sexta-feira, 21 de março de 2014

Colegas

Assisti Colegas (2013) de Marcelo Galvão no Telecine Premium. Adorei! É um filme de aventura, um road movie, um filme de estrada onde os protagonistas tem Síndrome de Down, Ariel Goldenberg, Rita Pook e Breno Viola. Os personagens adoram filmes, e vivem em uma instituição. O narrador é o Lima Duarte. Eles pedem então para trabalhar na discoteca da instituição, amam Thelma e Louise, então resolvem viver aventuras.

Colegas faz várias referências a filmes, consegui perceber alguns, mas nos créditos vi que não percebi vários. Agora quero ver de novo para descobrir outros. Colegas faz referências a filmes de Fellini, Blade Runner, Psicose, Três Mosqueteiros, dos Beatles andando nas faixas, dos filmes com duplas de policiais. É muito divertido! Colegas faz várias brincadeiras com os preconceitos, invertendo paradigmas, o roteiro é muito inteligente.

Dois policiais paspalhões vão atrás dos infratores, os atores são Deto Montenegro e Rui Unas. O policial com costas quentes é interpretado pelo Leonardo Miggiorin

O elenco é enorme, com muitas participações: Fernanda Couto, Marco Luque, Theo Werneck, Maytê Piragibe, Daniella Galli, Germano Pereira, Daniel Torres, Juliana Didone, Theodoro e Christiano Cochrane, Otávio Mesquita, Bibba Chuqui, Simone Teider Daniele Valente. O próprio diretor Marcelo Galvão faz uma participação. São tantas participações, divertido. Alguns atores estão em cenas que os protagonistas nem aparecem.

Colegas ganhou muitos prêmios: Melhor Filme e Direção no Festival de Gramado, Melhor Filme pelo público na Mostra Internacional de Cinema, Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Paulínia, Diva Film Festival do Chile, prêmio de Melhor Direção, Melhor Direção de Arte para Zenor Ribas e Melhor Trilha Sonora, que tem várias músicas do Raul Seixas já que os três personagens adoram. 



Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 19 de março de 2014

Conhecendo Museus - Museu Naval

Assisti Conhecendo Museus sobre o Museu Naval do Rio de Janeiro na TV Brasil. Desde que descobri esse programa eu tenho visto alguns episódios, fiquei encantada com esse. Eu vou muito ao Rio de Janeiro e fiquei surpresa que esse museu eu nunca visitei nem sabia que existia. Nesse museu há a exposição permanente O Poder Naval na Formação do Brasil. No museu há várias réplicas de navios, desde o Império. Um especialista em réplicas criou navios similares aos que trouxeram a família real ao Brasil. Também há muitas pinturas da época do Império. Há ainda réplicas pequenas dos navios que foram enviados para a Segunda Guerra. Há canhões, armamentos antigos. O programa mostrou trechos de filmes e documentários para ilustrar o que vão nos mostrando.

Ao lado é possível outros passeios, a Escola Cultural da Marinha onde é possível visitar um Submarino - Museu Riachuelo e fazer um passeio marítimo pelo Rebocador Laurindo Pitta. Há um site Diretório do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha que fala de todos esses passeios que já vou incluir na minha próxima viagem ao Rio de Janeiro. A página do programa é esse. É muito empolgante! Quem gosta de aventuras e filmes de aventuras vai amar.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 17 de março de 2014

Frango com Ameixas

Assisti Frango com Ameixas (2011) de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi no Max. Ele é francês, ela é iraniana. Frango com Ameixas é uma co-produção entre França, Alemanha e Bélgica. Eu gostei bastante, mas a questão da música me incomodou profundamente. O filme o tempo todo dizia que o violinista era um dos melhores do seu tempo, mas todos os personagens insistiam que ele não trabalhava. Ele passou 20 anos tocando pelo mundo, raramente um violinista toca como mostraram, na parte anterior do palco tocando musiquinhas melosas. E se ele era realmente um dos grandes violinistas do seu tempo seria muito mais rico que muita gente, estaria em todos os jornais, tocaria com orquestras. E não começaria a estudar só aos 21 anos. Para ser um dos melhores violinistas do seu tempo precisa começar com uns 3 a 4 anos de idade, no máximo aos 9 anos.

Nosso protagonista está desiludido. Em uma discussão com a esposa, ela quebrou o seu violino, acho que eu tinha um infarto. Ele resolve morrer então, se fecha no quarto e nesses dias que espera da morte relembra sua vida. É bem bonitinho como conta a sua história. Como disse, a parte da música me incomodou profundamente por ser tão equivocada, mas o resto é bonitinho. E o elenco é muito bom. Ele é interpretado por Mathieu Amalric. Ela por uma atriz que adoro, Maria de Medeiros. O primeiro amor por Golshifteh Farahani. O irmão é interpretado por Éric Caravaca.

As crianças são muito fofas. A menina é Enna Balland. Isabella Rossellini e Chiara Matroianni fazem participações.


Beijos
Pedrita