sábado, 13 de abril de 2013

Julieta dos Espíritos

Assisti em DVD Julieta dos Espíritos (1965) de Federico Fellini. Que filme magnífico! Que poesia! Que beleza estética! Que espirituoso! A bela Giulietta Masina interpreta a Julieta. Ela é uma simpática e dedicada dona de casa. Começa o filme ela se preparando para o jantar de comemoração do aniversário de casamento. Tudo nos mínimos detalhes, tudo lindo! Seu marido chega com uma turba de convidados sem avisá-la. Ela tinha preparado um jantar para dois a luz de velas.

Julieta é uma dessas mulheres que queremos como amiga, sorridente, parceira, criativa. Aos poucos vamos percebendo que seu marido está ausente, distante. Ela demora um pouco a perceber que ele pode ter outra mulher. É com uma delicadeza incrível que Fellini vai relatando a vida dessa mulher. As mulheres como sempre são belíssimas: Sandra Mil, Valentina Cortese, Valeska Gert, Luisa Della Noce, Caterina Boratto, Sylvia Koscina e Milena Vukotic. Outros do elenco são Mario Pisu e José Luis de Villalongo.

Tudo é mágico e belo. Julieta costuma ver cenas que parecem sonhos, cenas surreais vão aparecendo e ficamos encantados. A casa de Julieta é outro encantamento, não há quem não aprecia o belo jardim, os cuidados. Julieta dos Espíritos é realmente um filme para se ter o DVD e ver incansavelmente. Ver cada cena mágica, figurinos, ver detalhes. Uma perfeição!
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Gaivota no Infinito do Espelho

Assisti a peça A Gaivota no Infinito do Espelho (2013) no Espaço Satyros Um. Era a estreia desse lindo espetáculo. Essa cena do guarda-chuva é linda. O texto é de Beto Bellini, que também atua e é livremente inspirado no texto A Gaivota de Anton Tchekhov que li recentemente e comentei aqui. A direção é de Marcelo Galdino.

As fotos são de Demian Golovaty.
É um belo texto que mescla passado e futuro, no meio da peça eles montam A Gaivota, então há texto de Tchekhov e de Beto Bellini. Amo as cenas das bruxas. Beto Bellini já tinha criado o etéreo em Slavianski Bazaar em um personagem, agora são três bruxas sensuais, enigmáticas com  textos impactantes. Ainda gosto das cenas das malas. Esse texto fala do teatro, das linguagens e das relações afetivas. Gostei muito! É um elenco extenso: Gisa Guttervil, Beto Bellini, Fransérgio Araújo, Deborah Graça, Danilo Amaral, Amanda Pereira,Gustavo Merighi, Letícia Trebbi, Rebeca Zadra, Paloma Souza, Arthur Alavarse e Luci Savassa. A Gaivota no Infinito do Espelho fica em cartaz até junho.

Beijos,
Pedrita

domingo, 7 de abril de 2013

O Espantalho

Assisti em DVD O Espantalho (1973) de Jerry Schatzberg. Dois amigos interpretados pelos ótimos Gene Hackman e Al Pacino se conhecem a beira de uma estrada. Passam então a caminhar juntos e fazer planos. Os dois tem histórias muito particulares e jeito muito incomum de viver. A história do Espantalho é também inusitada.

O Espantalho passa praticamente só com os dois, mas como eles caminham muito, vários outros atores aparecem: Dorothy Tristan, Ann Wedgeworth, Richard Lynch, Penelope Allen e Eileen Brennan.

Beijos,
Pedrita