quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Traídos pelo Destino

Assisti Traídos pelo Destino (2008) de Terry George no Telecine Premium. É um filme bastante difícil de assistir, mas muito bem desenvolvido. Começa com um acidente que leva uma criança a morte. Quem atropela é um homem que também é pai e está com o filho de praticamente a mesma idade e foge. O filme mostra os conflitos internos de pessoas que passaram por questões extremas. É horrível saber que aquele homem foge, dá muita raiva, mas o filme mostra também que é complexo. Que foi covarde foi, mas que o fato dele não ter prestado socorro não mudaria aquele destino trágico. E o ódio seria o mesmo porque a criança nunca mais voltaria. O filme mostra ainda a dificuldade de comunicação em situações extremas, no quanto é difícil lidar com as diferentes reações das pessoas. O quanto é difícil para um casal lidar com essas situações e o quanto abala todas as relações. É um filme muito difícil e complexo, onde é comum o sentimento de vingança, no Brasil o sentimento de impunidade é maior, mas que infelizmente a justiça, mesmo que a prisão por muitos anos, não vai trazer quem amamos de volta.

O elenco é excelente e mais uma vez vi a Jenniffer Connelly em um filme onde fala da maternidade. Os outros atores são Joaquin Phoenix, Mark Ruffalo e Mira Sorvino. As crianças são interpretadas por Elle Fanning, irmã da Dakota Fanning, Sean Curley e Eddie Alderson.






Beijos,

Pedrita

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Once

Assisti ao filme irlandês Once (2006) de John Carney no Cinemax. O diretor também assina o roteiro. Fiquei encantada com esse belíssimo filme. É sobre o período na vida de duas pessoas que sofreram uma desilusão amorosa. Ele é um músico que ajuda o pai consertando aspiradores de pó e toca nas ruas. Ela é tcheca e vive nas ruas vendendo ou revista, ou flores e fazendo serviços domésticos. Once está no Brasil com o nome de Apenas uma vez, que não tem nada a ver. O filme é praticamente música, há pouquíssimos diálogos. Ela toca piano, e também compõe um pouco. As músicas são lindas. Adoro a cena dela andando pela cidade com o aspirador de pó, passeando com ele puxando o aspirador com a maior tranquilidade, como se fosse normal. E a cena dela indo longe a pé de pantufas comprar bateria para um tocador portátil de CD.

Eu gostei muito dos dois atores e do lado musical deles. As músicas são lindas. É um filme que adoraria ter o DVD para rever incansa-velmente. Os dois são interpretados por Glen Hansard e Markéta Inglová, essa atriz e a que faz a mãe dela nasceram realmente na Tchekoslováquia. Once ganhou vários prêmios como o Oscar de Melhor Canção Original: Falling Slowly, que vou colocar no vídeo do youtube abaixo. O Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro e o Prêmio do Público, no Sundance Film Festival. Once é um filme de baixo orçamento, somente US$ 150 mil e teve muito público por onde passou, merecidamente. Once é de uma delicadeza maravilhosa!


Youtube: ONCE: Falling Slowly





Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Paraíso - Trilha Sonora

Minha mãe comprou o CD da trilha sonora da novela Paraíso (2009) da Som Livre e ouvimos nesse domingo. Eu já gostava de várias faixas e realmente o CD é muito bonito. Eu gosto demais do tema da Santinha e do Filho do Diabo, a música Jeito de Mato interpretada pela Paula Fernandes que nunca tinha ouvido falar e pelo Almir Sater. Essa canção é muito bonita. Adoro ainda a música que utilizaram na abertura, Deus e Eu no Sertão do Victor e Léo (foto abaixo), minha mãe já tinha visto esse grupo no programa do Rolando Boldrin. Gosto do jeito que essa dupla canta, sem exageros vocais. E já vi os dois tocando ao vivo na televisão, onde continuam bons e afinados. Gosto também da música tema da Aninha, Linda Menina, interpretada pelo Roger e Robson. Gosto da Ordem Natural das Coisas do Rodrigo Sater. Eu havia lido que há parentes de músicos conhecidos como Almir Sater e Renato Teixeira, até mesmo entre o elenco da novela. Outra faixa que gosto é Pitangueira, de uma cantora nova Monique Kessous.

Me surpreendi com a quantidade de grupos que des-conhecia, duplas que cantam música regional que estão no CD. Não é uma área que conheço muito, mas não tinha ouvido a maioria daquelas duplas. Gostei do CD dar oportunidade a esses músicos, onde vários trazem faixas com canções bem interpretadas. Uma inclusive canta uma bela canção do Ivan Lins e Vitor Martins, Sertaneja, interpretada por Fioravante e Guimarães. O CD ainda traz músicos bem conhecidos como Leonardo, Longe, Chitãozinho e Xororó, interpretando a clássica Chuá, Chuá e Zezé de Camargo e Luciano, Faça Alguma Coisa. Fiquei inclusive curiosa de quem fez a seleção dos músicos e das faixas porque foi bem diversificada, cuidadosa e bonita.
Youtube: Trilha "Paraíso" (2009): Jeito de Mato - Paula Fernandes e Almir Sater



Beijos,

Pedrita