sábado, 13 de abril de 2013

Julieta dos Espíritos

Assisti em DVD Julieta dos Espíritos (1965) de Federico Fellini. Que filme magnífico! Que poesia! Que beleza estética! Que espirituoso! A bela Giulietta Masina interpreta a Julieta. Ela é uma simpática e dedicada dona de casa. Começa o filme ela se preparando para o jantar de comemoração do aniversário de casamento. Tudo nos mínimos detalhes, tudo lindo! Seu marido chega com uma turba de convidados sem avisá-la. Ela tinha preparado um jantar para dois a luz de velas.

Julieta é uma dessas mulheres que queremos como amiga, sorridente, parceira, criativa. Aos poucos vamos percebendo que seu marido está ausente, distante. Ela demora um pouco a perceber que ele pode ter outra mulher. É com uma delicadeza incrível que Fellini vai relatando a vida dessa mulher. As mulheres como sempre são belíssimas: Sandra Mil, Valentina Cortese, Valeska Gert, Luisa Della Noce, Caterina Boratto, Sylvia Koscina e Milena Vukotic. Outros do elenco são Mario Pisu e José Luis de Villalongo.

Tudo é mágico e belo. Julieta costuma ver cenas que parecem sonhos, cenas surreais vão aparecendo e ficamos encantados. A casa de Julieta é outro encantamento, não há quem não aprecia o belo jardim, os cuidados. Julieta dos Espíritos é realmente um filme para se ter o DVD e ver incansavelmente. Ver cada cena mágica, figurinos, ver detalhes. Uma perfeição!
Beijos,
Pedrita

7 comentários:

  1. Uma época, um país e um realizador em que não só se contavam grandes estórias, como se faziam obras de arte com cinema em vez de peças de venda comercial avulso.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Não lembrava mais. Agora que li o teu post me de vontade de rever.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de carteirina do Fellini, lembro quando ele morreu, fiquei muito triste, ele fez filmes incríveis nem sei dizer qual o meu preferido mas este é um dos que adoro!Beijos, Pedrita, bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. esqueci de perguntar, vc viu Amarcord? Se não viu, tem que ver!

    ResponderExcluir
  5. carlos, concordo plenamente, embora ache q muito brasileiro tem feitos filmes incríveis e originais. pena q circulem pouco e nem sempre são os mais reverenciados por aqui.

    bruxa, é uma delícia esse filme principalmente pra rever.

    anamaria, eu descobri fellini faz pouco tempo. sempre vi poucos filmes dele. amarcord cheguei a começar a ver, mas acabei não vendo o resto. preciso ver.

    ResponderExcluir
  6. Ela, a Giulietta Massina era mulher dele. Morreu pouco depois da morte dele. Um par impar!

    ResponderExcluir
  7. no dvd há uma entrevista, reproduzida em texto, brilhante sobre ela.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!