sábado, 1 de outubro de 2011

O Lobisomem

Assisti O Lobisomem (2010) de Joe Johnston no Telecine Premium. Eu gosto muito desse gênero de filme e quis ver quando soube da existência pela tv a cabo. O 007 não gostou, mas quis ver mesmo assim. O Lobisomem é muito bem realizado, bela fotografia, cenários e figurinos belíssimos. Como passa no passado, tudo é caprichado. São toscas somente as cenas de ataque do lobisomem. O primeiro ataque em um grupo de ciganos é patético. O elenco é absolutamente incrível: Benício Del Toro, Anthony Hopkins e Emily Blunt. No elenco ainda estão Geraldine Chaplin, Asa Butterfield, Cristina Contes e Hugo Weavin.

O roteiro também é bom. O personagem de Benício Del Toro recebe uma carta da noiva do seu irmão que foi brutalmente assassinado. Ele retorna a casa paterna depois de anos, ele saiu de lá criança. Aos poucos vamos conhecendo esse drama familiar. Uma pena que exageraram nas cenas dos lobisomens, porque no geral a trama, elenco, produção e roteiro é boa.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Casa Amarela

Assisti A Casa Amarela de Marcia Abujamra no Teatro Cacilda Becker. É uma reestreia dessa peça que fiquei com vontade de ver quando estreou. Agora consegui. Eu gosto muito do Gero Camilo e ele faz um monólogo interpretando Vincent Van Gogh. O texto é do próprio Gero Camilo e fala do que é loucura ou sanidade, faz a ponte entre o real e irreal. Como em várias peças sobre o tema loucura, nos faz em vários momentos questionar se nós é que não somos os loucos. Van Gogh desejava criar uma casa para reunir artistas, a Casa Amarela, no sul da França, mas só Paul Gaughin vai morar lá com ele. Gero Camilo interpreta os dois na peça. Os cenários são de Karina Ades. A iluminação de Karine Spuri. Essa foto é de Cisco Vasques..A Casa Amarela fica em cartaz até o dia 6 de novembro. Os ingressos custam somente R$ 10,00 e meia-entrada.
Beijos,
Pedrita


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Recitais Eubiose - Marivone Caetano e Daniel Gonçalves

Fui aos Recitais Eubiose com a soprano Marivone Caetano e com o pianista Daniel Gonçalves. Um belo recital com um repertório lindíssimo de obras de Schubert e Strauss. Linda a voz de Marivone Caetano e gostei muito do pianista Daniel Gonçalves. Antes da interpretação de cada canção uma gravação declamava em português os poemas que iam ser interpretados. Era uma livre interpretação dos poemas originais para ajudar na compreensão. Alguns lieds traziam poemas de Goethe e Henckel.


Franz Schubert (1797-1824)

1. Fr. Schlegel: Der Fluss
2. M. v. Collin: Nacht und Träume
3. Rückert: Du bist die Ruh
4. Goethe: Rastlose Liebe
5. Goethe: Lied der Mignon
6. Goethe: Der Musensohn
7. Goethe: Gretchen am Spinnrade

Richard Strauss (1864-1949)

1.Felix Dahn: Kornblumen
2. Karl Henckel: Liebeshymnus
3. Karl Henckel: Ich schwebe
4. A. v. Arnim: Der Stern
5. A. Fr. Graf v. Schack: Schön sind, doch kalt die Himmelssterne
6. A. Fr. Graf v. Schack: Breit’ über mein Haupt…
7. A. Fr. Graf v. Schack: Barkarole

Beijos,
Pedrita

domingo, 25 de setembro de 2011

Cordel Encantado

Assisti a novela Cordel Encantado (2011) de Thelma Guedes e Duca Rachid e na TV Globo. Direção de Amora Mautner. Que novela maravilhosa! Está na lista das minhas preferidas. Bombou tanto no ibope que deve ter entrado na lista de preferidos de muita gente. Tudo impecável! Roteiro, cenografia (João Irênio) figurinos (Marie Salles e Karla Monteiro), elenco, fotografia (Fred Rangel). Utilizaram técnica de cinema, ficou impecável. As autoras se inspiraram em cordéis que misturavam histórias de contos de fadas com histórias do nordeste, cangaço e histórias de princesas. As autoras fizeram uma novela atemporal. Vestidos longos, mas com jeans telefone e automóveis. A trilha sonora também era um encanto.

Há tantos aspectos que gostei, espero não esquecer nenhum. Adoro os atores do elenco. Os casais que mais gostei foram Maria Cesária (Lucy Ramos) e Augusto (Carmo Dalla Vecchia), Jesuíno (Cauã Reymond) e Açucena (Bianca Bin), Antônia (Luíza Valdelaro) e Inácio (Maurício Destri), Doralice (Nathália Dill) e Príncipe (Jayme Matarazzo) Felipe, Euzébio (Enrique Diaz) e Virtuosa (Ana Cecília Costa) Adorei o amor bandido de Ursula (Débora Bloch, atriz que adoro) e do Capitão (Domingos Montagner), ator que ganhou o coração meu e de muitos brasileiros. Bruno Gagliasso simplesmente arrasou como o perverso Timóteo. O casal da Primeira Dama (Zezé Polessa) com Zóio Furado (Tuca Andrada)  foi hilário, mas gostava muito do casal Primeira Dama e Patácio (Marcos Caruso). Outro casal que adorava era Florinda (Emmanuelle Araújo) e Zenóbio (Guilherme Fontes), mas gostei do casal Florinda e Duque Petrus (Felipe Camargo).


Penélope (Paula Bulamarqui) e Berlarmino (João Miguel). João Miguel integrou o grupo de atores que adoro e conheci vendo filmes ou peças como Matheus Nachtergaele (Profeta), Antonio Karnewale (Médico), Mouhamed Harfouch (Farid), Zé Celso Martinez Correa (Amadeus), Enrique Diaz, Aramis Trindade e  Filó (Flávia Rubim). Cordel Encantado foi uma novela que colocou em destaque novos rostos da televisão ou mesmo da dramaturgia.

Além desses conhecidos dos palcos e do cinema lançaram atores que adorei seus personagens como Fausto (Renato Góes), Eronildes (João Fernandes), Juca (Max Lima), Inácio, Setembrino (Glicério Rosário), Bartira (Andrea Horta) Alguns dessa última lista podem ser conhecidos no cinema e teatro, mas eu não conhecia. As crianças estavam demais também, a linda, Sofia Terra (Lady Cecília), Matheus Costa (Salim), Barbara Maia (Dulcina), Caio Manhente (Zig), Nahuana Costa (Sofia) e Bernardo Simões (Omar).   Resgataram atores que adoro Renan Ribeiro (Galego) e Virtuoza.

Outros atores que adoro também estão no elenco: Bertha Loran (Rainha Mãe), Luana Martau (Lady Carlota), Osmar Prado (Batoré) Marcelo Novaes (Quiquiqui), Luiz Fernando Guimarães (Nicolau), Patrícia Werneck (Teínha),  Genésio de Barros (Padre Joaquim), Neusa (Heloísa Perissé), Emílio de Mello (General Baldini), Ilva Ninõ (Cândida), Tony Tornado (Damião), Claudia Ohana (Siá Benvinda), Isabelle Drummond (Rosa), Mariana Lima (Rainha Helena), Land Vieira (Tiburgo), Nanda Costa (Lilica), Débora Duarte (Amália), Reginaldo Farias (Cel Januário), Alinne Moraes (Rainha Cristina) e Thiago Lacerda. Adorava a turma da sala de cinema:  Wagner Molina,  Cristiane Amorim e Edimilson Barros e a dona do hotel,  Isabel Mello. Divertidíssimos também os soldadinhos de chumbo  Marcelo Flores e Alessandro Tcche.

Gostei tanto de Cordel Encantado que vivi o dilema de não querer que acabasse, mas da alegria de acabar e eu poder dividir com vocês essa obra linda. Que texto impecável. As autoras utilizavam trechos de cordéis, com o palavreado típico. Vai deixar saudades.

Beijos,
Pedrita