sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Vou Nadar até Você

Assisti Vou Nadar Até Você (2019) de Klaus Mitteldorf no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme que tinha ouvido falar. É o primeiro filme de Bruna Marquezine. Pelo diretor ser um grande fotógrafo, o filme é muito poético e contemplativo! Bruna Marquezine interpreta Ophelia, nome dado aquele belo quadro Ofélia de John Everett Millais

Ela descobre por um jornal que seu pai alemão, que ela não conhece, está em Ubatuba para uma exposição. Ela vive em Santos, envia uma carta pra ele e diz que vai nadar até ele. Fiquei apavorada que ela passasse o filme nadando, mas não, ela vai viajando ora nadando, ora de carona de barco, moto ou carro. Não dá pra dizer que é um road movie, talvez um sea movie. 
O pai dela está com a perna engessada, então pede a um amigo, também fotógrafo, que acompanhe a trajetória da jovem, embora não explique o motivo. Como a jovem e o amigo são fotógrafos, o tempo todo vemos lindas imagens e tomadas. A trilha sonora também é lindíssima! 

O pai é interpretado pelo lindíssimo alemão Peter Ketnath, aquele ator do incrível Cinema, Aspirinas e Urubus. O amigo pelo ótimo Fernando Alves Pinto. A mãe por Ondina Clais. Aparecem ainda no filme: Marcelo Spektor, Fabio Audi, Dan Stulbach, Eliseu Paranhos e Cristina Prochaska.




Beijos.
Pedrita

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Black Christmas

Assisti Black Christimas (2019) de Sophia Takal no TelecinePlay. Eu adoro esse gênero, um pouco menos os que tem pegada adolescente, e não é que me deparei com um filme incrível? Com excelente roteiro da própria diretora. O texto fala de machismo, seita, feminicídio, é impressionante!

Começa bem tradicional, uma jovem sai à noite da escola, recebe umas mensagens assustadoras do fundador da escola morto e é morta. As amigas só estranham o desaparecimento, mas não levam muito a sério. Só a protagonista começa a estranhar os contínuos desaparecimentos. Adorei a protagonista interpretada por Imoogen Poots. Inicialmente um professor (Cary Elwes) intimida alunas na sala de aula falando de machismo usando a literatura. A jovem vê escondida um ritual com o busto do fundador da escola. No passado, a jovem foi dopada e abusada, mas ninguém acredita nela, como normalmente acontece. Quando algo acontece entre quatro paredes e é a palavra de um contra o outro, em geral acreditam na palavra do homem, se ele é rico então, aí que não acreditam mesmo. Já ouvi absurdos como dizer que a mulher teria que provar o que estava falando, quando é praticamente impossível. Ela canta o abuso na festa da escola, as perseguições as jovens aumentam. Elas não sabem, mas sistematicamente alguém está matando as mulheres da escola.
Boa parte do filme passa então com a perseguição, mas é tudo muito bem feito. Gostei muito! A mais ativista da escola é interpretada por Aleysse Shanom. Outros do elenco são: Lily Donoghue, Britany O´Grady, Caleb Eberhardt e Simon Mead.


Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Maria do Caritó

Assisti Maria do Caritó (2019) de Newton Moreno no TelecinePlay. A direção é de João Paulo Jabur. Eu queria muito ter visto nos cinemas. Lilia Cabral viajou com essa peça por bastante tempo até que resolveram fazer o filme. É poesia pura! E que elenco!


O  texto é todo de quem conta uma história, de um jeito falado que parece cantado, uma graça. Maria do Caritó é daquelas pessoas vítimas de promessa alheia. Gente que resolve ficar de bem com os santos prometendo algo que o outro tem que cumprir. Prometeram que Maria do Caritó ficaria casta e pura para o santo, cansada dessa obrigação, ela ainda pensa em casar, apesar de seu pai ter afugentado todos os pretendentes e agora ela estar na menopausa. A melhor amiga da Maria do Caritó é interpretada por Kelzy Ecard. Ela é a única que realmente quer o bem da amiga e não a explora.
O circo chega na cidade e com ele a possibilidade de mudar o seu destino. Lindas as cenas com a Juliana Carneiro da Cunha. Outros do circo são: Gustavo Vaz, Priscila Steinman e Fernando Sampaio. 

Leopoldo Pacheco está irreconhecível como o coronel. A noiva do coronel é interpretada por Alice Assef. O padre é o incrível Fernando Neves. O pai da Maria do Caritó é interpretado por Sylvio Ziber. A cigana por Larissa Bracher. Gostei demais do desfecho! Depois de tanta opressão e reza, só a liberdade faria sentido. Ser livre para ir e vir de onde quiser, conhecer o mundo. Nada de logo já se fechar em um casamento. 

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Retrato de uma Jovem em Chamas

 Assisti Retrato de uma Jovem em Chamas (2019) de Céline Sciamma no TelecinePlay. Queria muito ver esse filme, as críticas eram muito elogiosas, mas o aparecimento do filme no Now passou despercebido. Um dia, olhando o que estava disponível pra ver que tive essa surpresa. E que filme lindo! Que poesia!

Uma pintora segue para um lugar distante para fazer um retrato de uma jovem. A mãe conta que a jovem não quer posar para o retrato porque um pretendente quer ver o retrato para fazer o pedido de casamento. A mãe diz que a pintora ficará como acompanhante da filha e assim poderá vê-la para pintar escondido depois. 

A locação é belíssima, é na Bretanha, na província de Saint-Pierre-Quiberon. Ficar em um lugar que o único contato pode ser feito por horas de viagem ou mensageiro. A jovem chega na casa. É um filme que fala do feminino, mas muito de arte também. A jovem gostava de ficar no convento porque lá tinha música. Era o pouco acesso que tinha a cultura. Tanto que logo pergunta se a pintora tem algum livro com ela.

A mãe viaja e as três mulheres passam a ter uma convivência muito estreita. Lindo como o filme fala do feminino, das imposições sociais ao feminino, em uma época de poucos direitos às mulheres. A empregada da casa é a que mais sofre com essas restrições, ela está grávida e as amigas auxiliam ela a resolver a questão. Uma mulher grávida perderia o emprego e seria afastada da família. Teria duas saídas, o convento e a criança ser dada ao nascer, ou a prostituição. Era uma época de poucas possibilidades para as mulheres. Todas as atrizes são belíssimas: Noémie Merlant, Adèle Haenel, Luàna Bajrami e Valeria Golino. As cenas são delicadas, profundas e lindas. O desfecho do filme também é muito delicado e bonito. Obra de arte!

Beijos,
Pedrita

domingo, 23 de agosto de 2020

As Panteras

 Assisti As Panteras (2019) de Elizabeth Banks na HBO Go. Gostei! O começo é bem ruinzinho, com umas piadas machistas querendo mostrar que valorizam as mulheres. As piadas davam a entender que só essas mulheres eram diferentes e brilhantes, nós mortais, pelo jeito. continuam achando tudo aquilo mesmo da gente.

Depois melhora! Gostei do trio. Na verdade uma delas não faz parte do trio no filme. Elas são formadas por Kristen Stewart, Ella Balinska e Naomi Scott.  Uma delas é um gênio da tecnologia e todos querem o produto que ela criou. As Panteras começam a protegê-la, mas ela é boa em se defender também. A própria diretora integra o elenco, com um cabelo esquisitíssimo. Ainda no elenco estão: Patrick Stewart, Djimon Hounsou, Sam Clafin e Jonathan Tucker.

Beijos,
Pedrita