sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O Poder da Arte da Palavra

Assisti O Poder da Arte da Palavra (1994) de João Ubaldo Ribeiro no Canal Viva. Direção de Tizuka Yamasaki. É um especial com um elenco incrível. Jackson Antunes faz um poeta que aparece em uma pacata cidade. Sua musa, interpretada pela bela Maria Luísa Mendonça, toca acordeon, tem três irmãs e é a protegida do pai.

Esse poeta passa a viver na casa das raparigas onde a dona é interpretada pela Marisa Orth. Pedro Paulo Rangel é o dono da rádio da cidade e que dá voz ao poeta para declamar não só os seus poemas, mas outros de Castro Alves e Olavo Bilac. Alguns inclusive são encenados. Quem narra é  Eloísa Mafalda. Alguns outros são: Marilu Bueno e Walmor Chagas .Belo especial!
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O Senhor dos Anéis - As Duas Torres

Assisti O Senhor dos Anéis - As Duas Torres (2002) de Peter Jackson na HBO. Eu tinha visto o primeiro no cinema há vários anos, agora vi esse. É repleto de lutas e guerra. Apesar de nesse pôster estar em destaque a Liv Tyler, ela pouco aparece. Outra que aparece pouco nesse é a Cate Blanchett. Sam e Frodo continuam levando o anel, eles são interpretados por Elijah Wood e Sean Astin. Um exército foi criado para acabar com a raça humana. O Senhor dos Anéis é baseado na trilogia de J.R. Tolkien.

O elenco é extenso e talentoso: Viggo Mortensen, Brad Dourif, Ian McKellen, Orlando Bloom, Christopher Lee, Miranda Otto, Bernard Hill e Karl Urban. Algumas paisagens são belíssimas.

Feliz 2013!
Beijos,
Pedrita

domingo, 30 de dezembro de 2012

Estrela Brilhante

Assisti Estrela Brilhante (2009) de Jane Campion no Max. No canal está com  nome Brilho de uma Paixão, Estrela Brilhante é um nome do poema do John Keats (1795-1821). Estrela Brilhante conta um breve momento da vida do poeta, quando ele conheceu a sua amada Fanny Brawne. Eles eram vizinhos. Ele muito pobre, cheio de dívidas e ela uma moça com uma vida familiar pacata. No começo a família até cria uma certa resistência, já que ela não poderia se casar com ele, mas a força desse amor e cumplicidade faz a família aceitar o noivado.

Infelizmente ele fica tuberculoso, os amigos juntam dinheiro para ele ir se curar na Itália, mas ele não sobrevive lá e morre aos 25 anos. Como muitos artistas, John Keats não conseguiu viver dos seus poemas. Ela continuou amando-o, passou a andar sempre de preto e manter o anel de noivado. Li em uma biografia que ela casou 12 anos depois da morte de Keats. O amor de Fanny e Keats ficou conhecido pelas cartas que trocaram e pelos poemas de Keats. Estrela Brilhante é um filme delicado e bem realizado. Impecável a reconstituição de época, os figurinos, belíssimos lugares. Lindos os atores que fazem o casal: Abbie Cornish e  Ben Whishaw. Alguns outros do elenco são: Paul Schneider, Kerry Fox, Edie Martin, Thomas Brodie Sangster, Claudie Blakley e Antonia Campbell-Hughes. Estrela Brilhante é uma co-produção entre Austrália, Reino Unido e França

Retrato de John Keats por William Hilton

"Bright Star" - John Keats

"Bright star, would I were stedfast as thou art –
Not in lone splendour hung aloft the night
And watching, with eternal lids apart,
Like nature's patient, sleepless Eremite,
The moving waters at their priestlike task
Of pure ablution round earth's human shores,
Or gazing on the new soft-fallen mask
Of snow upon the mountains and the moors –
No – yet still stedfast, still unchangeable,
Pillow'd upon my fair love's ripening breast,
To feel for ever its soft fall and swell,
Awake for ever in a sweet unrest,
Still, still to hear her tender-taken breath,
And so live ever-- or else swoon to death."

Beijos,
Pedrita