sábado, 14 de junho de 2014

Acessibilidade nos Aeroportos da Copa

Assisti ao documentário Acessibilidade nos Aeroportos da Copa por Nathalia Blagevitch Fernandez. Vi no facebook o link de uma matéria sobre esse documentário e os dois vídeos que estão acessíveis na internet. Postaram o vídeo no facebook Mara Gabrilli e minha colega blogueira Roseli Pedroso do Sonhos e Melodias. Gostei muito do documentário, é simples, mas muito bom porque mostra o que funciona e o que não funciona e principalmente nos mostram as necessidades dos cadeirantes. Seria excelente para passar em escolas para que entendam melhor e não ocupem lugares reservados para cadeirantes, também para qualquer lugar que precise adaptar para ver o que é melhor, o que funciona melhor e por último para equipes que estejam em treinamento para lidar com pessoas com necessidades especiais. Sem entender realmente o que precisam alguns atendentes chegam as ser surreais. Esse documentário chegou no facebook por uma matéria da Exame.

Nathalia Blagevitch Fernandez está prestes a se formar em Direito. Eu aprendi com o documentário que no Aeroporto de Porto Alegre, o banheiro acessível tem um botão que facilita abrí-lo. Nathalia conta que só tinha visto esse botão no exterior. Eu sempre que via maçanetas nos banheiros acessíveis, achava que eram muito ruins, muitas vezes estavam até com pregos frouxos, e pensava como um cadeirante conseguia utilizá-los sem ter que pedir ajuda. A independência para o cadeirante é sempre uma conquista. Que precise de auxílio em várias atividades é um fato, mas que perca o direito de autonomia porque não há acessibilidade deve ser muito frustrante.

Nathalia viajou com a mãe e um cinegrafista. A edição é muito boa. Nathalia viaja com duas cadeiras, a de rodas e o táxi acessível. Ela explicou que as bagagens dos cadeirantes vão com o emblema de prioridade para que sejam os primeiros a sair do avião. Ela mostra também outras pessoas com restrições utilizando o aeroporto e pergunta para alguns como foi. Ela perguntou também em cada aeroporto se existia uma pessoa que falasse o idioma para sinais para se comunicar com surdos. Quase todos os aeroportos naquele horário não tinha. Não dá pra saber se era fato ou desculpa. E percebi que o surdo agora fica restrito para viajar em alguns horários porque em outros não encontra que os auxilie. Nathalia elogiou tudo o que funcionou bem. E foi bastante severa com aqueles que estavam nos banheiros para cadeirantes que não eram cadeirantes. Uma foi tão grossa que se fosse minha funcionária eu tinha demitido. Vou colocar os dois vídeos para que assistam. 

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Betty & Coretta

Assisti Betty & Coretta (2013) de Yves Simoneau no Max. Gostei da sinopse, resolvi começar a ver. Esse filme foi feito para televisão e conta a história das duas viúvas de Martin Luther King e Malcolm X. Eu quero muito ler a biografia do Malcolm X. Os dois foram brutalmente assassinados. Malcolm X em frente da mulher e filhos. A mulher de Malcolm X ficou em péssima situação. Eles já viviam de favor em uma casa, ela tinha 4 meninas e estava grávida. Com o dinheiro do livro conseguiu comprar uma casa, mas continuou a precisar de ajuda.

Após as mortes trágicas de seus maridos essas mulheres passam a ter um papel predominante na política e contra o racismo. Martin Luther King ia participar de uma passeata, mas foi morto antes. A viúva pegou os seus filhos e marchou, não aceitou cancelar. Ela se tornou uma importante ativista. A viúva de Malcolm X que estava grávida acabou tendo gêmeas, mais duas meninas, totalizando 6 meninas. Ela passou a fazer trabalhos sociais e principalmente, auxiliar mulheres a serem independentes para que soubessem sobreviver sozinhas.

A situação da viúva de Malcolm X foi muito difícil, não só financeiramente e por ter muitas filhas, mas porque uma de suas filhas ficou traumatizada e criou vários problemas. A viúva de Martin Luther King sofreu com gravações feitas pelo FBI que expunham a sua intimidade. Fiquei fascinadas por essas duas mulheres fortes. Estão ótimas as atrizes: Angela Bassett e Mary J. Blige. A narradora que aparece contando a história é interpretada por Ruby Dee. Como o filme passa por vários anos o elenco é numeroso: Shinelle Azoroh, Malik Yoba, Alex C. Askew, Ayisha Issa, Gloria Reuben, Lindsay Owen Pierre, Tyler Hines e Cherise Boothe. Embora não seja um filme muito bem realizado, gostei de conhecer um pouco dessas trágicas histórias dos Estados Unidos e desse período conturbado que além da violência contra os negros, muitas eram as manifestações, inclusive contra a Guerra do Vietnã.



Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Trágicas.3

Assisti a peça Trágicas.3 no Centro Cultural Banco do Brasil. Três grandes atrizes interpretam Electra, Medeia e Antígona. A direção é concepção é de Guilheme Leme. Todas as três atrizes estão maravilhosas: Letícia Sabatella arrasa como Antígona. Em cada momento uma delas estão no palco junto com Fernando Alves Pinto e Marcello H. Os dois estão nos instrumentos, às vezes também interpretaram. Muito musical e cheias de sons impactantes o momento de Letícia Sabatella. Sempre com música ao vivo.

A força cênica de Denise Del Vecchio no palco sempre me impressiona. E ela está magnífica como Medeia. Na cena dela passa em um telão um filme realizado por Gustavo Leme e Guilherme Leme. Belíssimo filme. Miwa Yanagizawa também está muito bem como Medeia.

Incrível como esses textos são atuais, a força dessas mulheres, a humanidade, apesar de serem tragédias gregas, a atualidade de muitos dramas surpreende. Essa peça fez tanto sucesso que todos os ingressos estão esgotados até 7 de julho. Minha amiga tinha lido uma crítica na revista Carta Capital e queria muito ver, então fomos. Gostamos muito.

Beijos,
Pedrita

domingo, 8 de junho de 2014

Iberê Camargo: Um Trágico nos Trópicos

Fui a exposição Iberê Camargo: Um Trágico nos Trópicos no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Impressionante! Impactante! São belíssimas as 145 obras, entre pinturas e desenhos. Curadoria de Luiz Camillo Osório. A exposição mostra várias fases do pintor. incríveis os seus estudos com carretéis. Uma biografia na parede dizia que Iberê Camargo adorava brincar na infância com carretéis de linha e em um momento da sua carreira, fez várias obras inspiradas nos carretéis.

Obra A Idiota (1991) de Iberê Camargo

Iberê Camargo é do Rio Grande do Sul, nasceu em Restinga Seca. Estudou na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria. Ganhou uma bolsa para o Rio de Janeiro, mas abandonou o Escola Nacional de Belas Artes por não concordar com a metodologia e foi estudar com Guignard. A exposição mostra várias fases do pintor. Quando ele esteve na Europa estudou com Chirico. Só mais tarde é que passou a pintar figuras humanas e em telas enormes. Todas as obras são belíssimas. A exposição Iberê Camargo: Um Trágico nos Trópicos fica em cartaz até o dia 7 de julho e é gratuita. 

Beijos,
Pedrita