sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Transatlântico

Assisti a série Transatlântico (2023) de Daniel Hendler e Anna Winger na Netflix. Essa série de 7 episódios é baseada em fatos reais na Segunda Guerra Mundial. A série é baseada no livro The Flight Portfolio de Julie Orringer.

A série fala do Comitê de Resgate de Emergência, que só recentemente foi divulgado. Era um grupo em Marselha que se uniu para ajudar perseguidos da guerra a fugir da Europa. Judeus, negros e intelectuais. 
Os três líderes eram o jornalista Varian Fry (Cory Michael Smith), a patrona das artes Mary Jayne Gold (Gillian Jacobs) e o economista Albert Otto Hirschman (Lucas Englander). Como o grupo tinha muita mobilidade na sociedade local, em cargos públicos, eles conseguiam documentos, vistos, passaportes para inúmeras pessoas. Eles ficaram em uma mansão, onde as pessoas ficavam até todos os trâmites ficassem prontos. É a época que os Estados Unidos ainda não se posicionaram e muitos americanos em Marselham eram simpatizantes de nazistas por interesses econômicos.

Eles ajudaram a mais de 2000 pessoas a fugir. Entre inúmeros artistas como Hannah Arendt, Franz Werfel, Andre Breton, Max Ernst, Marcel Duchamp, Remedios Varo, Wilfredo Lam; o escultor Jacques Lipchitz e Marc Chagall.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Le Concert des Nations e Jordi Savall

Assisti ao concerto do Le Concert des Nations e Jordi Savall da série da Cultura Artística na Sala São Paulo. Uma amiga me convidou, que grande presente! Que apresentação! Eu amo música antiga, instrumentos de época, foi lindo demais! O programa trazia obras interpretadas nas festas da Versalhes Barroca durante os reinados de Luís XIII, XIV e XV. O programa impresso tinha muitos detalhes no texto. Eu que amei a série Versailles, me senti reportada aqueles momentos.

O espanhol Jordi Savall criou esse grupo em 1989 para interpretar obras entre 1600 e 1850. Depois do concerto minha amiga mostrou livros que mencionavam os compositores.

Programa completo

Guillaume Dumanoir (1615-1697)
Suíte do Balé de Estocolmo       

Monsieur Jean de Sainte-Colombe, Le Père (ca. 1640-ca. 1701)
Concerto para duas violas da gamba n. 44, “Tombeau les Regrets”                           

Marin Marais (1656-1728)
Peças de viola, 2º livro
Couplets des Folies d‘Espagne

François Couperin (1668-1733)
Concerto Real n. 2
Prelúdio: Gracieusement

Concerto Real n. 10
Lamento para violas: Lentement et douloureusement

Concerto Real n. 3
Musettes I e II / Chacona

Marin Marais (1656-1728)
La Gamme et Autres Morceaux de Symphonie n. 3

Jean-Féry Rebel (1666-1747)
Les élémens                                                                                                                              

Jean-Marie Leclair (1697-1764)
Sonata para violino ou traverso, viola e cravo n. 8, op. 2 n. 8, em ré maior           

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Carvão

Assisti Carvão (2022) de Carolina Markowicz no Canal Brasil. Eu fiquei feliz que o filme entrou no TelecinePlay no Now e comecei a ver, mas o filme não baixou inteiro, só 15 minutos. Por sorte umas semanas depois passou no Canal Brasil e gravei. Eu queria muito ver esse filme premiado! Desconcertante, diferente e inesperado!

Uma família vive precariamente em um sítio. Vivem do carvão, mas é época de baixa procura. A mãe faz quentinhas com as galinhas, faz galinha ao molho pardo. O marido procura mais trabalho. O avô está muito enfermo, vive no oxigênio, meio alheio a tudo. Irônica a cena na igreja com o padre dizendo que precisa de dinheiro. Maeve Jinkins está incrível. O filho Jean Almeida da Costa emociona. O marido é Rômulo Braga. Os vizinhos são Camila Márdila e Pedro Wagner.
A enfermeira sugere que a família esconda um traficante (César Bordón) em troca de muito, mas muito dinheiro. O traficante fica muito, mas muito incomodado com a falta de infraestrutura do lugar. Os acontecimentos vão incomodando, surpreendendo. Que filme instigante!
Beijos,
Pedrita

domingo, 24 de setembro de 2023

Kamil Pacholec

Fui ao concerto do Kamil Pacholec no Festival Chopin no Theatro São Pedro. O pianista polonês escolheu Janacek e Schumann pra intercalar com Chopin. Que estilo delicado e bonito! Incríveis as interpretações dele de Chopin! O teatro estava lotado!

Fotos de Isadora Vitti

Programa

L. Janacek – Sonata 1.X.1905

R. Schumann – Cenas da Floresta, op. 82

F. Chopin – 

Polonaise em Fá sustenido menor, op. 44

Impromptu em Fá sustenido maior, op. 36

03 Mazurkas, op. 59

Andante Spianato e Grande Polonaise Brillante, op. 22

A próxima e última apresentação do Festival Chopin será com a russa-armênia Eva Gevorgyan no Teatro B32.

Foto de @2profi

Beijos,
Pedrita