sábado, 15 de abril de 2017

Órfãos do Eldorado

Terminei de ler Órfãos do Eldorado (2008) de Milton Hatoum da Companhia das Letras. Eu adoro esse autor e quis ler esse livro porque há um filme dele que ainda não consegui ver. Quando o filme veio para a tv a cabo gravei e comprei o livro em um sebo para ler antes. E os dois ficaram aguardando. Lindíssima essa capa! Uma foto do maravilhoso Luiz Braga, Janela em Marabá (2005).

O Curupira de Moacir Andrade

O livro começa com um narrador, ele mistura a sua história com as lendas que ouviu dizer ou que contaram a ele. Órfãos do Eldorado tem um texto todo poético, misturando lendas e relatos, fatos e fragmentos. No início várias lendas foram contadas na infância e não são lendas fáceis, são trágicas e fortes. Em um momento o algo aconteceu com o navio, nosso protagonista tem uma grande dificuldade de saber o que aconteceu porque muitas histórias parecem lendas, invenções. Algo aconteceu que o pai coloca o filho em uma pensão, o pai não quer mais o filho vivendo com ele. Nunca entendo esses castigos excessivos dos pais. Nunca mais o pai fala com o filho e descobrimos que não foi nada tão grave assim que um fim de semana sem falar e de bronca não passaria a raiva. Sempre acho que pais violentos assim na verdade queriam mesmo era uma desculpa para se livrar dos filhos. O inverso também acontece, talvez até com mais frequência.
Obra de Pedro Falabella

Aos poucos vamos conhecendo a sua história. O rapaz acaba não fazendo nada. É um amigo do pai que estimula ele a ir estudar direito, ele começa mas larga. Ele se apaixona por Dinaura, a bela órfã. Tudo é mágico e triste nessa história de uma profunda solidão.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 13 de abril de 2017

A Pianista

Assisti A Pianista (2001) de Michael Haneke na Claro TV. Eu não tinha acesso a esse canal no Now. Aí veio o aviso que um pacote tinha acesso. Ainda não fui ver se mudou algo na fatura, preocupada, mas se não, gostei de ter mais esse canal de filmes para ver. E o acervo é bem interessante. Com filmes famosos de vários diretores e países. Uma boa seleção. Muitos já vi, mas tem um bom acervo, bem diferente dos outros, ampliando minhas possibilidades.

O nome original é A Pianista. Incrível que os americanos e os brasileiros reduziram a pianista em professora. Esse diretor é sempre contundente e com esse filme não é diferente. Equivocadamente está em Romance na Claro TV. Na verdade o filme é sobre violência e perversidade. Nossa protagonista é uma pianista austera que vive com sua mãe controladora e violenta. A parte musical é muito bem realizada. Fiquei pensando se eram montagem, se a Huppert toca um pouco piano. Foram muito bem feitas as audições, o estágio avançado dos pianistas, da excelente pianista que a protagonista é.

Ela é uma professora bastante cruel, mas muito precisa. O aluno que souber lidar com a austeridade dela vai se desenvolver muito bem ao piano. Ela tem uma relação infantil com a mãe, mente para a mãe como uma adolescente e vai viver as suas perversões. As mais leves são ir a uma cabine ver filmes eróticos e cheirar os lencinhos que os homens deixam lá. Ela gosta de ver casais transando em carros em drive in. Mas ela  também sente prazer com mutilações. Ela se corta nas partes íntimas com gilete. Como a filha atrasa dos compromissos mentirosos, elas se espancam quando chegam, a mãe corta suas roupas, é um ambiente muito violento. O apartamento tem dois quartos, mas estranhamente elas dormem em camas grudadas em um único quarto.

Um rapaz se apaixona por ela, tenta ser seu aluno. Ele é um grande pianista. A maldade dos dois beira o insuportável. Ele é interpretado por Benoit Magimel e a mãe por Annie Giradot. É um filme bem indigesto. Benoit Magimel e Isabelle Huppert ganharam prêmio de Melhor Ator e o Haneke de Melhor Diretor no Festival de Cannes. Realmente os dois estão excelentes, desconcertantes. E Annie Girardot de Melhor Atriz Coadjuvante no César Awards.

Os outros filmes do diretor que comentei aqui são O Castelo e a Fita Branca. Vi outros no cinema há uns anos antes do blog vir pra cá.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 11 de abril de 2017

Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento de Alice Munro

Terminei de ler Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento (2001) de Alice Munro da Coleção Grandes Nomes da Literatura da Folha de S.Paulo. Essa é outra autora que só passou a ter livros traduzidos no Brasil após ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. O mundo já tinha obras dela suficientes para avaliar e votar e o Brasil não tinha nenhuma obra dela traduzida. Fiquei muito feliz que a Folha colocou nessa coleção uma de suas obras. Foi difícil achar, os outros até sobravam, mas esse tive que procurar em algumas bancas e custava só R$ 19,90. E as capas são lindíssimas, amei essa.

Obra Mulher e o Varal de Roupas (1956-57) de Alex Colville

Gostei demais do texto de Alice Munro. Interessante que só para o Nobel que escreveu um romance, todos os outros são de contos, mas seus contos são tão completos, que até esquecemos que são contos. Tinha estranhado o nome do livro, achado infantil e é do primeiro conto e sim, é infantil. Era uma brincadeira entre duas meninas, elas iam na escola e ficavam falando essas palavras para saber o que cada um daqueles rapazes seria no futuro na vida delas. Eu fiquei fascinada com os detalhes. Os objetos são muito importantes nos textos de Alice Munro. Começa com uma mulher em uma estação de trem querendo embarcar móveis. Aos poucos vamos conhecendo um fragmento da vida dela. Incrível como na loja de roupas acabamos sabendo muito dela só com a conversa da vendedora. Ficamos sabendo que ela só ia em lojas de departamentos, que ia casar, que suas roupas eram simples, que tinha uma certa beleza, mas nada muito chamativa. Eu amei esse primeiro conto. O meu preferido.

Obra Borboletas e Amor Perfeito de Helen Lucas

Há algumas histórias bem tristes. Um é de um professor de escola pública. Ele começa a ser pressionado pelos pais a falar de religião nas aulas. O diretor apoia o professor e eles relutam o quanto podem. Os pais alegam que não é justo o filhos não ouvirem falar de religião nas aulas porque os pais não podem pagar escolas religiosas pra eles. Ele morre e sua companheira tem uma dificuldade enorme de fazer a vontade dele que era cremar sem cerimônias. A mulher do crematório diz que não sabe o que fazer nesses casos, porque nunca teve alguém que pediu, nem tem orientações de como não fazer. E fica forçando a viúva a aceitar algumas das opções existentes, todas com cerimônias. Outra história é a irmã que vai visitar sua irmã que casou. São contos riquíssimos em detalhes, com tantos objetos, roupas, móveis, comidas, cartas, bilhetes. que trazem toda a atmosfera de cada trama.

Os pintores são canadenses como a escritora.

Beijos,
Pedrita

domingo, 9 de abril de 2017

Jacarezinho 92 de Ana Elisa Egreja

Vi a exposição Jacarezinho 92 da Ana Elisa Egreja na Galeria Leme. A curadoria é da Julia Lima. Eu adoro essa artista e ela costuma fazer sucesso aqui no blog. Eu fiquei encantada com a mostra. Egreja fez fotografias na casa de sua avó, o endereço dá nome a exposição, e transformou em pinturas. Fiquei muito surpresa que em vários são animais mesmo, fico imaginando o trabalho. Eu amei essas das galinhas e os outros animais das outras telas.

Essa é com ratinhos. Há um vídeo dela mostrando como foi tudo montado, alguns não são animais de verdade como as dos sapos. A mostra traz 6 telas grandes, é gratuita e vai até 6 de maio.

Aqui outros posts com obras da autora Ana Elisa Egreja.

Beijos,
Pedrita