terça-feira, 25 de junho de 2019

A Desumanização

Assisti a peça A Desumanização no Sesc Santana. Uma amiga veio a São Paulo e me convidou para irmos ver esse espetáculo. Por coincidência eu queria muito ver pelos elogios que vem recebendo e porque gosto muito do trabalho da Fernanda Nobre. Que impressionante! Estamos impactadas até agora!
Foto de Vitor Iemini

O texto é do Valter Hugo Mãe e fiquei absurdamente impactada, quero muito ler a obra. A excelente direção é de José Roberto Jardim. Na peça são dois ambientes quase um espelho do outro. Aos poucos vamos descobrindo a história e é muito forte. Começam com as duas em movimentos sincronizados. Não tinha ideia que a Maria Helena Chira era tão parecida com a Fernanda Nobre. Sim, a caracterização ajudou profundamente, mas elas parecem uma só. Incrível as duas, a cadência, quase como uma dança. Milimétricos movimentos.
Essas fotos seguintes são de Edson Lopes Jr.
Eu sou apaixonada por tecnologia e tecnologia no teatro. Em A Desumanização foi realizada por André Grynwask e Pri Argoud que eu admiro muito o trabalho. Começam as duas em frente a uma câmera e a projeção atrás. Só que com o tempo eu comecei a achar que não era só a filmagem que aparecia atrás e sim também projeção de imagens. O que era exatamente eu não sei porque os truques eram fantásticos. Tinham imagens além do que estava sendo filmado.

Maria Helena Chira é a idealizadora do projeto, que genialidade, que escolha. A incrível cenografia é de Belisa Pelizaro, os figurinos de João Pimenta, o desenho de luz de Wagner Freire, a música de Marcelo Pelegrini. Todo coordenado, com uma unidade impressionante. Que espetáculo! Esse é o último fim de semana do espetáculo!

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Na resenha vc não diz sobre o que é a peça.
    São parecidas mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, o bom da trama é ir descobrindo. as duas entram juntas em ambientes iguais, vestidas iguais. sim, eu disse casa como moradia. amo janelas não importa que tipo de imóvel.

      Excluir
  2. Olá, Pedrita!
    Deve ser uma peça interessante com dois ambientes parecidos além da semelhança das atrizes.
    A Fernanda Nobre está diferente.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, é incrível, grande espetáculo. eu acompanho a carreira da fernanda, então não vi diferença.

      Excluir
  3. Meu filho mora em apto, Pedrita.
    É que é mesmo imenso.

    ResponderExcluir
  4. Conheço o escritor pois já li várias obras dele e vi uma série de entrevistas culturais que ele fazia para a tv.
    É um autor muito querido de um certo grupo de leitores que frequentemente desenvolve problemas sociais e psicológicos. Não li desumanização, quando saiu fiquei com a sensação de ser uma obra deprimente e na altura andava eu deprimido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, sim, é exageradamente deprimente. fez bem não ler na época.

      Excluir
  5. Que peça interessante, a gente só conhece o valor do artista no teatro.
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, acho que bons personagens existem em qq expressão artística.

      Excluir
  6. Ainda não conhecia essa peça, gostei da dica .
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que pena que não vai dar para assistir :/
    Soube que Victor Hugo Mãe deu o aval para Chira há 5 anos quando ela idealizou a peça com a mudança do livro onde a irmã gêmea morre criança, para as duas vivas.
    Victor esteve no Sesc Santana dia 16.
    Depois de passar pelo Rio e foi para Fliaraxá. A Editora Azul vai lançar 3 livros dele.
    Queria assistir a peça.
    A Fernanda Nobre está tão diferente.
    Amei seu post.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, pena mesmo. é um grande espetáculo. sim, eu vi várias entrevistas com o autor. obrigada.

      Excluir
  8. Pensei que vc tinha falado em casa porque achou grande.

    ResponderExcluir
  9. Pessoalmente me sinto muito feliz, quando deparo com obras inteligentes, que é, ao que parece, o caso desta. É uma pena que a peça não venha a ser apresentada aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, tb fico muito feliz, o brasil é muito rico em produção cultural. pena que não chegue a todas as cidades.

      Excluir
  10. Adoro a programação teatral do Sesc, até hoje não me decepcionei com nenhuma peça que fui assistir e essa com certeza não foge a regra.Adoro as suas criticas, são hiper informativas e inteligentes.Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andreia. é incrível mesmo, eclética, ampla. tem de tudo. essa peça é incrível pena q acaba esse fim de semana.

      Excluir

Cultura é vida!