sábado, 29 de junho de 2013

A Casa das Sete Mulheres

Assisti em DVD a minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003) de Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão. Direção de Jayme Monjardim e Marcos Schetman. A Casa das Sete Mulheres é inspirado no livro de Letícia Wiezchowski. Essa minissérie foi exibida na TV Globo e novamente por coincidência começou a ser exibida no Canal Viva. Outra minissérie que vi aconteceu o mesmo enquanto assistia. Eu gostei bastante e acho muito criativa a criação de um enredo pelas mulheres que ficavam aguardando em casa seus homens na guerra. E também gosto que a minissérie conte um pouco do que foi a triste Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul.

Mas eu me incomodo com a licença poética de algumas pessoas que realmente viveram nesse período. Gosto de personagens ficcionais entre os reais, mas que os reais tenham uma história muito diferente da real eu não gosto. O elenco é enorme e incrível. As mulheres dessa foto são atrizes incríveis: Camila Morgado, Mariana Ximenez, Daniela Escobar, Eliane Giardini, Bete Mendes, Nívea Maria e Samara Felippo.

O elenco masculino também é incrível: Werner Schünemann, Murilo Rosa, Rodrigo Faro, Antônio Pompeo, Tarcísio Filho, Thiago Fragoso, Marcello Novaes, José de Abreu, Bukassa Kabengele, Zé Victor Castiel, Luís Melo, Theodoro Cochrane, Dado Donabella, Bruno Gagliasso, Zé Carlos Machado, Douglas Simon, Carmo Dalla Vecchia e Maurício Gonçalves.




A Casa das Sete Mulheres tem uma fotografia belíssima. São incríveis as cenas de guerra, são muitas cenas de batalhas, imagino a exaustão que deve ter sido realizá-las. A quantidade de figurantes é monumental. Os figurinos são impecáveis e belíssimos. No núcleo italiano, chegam para incorporar a luta o lendário Giuseppe Garibaldi interpretado pelo Thiago Lacerda e seu companheiro interpretado por Dalton Vigh. Giuseppe Garibaldi se apaixona por Anita, que se torna outra figura lendária, a Anita Garibaldi interpretada por Giovanna Antonelli. Imagino que algumas histórias sobre essas figuras lendárias nos deixem na dúvida de sua veracidade já que ídolos e lendas ampliam os fatos. Giuseppe Garibaldi era um herói da liberdade.

Me incomodei muito com as histórias ficcionais das personagens Rosário e Manuela. A da Manuela me incomodou mais porque é baseada em uma pessoa real. As duas atrizes estão ótimas, mas as personagens são muito chatas. Enquanto a família toda sofria com as agruras da guerra e muitas mortes na família as duas só sabiam chorar e suspirar por suas mesquinharias. Essa minissérie precisou ser muito longa e se arrasta em alguns momentos.

O elenco é extenso e com muitas participações. Alguns destaques do elenco são: Rosi Campos, Christiane Triceri, Viviane Porto, Ana Beatriz Nogueira, Jandira Martini, Amandha Lee,  Carla Diaz, Heitor Martinez, Arieta Correa, Mary Sheila e Carla Regina. Fazem participações: Sabrina Greve, Ney Latorraca, Ariclê Perez, Tarciana Saad, Juliana Paes e Roberto Bomtempo



Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A Lira do Delírio

Assisti A Lira do Delírio (1978) de Walter Lima Jr. no Curta!. Tenho gostado muito dos filmes que esse canal está exibindo. Em um período que pouco é passado em outros canais. Em geral passam mais antigos ou mais novos. Essa década é menos apresentada e eu vi poucos filmes desse período. A Lira do Delírio começa em um bloco de carnaval de mesmo nome. Li que o diretor pensava em fazer um documentário sobre esse bloco. Nara Leão participa das cenas no bloco.

Após a gravação resolveram fazer um longa quase no improviso. São várias cenas que aos poucos costuram um pouco uma história após esse carnaval. Uma dançarina tem o seu filho sequestrado. Essa dançarina é interpretada por Anecy Rocha que não chegou a ver o filme pronto, morreu de acidente antes. Então a edição do filme é realizada como uma homenagem a ela. Anecy Rocha é irmã de Glauber Rocha e era esposa do Walter Lima Jr.

O elenco é incrível. Claudio Marzo, Tonico Pereira, Paulo César Pereio e Antonio Pedro. A Rosita Thomaz Lopes faz uma participação. No lugar dançante alguns músicos se apresentam em uma escada, um deles é o Jamelão. A trilha sonora é de Paulo Moura.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sai de Baixo Especial

Assisti o terceiro episódio do Sai de Baixo Especial (2013) no Canal Viva. Quando estreou o Canal Viva entrou o Sai de Baixo na programação e foi um sucesso no ibope. Resolveram então fazer uns episódios especiais em comemoração aos 10 anos do programa. Eu queria muito ver.

Participaram desse revival Luís Gustavo, Miguel Falabella, Marisa Orth, Aracy Balabanian e Márcia Cabrita. Nesse episódio O Garoto do Adeus, participa a Arlete Salles. Foi bem divertido e deu saudades desse programa. Eles pareciam também se divertir e brincar. Em O Garoto do Adeus aparece uma antiga namorada do Vavá. Senti falta da participação nesses programas para matar a saudade de Claudia Gimenez e Tom Cavalcante.
O vídeo é uma chamada do primeiro episódio.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 25 de junho de 2013

O Artista

Assisti O Artista (2011) de Michel Haznavicius no Max. Esse foi um filme que não pensava em ver nos cinemas, na tv a cabo me arriscaria. É bacana, os dois atores são lindos, mas tinha uma outra ideia. Sempre achei que seria um filme nostálgico, bonito, alegre, sobre o cinema mudo. Até compreendo que quiseram contar o dilema que foi lidar com transição entre o cinema mudo e o falado, mas não imaginava que o filme cairia para um melodrama exagerado, profundamente dramático, beirando o trágico e tão arrastado que cansou.

Gostei muito dos dois atores principais interpretados por Jean Dujardin e Bérénice Bejo. Ele é francês e ela é argentina. Mas o grande personagem de O Artista é o cãozinho, amei, e uma graça como ele vive grudado no protagonista. O motorista também está ótimo, James Cromwell. Alguns outros do elenco são: John Goodman, Penelope Ann Miller e Joel Murray. O Artista começa em 1927.

Bejios,
Pedrita


domingo, 23 de junho de 2013

MIB 3

Assisti MIB 3 (2012) de Barry Sonenfeld na HBO. Eu adoro essa série de filmes, queria muito ver esse e adoro essa dupla interpretada por atores que gosto muito Will Smith e Tommy Lee Jones. O roteiro do MIB 3 é genial, eu adoro os alienígenas e como serão criados. A criatividade para desenvolver esses seres é sempre genial.

Um perigoso alienígena foge de uma prisão de segurança máxima na Lua. Esse alienígena resolve voltar ao passado para matar o K para que o alienígena não seja preso e o seu povo possa destruir a terra.

 Tudo é sempre muito criativo e engraçado. O personagem do Will Smith segue para 1969 para salvar K.  A reconstituição de época está ótima. Josh Brolin está ótimo como o K moço, parece mesmo o Tommy Lee Jones quando era moço. "O" no futuro é interpretada por Emma Thompson. A atriz Alice Eve, no passado, não se parece tanto com ela.  Adorei o Griffin interpretado por Michael Stuhlbarg, esse personagem é delicioso. Alguns outros do elenco são: Jemaine Clement, Mike Colter e Michael Chernus.

Beijos,
Pedrita