sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Lolita

Assisti Lolita (1962) de Stanley Kubrick em DVD na casa da minha vizinha. Eu sempre quis ver primeiro esse antes do mais recente. Eu li o livro do Vladimir Nabokov há muitos anos, emprestado de uma biblioteca, é genial e eu queria muito saber como tinham feito essa adaptação para o cinema. Primeiro precisamos lembrar que Kubrick lançou esse filme em 1962, pelo que li ele teve muitos problemas em ser muito fiel ao livro, pela época que realizou o filme e pela indústria do cinema. No livro, a Lolita é uma menina perversa, nada inocente, bem diferente do perfil da menina representada por Kubrick. Independente disso, eu não vejo o James Mason como um homem mais velho interessante, ele sempre teve um jeito meio bobão, desajeitado e pouco sedutor. Kubrick também poderia ter escolhido uma menina com 18 anos e cara de 16, um recurso que muitos cineastas usam para poder realizar cenas mais fortes sem muitas censuras.


Mas sim, Lolita de Kubrick é um grande filme, mesmo não sendo tão profundo na perversidade da protagonista. James Mason interpreta muito bem um homem enfeitiçado, que perdeu o juízo por uma jovem garota e que comete desatinos. A menina também está ótima, Sue Lyon. Shelley Winters está ótima como a solteirona que não percebe que o homem parece não gostar dela. Não localizamos muito o Nabokov no filme do Kubrick, mas vemos um filme inteligente, muito bem dirigido e com um ótimo elenco. Gostei demais da interpretação do Peter Sellers, ele está incrível como um homem inconsequente e narcisista.


Youtube: Lolita (1962) Trailer



Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Sacrifício

Assisti O Sacrifício (1986) de Andrei Tarkovski em DVD na casa da minha vizinha. Há anos quero ver esse filme. Sempre me fascinava uma capa de vídeo que conhecia com a árvore seca. É uma co-produção entre Suécia, Inglaterra e França. É um filme com vários olhares, que permite vários olhares, surpreendente. O que é verdade, o que é sonho, o que é ilusão. No início nosso protagonista planta uma árvore seca, a câmera está distante, não vemos o rosto do nosso personagem, só um campo extenso e ele plantando a árvore seca. Ele chama seu filho, que demora a aparecer no enquadramento. Uma menino pequeno, esse da foto do pôster. O pai fala de uma história, de uma árvore seca que precisa ser regada todos os dias para voltar a vida. E pede para o filho jurar que vai regar para sempre aquela árvore seca. Aparece então um homem em uma bicicleta pra entregar uma correspondência e eles começam a andar conversando e a câmera acompanha no mesmo take, por bastante tempo.

Depois ficamos sabendo que é aniversário desse homem. Há um aviso no rádio que ogivas poderão ser detonadas a qualquer momento. Que não há lugar seguro na Europa. Há questões estranhas, complexas, textos maravilhosos e uma infinidade de possibilidades, delírios. O que é realidade, o que é ilusão, o que é medo. Absolutamente maravilhoso! O Sacrifício também fala muito de arte e religião. É o último filme do Andrei Tarkovski. Na câmera está o filho do Bergman, Daniel.
No elenco estão: Erland Josephson, Susan Fleetwood, Allan Edwall, Guðrún Gísladóttir, Sven Wollter, Valérie Mairesse e Filippa Franzén.
O Sacrifício ganhou Bafta de Melhor Filme. E foi vencedor do Prêmio Especial do Júri e da Crítica no Festival de Cannes. A música de Johann Sebastian Bach é maravilhosa!
Youtube: Andrei Tarkovsky / The Sacrifice (Offret) / Trailer



Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Oscar 2009

Assisti a cerimônia do Oscar 2009, a 81º Annual Academy Awards na TNT. Porque a cerimônia passou no domingo de Carnaval, só o TNT fez a transmissão. Uma pena que quem só tenha TV aberta não possa acompanhar a cerimônia. Por sorte hoje muita gente tem tv a cabo, então o jeito é combinar e ir na casa de alguém assistir. Eu gosto muito dessa festa que premia o cinema americano. Uma vez ou outra eles dão prêmios para cinemas de outros países, há só uma categoria para o cinema mundial, mas no fundo é uma festa do cinema deles para eles. Eu não vi o filme vencedor, Quem Quer Ser Um Milionário?, ainda não estreou no Brasil. É um filme indiano com direção de um inglês.

Esse ano eu só vi dois filmes que concorriam: O Leitor e O Curioso Caso de Benjamin Button. Adorei esses vencedores da foto. Kate Winslet é uma grande atriz e ganhou Melhor Atriz pelo filme O Leitor. Sean Pean eu gosto muito e ele ganhou o prêmio de Melhor Ator, mas eu só vi trechos do filme que ele contracenou, Milk. Também não vi Vicky Cristina Barcelona, apesar de querer muito, e gosto muito da Penélope Cruz, achei que ela merecia receber Melhor Atriz por Volver, mas como o Oscar é uma festa do cinema americano, ela ganhou Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme do maravilhoso Woody Allen, que infelizmente raramente concorre.
Adorei que Wall-E ganhou Melhor Animação. Quero muito ver essa animação depois de tantos elogios que já ouvi. Gostei que A Duquesa ganhou Melhor Figurino. E achei muito merecido que O Curioso Caso de Benjamin Button ganhou Melhores Efeitos Especiais e Melhor Maquiagem. Esse filme ganhou ainda Melhor Direção de Arte. Já era esperado que Heath Ledger ganhasse o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pelo seu Coringa no último Batman, Cavaleiro das Trevas.

Gostei muito das novidades da cerimônia do Oscar. Quem apresentou foi o Hugh Jackman. O Rubens Ewald Filho tinha comentado que achava muito acertada a escolha porque o Hugh Jackman dança, canta e interpreta muito bem. Fiquei surpresa! E não é que é verdade? Ele contracenou várias cenas de música e dança. Uma para falar dos indicados a melhor filme, outro uma excelente referência aos musicais. A edição das músicas foi impecável! E como ele canta bem! Também gostei muito da Beyoncé que dançou com ele nesse número, excelente! Gostei que reduziram muito as piadinhas sem graça que são clássicas nessa cerimônia.





Beijos,




Pedrita

Tapete Vermelho

Assisti o The Oscars Red Carpet 2009 no E! e na TNT. Adoro essa cerimônia do filme americano, esse ano foi a 81º Annual Academy Awards. E sempre vejo no E! muito antes a chegada da maioria dos convidados. O TNT é mais econômico em mostrar os vestidos e os convidados, é melhor mesmo sempre começar no E!. Muitos esperavam que tivesse menos glamour nos vestidos, nas joias, pela crise. Mas achei certo, a moda é uma indústria que mobiliza muita mão de obra e como disse uma apresentadora, os milionários continuam milionários e para sair da crise é preciso que o consumo continue. Eu não consumia esses vestidos e joias antes da crise e vou continuar não consumindo, mas não admiro demais essa arte!
Amei o vestido da Kate Winslet, foi o que mais gostei. Ela é lindíssima, mereceu muito o Oscar de Melhor Atriz por O Leitor e sempre é muito elegante. O vestido da Kate Winslet era do ateliê do Yves Saint Laurent e foi desenhado pelo Stefano Pilati. As joias maravilhosas eram de Chopard.
Gostei demais também do vestido da Penélope Cruz, ela contou em uma entrevista que comprou esse vestido há uns anos, é um vestido de época, e esperou uma ocasião para usá-lo. Ela usou um vintage Pierre Balmain. Achei chiquérrimo, afinal, ela mostra o que se usava, o vestido estava muito atual e reverencia grandes estilistas do passado. E acho também que tem muito a ver com o perfil dessa atriz. E o vestido é belíssimo!
Foi o ano dos tomara que caia, um mais lindo que o outro. Estava chiquérrima Taraji P. Henson com um vestido belíssimo de Roberto Cavalli e joias de Fred Leighton. Eu adorei o desempenho dessa atriz em O Curioso Caso de Benjamin Button. Ela interpretou a emocionante mãe do Benjamin Button.
Não conheço essa atriz, Amy Adams, mas o vestido dela, um Carolina Herrera, era belíssimo! O colar de Fred Leighton também era maravilhoso!
Natalie Portman está sempre belíssima! Mesmo ela usando uma cor de vestido pouco convencional. O vestido dela é de Rodarte.
Gostei muito também do vestido da Vanessa Hudgens, outra atriz que não conheço, ela estava vestida com um Marchesa. Foram poucos os vestidos pretos da festa.
Acho que vocês repararam em que vestido minha doll se inspirou!






From Mata Hari e 007


Beijos,

Pedrita

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Onde Os Fracos Não Têm Vez

Assisti Onde Os Fracos Não Têm Vez (2007) dos Irmãos Coen no Telecine Premium. Eu queria muito ver esse filme por tudo o que disseram dele e fiquei esfuzeante quando soube que ia estrear no Telecine. E mais feliz ainda quando soube que seria ontem, sábado à noite. Que presente! É incrível! É de uma genialidade devastadora! Tudo é sutil, inteligente, silencioso! Uma câmera que olha sob os mesmos ângulos, os mesmos pensamentos! E uma ilógica de raciocínio surpreendente! Onde Os Fracos Não Têm Vez não se explica. Temos ao longo da narrativa algumas ideias, mas são raciocínios tão diferentes de nossa lógica que temos dificuldade de compreender tanta insanidade. Onde Os Fracos Não Têm Vez é bastante violento!

Javier Bardem está maravilhoso! Gostei muito também do homem que é constantemente perseguido por ele, interpretado por Josh Brolin. E gosto muito de outros dois atores do elenco: Tommy Lee Jones e Kelly Macdonald.
Onde Os Fracos Não Têm Vez ganhou 4 Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Melhor Roteiro Adaptado. Ganhou 2 Globos de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Melhor Roteiro e 3 prêmios no BAFTA de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Melhor Fotografia. Não consigo ver o Javier Bardem como ator coadjuvante e sim como um dos protagonistas.

Youtube: Miramax Films: No Country For Old Men Trailer


Beijos,

Pedrita