Essa obra é a Virgem com o Menino Jesus entre São João Batista e uma Santa de Giorgione (1477)
Obra Leda e o Cisne de Leonardo da Vinci.
É muito bom poder ver e rever essas obras virtualmente, mas nada é igual ao impacto de ver pessoalmente. Essa obra tem uma profundidade, um jogo tridimensional impressionante. E é enorme. Na tela do computador nós temos uma visão muito parcial do que é realmente a obra. Inclusive a obra do encarte do CCBB é uma tela bem pequena. Só na hora é que sabemos qual é a dimensão. Algumas são muito grandes, são painéis muito grandes.
Obra Aparição dos Crucifixos do Monte Aratat na Igreja de Sant´Antonio di Castello de Vittore Carpaccio (1465)
Essa obra é em óleo sobre tela, mas várias são pintadas na madeira. O CCBB é tão cuidadoso que há textos fáceis de ler e explicativos sobre o Renascimento, sobre as técnicas que foram surgindo. São 57 trabalhos. No último andar tem painéis explicativos sobre algumas obras como a Santa Ceia. E um vídeo incrível mostrando imagens das cidades onde as obras estão abrigadas, as igrejas, imagens das obras nos tetos e paredes e depois closes de algumas delas. Incrível!
Obra Madalena (1473) de Ticiano
O site do CCBB também é ótimo, mas volto a dizer, nada se compara a experiência de ter a obra na sua frente no seu tamanho original e com suas características de perspectivas. Em outubro a exposição Mestres do Renascimento - Obras-Primas Italianas segue para Brasília. Aqui fica até o dia 29 de setembro, é gratuita. Nas conversas falaram que à noite é mais vazia, não sei até que horas entregam senhas, mas umas 19h30 está mais sossegado. Aos fins de semana a espera é de 4 horas na fila.
Beijos,
Pedrita