quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A autobiografia de Alice B. Toklas

Terminei de ler A Autobiografia de Alice B. Toklas (1933) por Gertrude Stein da Cosac Naify. Fiquei com muita vontade de ler livros de Gertrude Stein depois de ler o livro À Margem Esquerda de James Campbell. Nele o autor conta como a escritora foi importante para que americanos conseguissem vistos para entrar em Paris. Depois no filme Meia Noite em Paris de Woody Allen o escritor quer que a Gertrude Stein leia o seu livro já que ela foi importantíssima nas opiniões das artes no período. Inclusive revi trechos do filme recentemente e a primeira vez que o escritor vai a casa de Gertrude Stein é a Alice B. Toklas que abre a porta. Eu tinha me incomodado de saber que nunca tinha lido nada dessa escritora então eu comprei esse livro no Dia do Livro quando a Livraria Cultura fez uma promoção de livros com 50% de desconto.

Obra Gertrude Stein (1906) por Pablo Picasso

No filme, Gertrude Stein está sentada e em cima está o quadro de Pablo Picasso dela. Alice B. Toklas e Gertrude Stein eram americanas.  Eu confesso que não tinha ideia que a Gertrude Stein era americana, pelo nome achava que era alemã ou pelo menos da Europa. Elas viveram juntas por 25 anos. No livro elas contam um pouco do período que viveram principalmente em Paris. Os amigos que fizeram. A história das duas se misturam. Gertrude Stein foi uma grande incentivadora da arte do período, comprava muitos quadros de grandes pintores. Como conta Alice B. Toklas, todos eram tratados pelo primeiro nome, eram amigos. A opinião de Gertrude Stein era muito importante para todos. Esse livro é fascinante, conhecer a intimidade e o início de tantos pintores, como Gertrude Stein os descobria e os incentivava, principalmente comprando suas obras. 

Gertrude Stein escrevia muitos artigos para jornais. Dos artistas que frequentavam sua casa estavam: Pablo Picasso, Francis Picabia, Hemmingway, Guillaume Apollinaire, Erik Satie, André Derain, Juan Gris, Francis Rose. No livro há duas fotos das duas juntas e uma da Gertrude Stein. Belíssima edição!

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Confissões de Adolescente

Assisti no cinema Confissões de Adolescente (2014) de Daniel Filho e Cris D´Amato. Eu queria muito ver esse filme, tinha visto alguns episódios da série, reprisa de vez em quando e queria ver a atualização e adaptação para o cinema. Eu vinha acompanhando as matérias sobre a realização do filme e estava ansiosa pra ver. Eu e minha mãe gostamos muito, o filme está muito bonitinho. Os textos são da Maria Mariana, na época que escreveu, adolescente, atuava na série. Foram precisas atualizações, incluir a internet, os celulares.

Gostei muito da escolha das atrizes para interpretar as quatro irmãs e do Cássio Gabus Mendes interpretar o pai. Elas são interpretadas por Sophia Abrahão, Isabella Camero, Malu Rodrigues e Clara Tiezzi. Achei bacana que as atrizes que fizeram a primeira versão participam do filme: Maria Mariana, Daniele Valente, Georgiana Góes e Deborah Secco. A mais velha cursa direito e não mora mais com a família, embora o pai a ajude financeiramente. O pai está com problemas financeiros para bancar o aluguel do apartamento e as despesas com as filhas. O filme passa então com elas tentando economizar para evitar a mudança.

Gostei muito da escolha do elenco, são muitos jovens com atores que gosto muito: Tammy Di Calafiori, Olívia Torres, Hugo Bonemer, João Fernandes, Christian Monassa, Guilherme Prates, Anna Rita Cerqueira, Bruna Griphão e Lucca Diniz. Fazem participações: Cintia Rosa, Caio Castro e Thiago Lacerda. A internet no filme é muito bem realizada, mas na internet é um suplício localizar informações. Há uma página no facebook pouco atualizada e sem todos os créditos. Também é muito difícil conseguir fotos que não sejam das quatro adolescentes.

Gostei bastante das histórias. A edição é ágil. São várias tramas. Na série, pelo tempo dos episódios, era possível aprofundar mais, mas o filme está uma graça, bem realizado. Quando uma amiga da filha universitária procura o pai para sondar como ele reagiria a uma notícia da gravidez, ela conta como se fosse ela. Aí o pai é todo compreensivo, fala que a mãe da moça vai apoiar, mas falar hipoteticamente da vida de terceiros é uma coisa. A questão é quando o drama é na sua família. Nem todos reagem como diziam de terceiros.

Muito engraçadinho também o rapaz que acha que a menina gosta de histórias de vampiros e começa a imitar cenas de filmes, passar branco na cara, muito engraçado. Eu achei que o cinema estaria mais cheio, tanto que comprei pela internet o ingresso com medo de esgotarem. Eu comprei pelo Vivo Valoriza, os ingressos saíram só por R$ 11,00 e foi bem fácil comprar. A Marion também viu e fez um post no blog dela.


Beijos,
Pedrita