópolis. Foi um lindo concerto! Primeiro Antônio Carlos de Magalhães tocou cravo. Ele tinha várias músicas históricas no repertório como uma do Padre José Maurício. E uma do Dom Pedro I que no futuro se transformou no Hino da Independência. Nos guardados do Imperador acharam o hino e mais duas outras obras, que podem ser de Dom Pedro I. Acreditam que o hino integrava um grupo de obras pra dançar. Antonio tocou as três que pareciam mesmo dançantes. Muito bonitas as outras obras de Nelson Salomé, Emília de Benedictis e Osvaldo Lacerda. De Villa-Lobos ele fez uma adaptação para o cravo da belíssima Cantilena. Por ser muito apaixonado pelo instrumento, Antonio finalizou com chorinhos e disse que queria mostrar as possibilidades do cravo.

Programa 

José Maurício Nunes Garcia – Lição 5ª (2ª parte)
Dom Pedro I – Hino da Independência, Contradança e Valsa

Nelson Salomé – Nhá Chica

Emília de Benedictis – * Nuvens

Osvaldo Lacerda – * Homenagem a Scarlatti *

Heitor Villa-Lobos –  * Cantilena das Bachianas  Brasileiras nº 5
Ernesto Nazareth – * Odeon
Chiquinha Gonzaga – * O Corta Jaca

* transcrições para cravo realizadas por Antonio Carlos de Magalhães

Foto de William Dias

Foi escolhido um número menor de participantes do Coro Osvaldo Lacerda então alguns cantaram em quartetos, duos, solos e em alguns momentos o grupo todo. Eles escolheram músicas que falavam de saudade no repertório. O regente comentou que não somente músicas tristes sobre saudade. Que repertório lindo! Osvaldo Lacerda tem várias e lindas músicas sobre saudade. Todos ótimos, mas que voz linda da Jacqueline Domingos.

Programa

Osvaldo Lacerda –
Suíte 6 – I Mãe e II Saudade – Coro Feminino à capella
Suíte 2 – II Modinha – Coro Feminino à capella
Saudade – Voz e Piano Bel Quintela
Suíte Coral nº 8 (1 Trovas De Amor E 2 Tudo Passa) – Quarteto Masculino à capella

Babi de Oliveira – Singela Canção de Maria – Voz e Piano Marcelo Loborni
Luciano Gallet – Suspira Coração Triste – Voz e Piano Guilherme Aquino
Camargo Guarnieri – Penso em Você – Voz e Piano Jacqueline Domingos
Barrozo Neto – Canção da Felicidade – Voz e Piano Maxime Godard
Alberto Nepomuceno – As Uyáras – Coro Feminino e Piano
Dorival Caymmi – Suíte dos Pescadores – Arranjo Cozzella – Coro Misto à capella

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Advantageous

Assisti Advantageous (2015) de Jennifer Phang na Netflix. Tem tempo que selecionei esse filme pra ver, nem lembro como. É ficção científica, então pode ter sido em buscas sobre esse tema que adoro. É inacreditável! Estou profundamente impactada!

Um filme absolutamente profundo sobre etarismo. Uma executiva incrivelmente competente é demitida. Ela tinha uma vida confortável com a filha. Queria aumento que não tinha há anos e estava produzindo muito. Aos poucos percebemos que o sistema a dispensou, porque sabia que se ela passasse dificuldades, ela aceitaria participar como cobaia em um experimento. É tão abominável e revoltante! 
Quase tudo é inteligência artificial. Aos poucos ela percebe que o recrutador que ela "conhece" a tantos anos é artificial. Ela começa a perceber que tudo está arquitetado tecnicamente virtual para melhor desempenho. É aí que ela começa a dar importância às mulheres nas ruas. Há inúmeras mulheres morando nas ruas. Pra ela ser convencida do experimento, ela vai perder tudo, os créditos pra comprar água, comida, pra pagar o aluguel. E ela começa a entender o sistema. Bem sucedida, ela não via o que desmoronava a sua volta. E percebemos que não só ela não via. Que o sistema protege em bolhas quem adere as regras, afastam os que vivem à margem. Jaqueline Kim está maravilhosa!
É de cortar o coração quando ela procura a melhor amiga e o marido. Ela revela que a filha é dela com o marido da amiga. Eles não percebem que ela estava no fundo pedindo socorro, mas a revelação é tão dolorosa que eles a expulsam. Há uma cena logo após esse drama que é dilacerante! Que atriz!

Ela é "forçada" a ser cobaia. Ela percebe que o sistema nunca vai dar emprego pra ela pra que ela acabe aceitando o experimento que é absurdo. Só no final entendemos a gravidade, mas já era horrível no começo. Por ela ser genial, ultra competente e profissional, querem preservar sua capacidade intelectual, passando para um corpo jovem.

É de cortar o coração quando ela conta pra filha parcialmente o que vai acontecer. Que ela vai estar em um corpo mais jovem, mas continuará sendo ela. Que dor sentimos quando a filha e nós começamos a perceber que a mãe não existe mais, só as lembranças em uma inteligência artificial. Que filme dilacerante!


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 21 de novembro de 2023

O Navio Fantasma

Assisti O Navio Fantasma de Richard Wagner no Theatro Municipal de São Paulo. Imaginem, uma ópera com história de fantasminhas, não era sábado, mas domingo. Fiquei em êxtase! Que ópera! Entre as melhores montagens que já vi de uma ópera. Eu amo Wagner e que música maravilhosa! Esse compositor tem obras densas, impactantes e desconcertantes!

Fotos de Stig de Lavor

E que músicos inacreditáveis! Eu vi com esse elenco: Hernán Iturralde, o Holandês, Carla Filipcic, Senta, Kristian Benedikt, Erik, Luiz-Ottavio Faria, Daland, Giovanni Tristacci, Timoneiro e Regina Elena Mesquita, Mary. São tantas músicas lindíssimas! Fiquei estupefata com o dueto entre o Holandês e a Senta. Eles não falam entre si, são os pensamentos deles sobre a situação. Que música deslumbrante! A direção musical é de Roberto Minczuk e a direção cênica de Pablo Maritano. Os incríveis cenários e figurinos de Desirée Bastos. As projeções impecáveis de vídeo de Matias Otálora.

E como os músicos tem momentos marcantes! São muitos duetos, árias. Luiz-Ottavio Faria é o pai de Senta. Ele que vê O Navio Fantasma e é seduzido com ouro e tesouros pelo Holandês a dar a mão de sua filha. O libreto é muito bem construído. O começo é todo com os navegadores, com coros masculinos do excelente Coro Lírico Municipal.
Depois a ópera segue para a cidade onde Senta fica com as mulheres que fiam. Muito chocante que ela já sonha com o Holandês. Ela ouviu da Mary a maldição do Holandês e não pensa em outra coisa. Ela fica em choque quando o pai os apresenta. É uma trama muito dramática e forte! 

Incríveis as projeções! No começo parece mesmo que colocaram um mar no palco do teatro. Eram tantos recursos magníficos! Os cantores ficavam em frente a câmeras e nós víamos as projeções na boca de cena, as expressões fortes dos cantores, enquanto eles atrás encenavam. Só vendo mesmo! Que montagem! Dá pra ter um pouco de ideia com o teaser.
O Navio Fantasma vai até 25 de novembro. Os ingressos estão esgotados!

Beijos,
Pedrita

domingo, 19 de novembro de 2023

Alice

Assisti Alice (2022) de Krystin Ver Linden no TelecinePlay. Tinha tempo que via esse cartaz no Now em aventura, mas não me animava ver. É um bom filme. Tem um com história parecida que vi recentemente, Antebellum, que é bem melhor realizado. 


 

Uma mulher é escravizada. É absurda a violência que o dono da fazenda faz com ela e com os outros escravizados. Ela é escrava de dentro e atende também aos desejos sexuais dele. É abominável! Em um momento de fúria ela machuca muito ele e foge. Vendo que não tinha como voltar, mesmo sem saber o que encontraria e pra onde ir, ela segue em frente e dá em uma estrada. Um caminhão para e a socorro. Isso mesmo, um caminhão.
Ela descobre que a escravidão já acabou faz tempo. Se inspira nos livros que encontra e vai salvar os seus familiares e amigos. Keke Palmer está incrível. Contracena com ela Common. O patrão é Jonny Lee Miller. O filme é inspirado em fatos reais, mas não precisamos sair do país pra ver as inúmeras fazendas sendo denunciadas com pessoas em situação análoga à escravidão.
Beijos,
Pedrita