sábado, 21 de março de 2009

Elizabeth - A Era do Ouro

Assisti Elizabeth - A Era do Ouro (2007) de Shekar Khapur no Telecine Premium. Uma co-produção entre Inglaterra, França e Alemanha. À tarde o 007 me ligou pra avisar que na segunda-feira à noite, às 22hs, ia estrear esse filme. Ele comentava a estranheza desse filme estrear em uma segunda e não em uma Super Estreia. Estranho mesmo! Embora não seja tão elogiado quanto o primeiro, é igualmente maravilhoso! Achei que focaram muito no romance do personagem do Clive Owen e no braço direito dela, mas independente disso, Elizabeth - A Era do Ouro é majestoso. Me lembro que quando o primeiro Elizabeth estreou, a crítica falou muito da feiura da Cate Blanchett. Hoje, superado os preconceitos e os padrões estéticos impostos pela moda, conseguem achar essa mulher belíssima bonita. Eu sempre achei ela lindíssima e fascinante!
Dessa vez a navegação está em expansão e a Espanha é que a mais se beneficia do ouro dos países conquistados. Clive Owen interpreta um pirata que intercepta os navios espanhóis e rouba os tesouros para a rainha. O que mais criticaram nessa versão é que colocam a Inglaterra como a mocinha da história e a Espanha o vilão e não foi bem assim. Mas a produção de Elizabeth - A Era do Ouro é belíssima e impecável, mesmo nós sabendo que não há vilões e mocinhos, contam parte de uma história. O 007 tem razão, Cate Blanchett está deslumbrante quando vai em trajes masculinos e de guerra incentivar o seu exército. Alguns outros do elenco são: Geoffrey Rush, Samantha Morton, Abbie Cornish e Jordi Mollá Elizabeth - A Era do Ouro ganhou o Oscar de Melhor Figurino. Craig Armstrong é o compositor da trilha sonora, só não achei específico do filme no esnips.
Música do post: Craig Armstrong - Starless II2

Youtube: Elizabeth The Golden Age Trailer



Beijos

Pedrita

sexta-feira, 20 de março de 2009

Ponto de Leitura Olido

Fui ao Ponto de Leitura Olido na Galeria Olido. Descobri esse espaço por um acaso e fiquei encantada. É um projeto da Secretaria Municipal de Bibliotecas de São Paulo. Lá eu li uma revista Bravo de fevereiro que perdi nas bancas e alguns jornais. Peguei um folheto e descobri que há vários em São Paulo e que também é possível fazer empréstimo de livros adultos e infanto-juvenis. Não descobri como funciona esse serviço porque não utilizei. No folheto que peguei há vários Pontos de Leitura em São Paulo, três na Cidade Tiradentes e outros individuais na M´Boi Mirim, Parelheiros, Perus e São Miguel Paulista. Os endereços estão no site da Prefeitura de São Paulo.

É possível fazer uma pesquisa detalhada do acervo no site, em qual Ponto de Leitura encontrar e ainda saber os livros que estão nas bibliotecas dos CEUs, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, entre outros espaços. Dá para saber se o livro está emprestado. Fica mais fácil procurar se você colocar o local específico que deseja, porque o catálogo é muito grande. Nesse Ponto de Leitura que fui há um único livro do Saramago disponível pra leitura, Evangelho Segundo Jesus Cristo que nesse momento não está emprestado. O acervo de livros desse Ponto de Leitura que fui, na Galeria Olido, não é muito grande. Para procurar por Machado de Assis, coloque Assis na busca, senão você não encontra. O Ponto de Leitura Olido tem alguns Dom Casmurro e um está emprestado. Portanto o sistema de controle dos livros dos Pontos de Leitura e de todas as bibliotecas municipais públicas de São Paulo é totalmente informatizado. Eles também tem O Alienista e agora todos estão livres para o empréstimo. O Ponto de Leitura Olido tem alguns exemplares do Fernando Pessoa com poemas do Alberto Caieiro. Nessa unidade, há ainda umas 5 obras do Monteiro Lobato, dois da Maria Clara Machado, cinco do Graciliano Ramos, 2 Fagin, o Judeu do Charles Dickens, 1 Lolita do Vladmir Nabokov e 4 Meu Nome Não é Johnny do Guilherme Fiuza, sendo que um está emprestado. E muitos outros, é só pesquisar. Diversão garantida! Grátis! Adorei!
Música do post: Fiz a cama na varanda




Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 19 de março de 2009

Carmina Burana

Fui ao concerto com a apresentação da obra Carmina Burana de Carl Off com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência de Abel Rocha na Sala São Paulo. Os solistas eram: Leonardo Neiva, Sebastian de Los Santos a a maravilhosa Adelia Issa, sua interpretação deixou a todos extasiados. O Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo também estava maravilhoso!

Na abertura a banda interpretou o belíssimo Prelúdio da Bachianas Brasileiras Nº4 de Heitor Villa-Lobos (foto) e a Chacona Amazônica, opus 86 de Marlos Nobre. O teatro estava lotado, mas Carmina Burana explica muito essa grande procura, é uma obra bastante popular. Foi uma única apresentação, infelizmente!



Música do post: Carmina Burana - O Fortuna

Youtube: Adelia Issa sings the Violetta's great aria from La Traviata



Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 18 de março de 2009

De Olhos Bem Fechados

Assisti De Olhos Bem Fechados (1999) de Stanley Kubrick em DVD na casa da minha irmã. Sempre quis ver esse filme, tentei inclusive ver no cinema, mas não consegui. É absolutamente maravilhoso! Último filme desse diretor incrível, ele nem chegou a ver o filme em cartaz nos cinemas. De Olhos Bem Fechados permite muitas leituras, e várias não conclusivas. Eu já fiz várias e imagino que vários já fizeram inúmeras outras. É com o casal belíssimo Nicole Kidman e Tom Cruise, mais lindos do que nunca. Muitos fatores me surpreenderam! Esse casal durante o filme entra em crise porque o que disseram abala a relação. Mas não há infidelidade física, só mental. E eles não conseguem olhar para o companheiro depois da revelação dos pensamentos, não dos atos. E as revelações são tão fortes que não sei realmente como conseguem permanecer juntos.

Vou falar detalhes do filme: Outra questão é que não fica claro se tudo foi ilusão ou realmente aconteceu. Não vemos o protagonista sair de um apartamento e passar a caminhar pelas ruas. E ele começa a fazer isso todas as noites. Mas não sabemos se ele sonhou ou realmente tudo aconteceu. O 007 também ama esse filme e me perguntou o que eu achei que aconteceu com o pianista, eu acho que ele foi igualmente morto. Mas ele me lembrou que a moça poderia realmente ter morrido de overdose, e o pianista podia realmente ter voltado a sua cidade e viver com sua família.
Outras duas questões pipocaram na minha mente. Uma deles é sobre o Tom Cruise. O personagem vai em uma reunião de uma seita. Nos Estados Unidos há muitas assim, com grupos de fanáticos que ainda praticam violência contra outras pessoas. Eu fiquei com a sensação que o Tom Cruise não entendeu nada do filme, já que ele entrou para a Cientologia, que não deixa de ser uma seita com ideias bem radiciais. A maravilhosa fotografia é de Larry Smith. Outros do elenco são: Sydney Pollack, Marie Richardson, Todd Field, Leslie Lowe, Radd Serbedzija e Leelee Sobieski.

De Olhos Bem Fechados mostra ainda a superficialidade do mundo em que vivemos. Esse casal tem tudo, está muito bem no relacionamento, mesmo com anos de casados, uma filha linda, uma vida financeira maravilhosa, um apartamento incrível, ele está bem profissionalmente. Ela perdeu o emprego de gerente em uma galeria de arte, mas procura outro. Uma vida sexual intensa! E mesmo assim parecem vazios. Logo no começo eles vão em uma festa de Natal em uma casa luxuosa onde eles não conhecem ninguém. Não vi sentido deles buscarem em uma data familiar um lugar tão impessoal, sem amigos, sem familiares. Até mesmo em um momento moralista, em que ele procura a prostituta que beijou no dia anterior, ele é informado que ela descobriu que é soropositivo. Por uma desilusão, por um sonho, por uma perturbação provocada por sua esposa, ele quase se relaciona com outra mulher colocando em risco a vida de todos, antecipando o fim da vida de todos. Tudo é perfeito, mas eles estão insatisfeitos. E isso ocorre com vários personagens do filme. Amei De Olhos Bem Fechados! Dá pra ver inúmeras vezes e pensar inúmeras outras questões. Surpreendente!

Música do post e do filme: RAM - I Got It Bad And That Ain't Good (2006)

Youtube: Eyes Wide Shut




Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 16 de março de 2009

Caixa 2

Assisti Caixa 2 (2007) de Bruno Barreto no Cinemax. Nunca me animei de ver esse filme, estava em um dia que só conseguiria ver uma comédia, resolvi assistir e gostei bastante. O primeiro motivo é que estava com tanta raiva da situação e descaso dos políticos desse país que nos larga a míngua e só aumentam os impostos, que me senti um pouco vingada nesse roteiro muito inteligente baseado na peça teatral de Juca de Oliveira. Foi bom pra destilar todo o meu veneno e raiva desse sistema corrupto, com Collors eternamente no poder e ainda sendo cumprimentado pelo presidente que foi a favor do impeachment no passado.

O roteiro começa com o assessor de um banqueiro pegando um cheque calção de R$ 50 milhões de um político. Assim que o político depositar esse valor que ele vai tirar de uma conta na Suíça o cheque será rasgado na presença dos dois. O político tem um AVC, e o banqueiro resolve achar um laranja pra depositar o cheque. Erram a conta e cai na conta da esposa do ex-gerente do banco. Daqueles homens honestos que deram tudo pelo banco, acreditaram, vestiram a camisa e foram demitidos sem o mínimo de respeito.
Bom, aí vocês imaginam a confusão. Não chega a funcionar demais, tem horas que não tem muita graça, mas o roteiro e o elenco são bons, dá pra assistir. No elenco estão: Fúlvio Stefanini, Daniel Dantas, Cássio Gabus Mendes, Giovana Antonelli, Zezé Polessa, Thiago Fragoso e Robson Nunes.
Música do post: Tim Maia - Não Quero Dinheiro


Beijos,

Pedrita

domingo, 15 de março de 2009

Negócio da China

Assisti Negócio da China (2008-2009) de Miguel Falabella na TV Globo. Eu amava essa novela, mas o público não gostou, então o autor resolveu mudar e passei a não gostar, virou um dramalhão. Gosto do lado lúdico do autor e drama parece que não é a praia dele, pelo menos no gênero que ele escreveu. Então abandonei por vários meses a novela e voltei a rever no final. Mas como gostei muito de vários aspectos, ainda mais do começo e de alguns personagens, resolvi dividir com vocês.

Eu adoro a Grazi Massafera e ela foi a protagonista. Ela sofreu muito preconceito no início, principalmente do autor, que se desculpou no final vendo a atriz que ela é e vai vir a ser. Eu já tinha adorado o desempenho dela em comédia na novela Desejo Proibido. Infelizmente o núcleo dessa atriz sofreu bastante na novela. Fábio Assunção, com problemas das drogas, resolveu sair da novela e voltar ao tratamento. Inicialmente a possibilidade da volta ficou em aberto, mas no final o autor resolveu que achariam o corpo do Heitor e o ator não voltaria. Minha mãe e acho que todos nós sofremos muito com a luta do Fábio Assunção a esse veneno que são as drogas. E ela ficou desolada que ele não conseguiu voltar. A homenagem que fizeram ao ator no final da novela foi emocionante.

Algo que eu gostei muito em Negócio da China e me impulsionou muito em escrever o post foi o resgate de atores afastados da telinha e a revelação de grandes talentos fora da telinha. Adorava a tia Saudade, interpretada pela ótima Duse Naccarati. Gosto demais das atrizes Bia Nunnes e Luciana Braga, essa segunda estava ótima em seu personagem, mas sua história era chata. Adorava o personagem simpático interpretada pela ótima Thelma Reston.

Adorei o núcleo que lutava kung fu. Lindo o ator que interpretou o verdadeiro Liu, Jui Huang. Ele era o mais fraquinho da turma, mas li que ele é estrangeiro, portanto tinha dificuldade com nosso idioma e isso podia atrapalhar na interpretação. Ele fez um par romântico lindo com a Flor, interpretada pela Bruna Marquezine , que também na trama só tinha 13 anos e deu o seu primeiro beijo na ficção. Ela cresceu tanto durante a novela que ficou uma moça mesmo ainda uma adolescente. Ela participou na última semana do Vídeo Show e comentou que a figurista sofria com as roupas dela, porque ela cresceu muito durante a novela. E os figurinos dela eram outra atração, fofos, inspirados em mangás.

Do núcleo do kung fu, adorei as revelações: Luciana Mizutani, Elder Gatteli e Anderson Lau, que estava ótimo como um vilão insuportável. Completavam o elenco atores que adoro: a doce Fernanda Rodrigues que estava ótima em sua primeira vilã e Ernesto Xavier. Gostei muito das cenas e dos efeitos especiais nas lutas de kung fu. E dos quatro bonequinhos que estavam na abertura e tinham segredos.

Adorava o trio das "colegas" e seus figurinos coloridos como as personagens femininas do Almodóvar: Maria Gladys, Débora Olivieri e Josie Antello. Em alguns momentos a trama delas até que se arrastou um pouco, mas elas eram tão divertidas, que era uma delícia vê-las em cena. Faziam par com elas os atores: Bruce Gomlevsky e Nil Neves , esse eu não conhecia. Gostei muito também da atriz Claudia Netto. Gostava demais do casal formada pelos atores Raoni Carneiro e Renata Vilela, mesmo que subaproveitados na trama. E das secretárias: Elida L. Astorina e Karina Anhê.
Eu e minha mãe adorávamos o núcleo português da trama, mas depois a história deles desandou e não nos agradava mais. Os atores são Carla Andrino, Joaquim Monchique, a divertidíssima Maria Vieira e o gato Ricardo Pereira . Ficou bem chato quando a ótima Claudia Gimenez se somou ao núcleo. Gostava da Semírames, interpretada pela Zezé Barbosa e do Zé Boneco, interpretado por Frederico Reuter, só não achava que ele cantava tudo o que diziam. Somavam a esse grupo os atores lindos e talentosos: Dudu Pelizzari e Juliana Didone. Ele se relacionou com uma atriz que amei, linda e talentosa, a Izabela Bicalho. E a Didone era par romântico com o Thiago Fragoso que fazia um triângulo amoroso com a personagem da Fernanda de Freitas. A história desse trio era muito chata. Adoro a Fernanda de Freitas, mas ela passou a novela com olhos lacrimejantes e vozinha chorosa, sendo que só no final realmente passou por um drama. Em toda a novela ela era uma menina rica, recém-formada, já em um cargo alto, alto salário, uma família razoável, bonita, mas só choramingava. Não convencia tanta tristeza em alguém tão feliz e que tinha tudo.

Haviam outros atores que gosto muito mas estavam em núcleos dramáticos que ficaram cada vez mais chatos durante a trama. Os atores são: Natália do Vale, Herson Capri, Nathalia Timberg, Oscar Magrini, Vera Zimmermann, Francisco Cuoco, Xuxa Lopes, Ney Latorraca, Leona Cavalli, Eliana Rocha, Dalton Vigh, Ioná Magalhães e Rodrigo Mendonça.


Youtube: Teaser Negócio da China de Miguel Falabella





Beijos,

Pedrita