sábado, 14 de janeiro de 2012

Salve Geral

Assisti Salve Geral (2009) de Sérgio Rezende no Festival Nacional da TV Globo. Eu tinha uma certa curiosidade em ver esse filme. É muito bem realizado tecnicamente, bom roteiro. O final culmina no ataque do PCC em São Paulo. Andréa Beltrão interpreta uma mulher que ficou viúva com um filho adolescente, ela é professora de piano e advogada, embora essa segunda ela nunca exerceu. A situação financeira dos dois fica crítica e eles se mudam para um bairro afastado. O filho sai à noite para participar de um racha com um amigo que leva uma arma. Atiram nesse amigo, ele resolve se vingar, pega a arma e atira, acerta uma adolescente que estava no grupo e ela morre. Ele é pego em flagrante e vai preso.

Essa mãe começa a tentar tirar o seu filho da cadeia. Sem dinheiro, se desespera por não conseguir contratar um bom advogado. Ela então conhece na frente da prisão uma advogada, daquelas de porta de cadeia, que começa a ajudá-la. Em troca essa mãe começa a fazer uns serviços para um grupo que chamam de o partido. O filho então é inserido no partido também na cadeia. É bem interessante a discussão, sem discutir, só com os fatos, do que é moral ou não nesse contexto. Fica difícil concordar com o que essa mulher começa a fazer, mas nos perguntamos se havia outra saída. O elenco é muito bom e ótimos atores fazem participações, já que o elenco é muito grande para mostrar toda essa organização. O garoto é interpretado por  Léo Thalor

A advogada por Denise Weinberg.  Eucir de Souza interpreta o Chico. Kiko Mascarenhas um policial violento. Otávio Martins outro policial. Bruno Perillo o Professor. Alguns outros do elenco são: Giulio Lopes, Pascoal da Conceição, Taiguara Nazareth, Chris Couto, Luciano Chirolli, Juliano Cazarré, João Signorerlli, Michel Gomes, Marizilda Rosa e Catarina Abdalla. Os outros canais podiam também criar um Festival Nacional.

Beijos,
Pedrita


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Sorriso de Mona Lisa

Assisti O Sorriso de Mona Lisa (2003) de Mike Newell na HBO Plus. Esse filme é da série "todo mundo viu menos você". Minha mãe já havia visto e gostado muito. Mas nunca dava certo para eu ver. Gostei bastante, embora seja um filme mais convencional. O que mais me agradou é a história dessa professora que almejou dar aulas em uma escola tradicional, da alta sociedade, mas ela não era convencional e obviamente sofreu as consequências de não se encaixar nos padrões. Julia Roberts interpreta a professora.

O elenco tem ótimas atrizes: Kristen Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal e Dominic West.

Beijos,
Pedrita


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Cortiço

Assisti O Cortiço (1978) de Francisco Ramalho Jr. na Sessão Interativa do Canal Brasil. Foi a última Sessão Interativa do ano e os três filmes que concorriam eram os mais votados do ano. E O Cortiço foi então o mais votado dos mais votados de 2011. Minha mãe viu nos cinemas e lembram que as sessões eram lotadas, pelo jeito o filme agrada muito ainda. Eu li o livro de Aluísio de Azevedo há uns anos e gostado muito e como minha mãe tinha gostado no cinema eu queria muito ver.

Gosto da Betty Faria, mas confesso que estranhei ela como a mulata do livro. Li que escolheram o casal Mário Gomes e Betty Faria para protagonizar o filme porque faziam muito sucesso em uma novela como par romântrico na época. O Cortiço é muito bem realizado. Difícil criar em cenário todas as casas do Cortiço e está muito bem realizado. Estranhei também a Betty Faria que mostra uma calcinha vermelha enquanto dança. É em 1890 quando poucas mulheres tinham roupa de baixo, e sempre eram brancas, as famosas roupas brancas, não existia ainda lingerie vermelho. Em geral mulheres de baixa renda como era nossa protagonista não teria nada embaixo.

Gostei muito de O Cortiço. O elenco é incrível: Armando Bógus, Ítala Nandi, Maurício do Valle, Beatriz Segall, Zaira Zamberlli, Antônio Pompêo, Jacyra Silva e Maria Alves.

Beijos,
Pedrita