sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sete Homens e um Destino

Assisti Sete Homens e um Destino (1960) de John Sturges no Telecine Cult. Sempre quis ver esse filme, mesmo não tendo visto o do Akira Kurosawa que inspirou esse. Gostei! Ufa né? Porque eu andava vendo uns filmes bem sofríveis. Mas não é meu gênero preferido. Gosto de faroestes, mas não gosto de um filme que seja todo voltado a conflitos armados. Esses sete homens se unem aos poucos a pedido de uma aldeia pra protegê-la. O elenco é incrível: Yul Brynner, Steve McQueen, Charles Bronson, James Coburn, Robert Vaughn, Rosenda Monteros, Brad Dexter, Eli Wallach e Horst Buchholz.

Música do post: The Magnificent Seven


Get this widget Track details eSnips Social DNA





Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

El Niño de Barro

Assisti El Niño de Barro (2007) de Jorge Algora no Cinemax. Me interessei em ver esse filme porque tem a Maribel Verdú no elenco. Mas não estava gostando e achei muito ruim. É em co-produção entre Espanha e Argentina e é baseado em fatos de Buenos Aires em 1912. A fotografia é ótima, em tom sépia. Mas o filme tem um roteiro esquisito e ruim. É sobre um serial-killer que vem matando crianças. Também aborda a pedofilia. Com temas tão sérios, não dava pra querer fazer suspense, transformar em um filme policial de quem matava. Outra característica ruim é que um menino presencia até mesmo acordado os assassinatos. Então ficou ruim porque transforma um assunto grave em um show pra bilheteria e fazer um filme sensacionalista. Maribel Verdú interpreta a mãe desse menino. Outros do elenco são: Daniel Freire e Chete Lera.

Música do post: Carlos Gardel (D03) - 03 Malevito


Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A Lenda de Beowulf

Assisti A Lenda de Beowulf (2007) de Robert Zemeckis no HBO. É verdade, eu vi esse filme, li que é baseado em um poema épico de um desconhecido. Bom, vamos a confusão. Por que vi esse filme? Por que achei que era A Bússola de Ouro com a Nicole Kidman. E a bússola o 007 viu, então eu ia comentar com ele. Mas a Nicole Kidman não aparecia. Eu odiava o filme, mas pensava, uma hora melhora e uma hora ela aparece. Vi na propaganda que a Angelina Jolie aparecia, e essa apareceu, mas a Nicole Kidman não. Só depois que o filme acabou que eu descobri que troquei os filmes. Portanto, sim, eu vi esse filme medonho até o fim. Tudo é ruim. Eu tinha adorado O Expresso Polar, gosto de filmes com novas tecnologias, mas esse é muito ruim. Todo mundo está vesgo, há muito nu e muita meleca. Tudo é muito desproporcional.

Espero que os grandes atores que participaram desse filme horrível tenham tido ótimos cachês. Aí dá pra aguentar o ridículo. Como do Anthony Hopkins que aparece nu. Por sorte é computação gráfica, mas é patético assim mesmo. Angelina Jolie pelo menos aparece linda, aparece pouco e fala menos ainda. John Malkovich também está no elenco. O protagonista está canastrão demais, ainda mais que aumentaram muito o tamanho dele para ele ficar muito mais que um super herói. O efeito beira o ridículo e não o poder e a força como desejaram. Quem o interpreta muito mal é Ray Winstone. Alguns outros do elenco são: Robin Wright, Crispin Glover, Alison Lohman e Brendan Gleeson. O final então é previsível e mal resolvido. Ridículo! Estranho que não ganhou nenhum Framboesa de Ouro. Mas acho que o pior de tudo foi o 007 ficar uns 3 dias rindo da minha cara hehe.

Música do post: OST. Beowulf - Gently as she goes


Beijos,

Pedrita

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O Leitor

Assisti no cinema O Leitor (2008) de Stephen Daldry. Uma co-produção entre Estados Unidos e Alemanha. De todos os filmes que concorrem ao Oscar esse era o que mais queria ver, mas é o que está em menor número de salas, mesmo tendo estreado nessa sexta-feira. Eu e minha mãe acabamos indo no Cinemark do Shopping Eldorado. Eu adoro a Kate Winslet, ela é uma grande atriz, entre as minhas preferidas. Kate Winslet ganhou por esse filme Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante e concorre ao Oscar de Melhor Atriz. Não entendi porque o Globo de Ouro colocou a atriz na categoria de Atriz Coadjuvante já que ela é a protagonista do filme. Falei para o 007 não perder e ele disse o mesmo que eu, que é o que mais quer ver dos filmes que concorrem ao Oscar. O Leitor é maravilhoso! Tem uma trama complexa, com temas tabus. O Leitor é baseado no livro de Bernhard Schlink que quero muito ler agora.


Vou falar detalhes do filme! Gostei do início de conhecermos a delicadeza e cuidados dessa mulher. Nos afeiçoamos a ela, e só depois que conhecemos o seu passado. O Leitor fala exatamente dessa questão do julgamento. Do quanto nos achamos no direito de julgar e condenar outro ser humano, como se fôssemos melhor do que eles, e não percebendo que nos igualamos a eles. Não que devemos perdoar pecados, que sim devam ser julgados e condenados, mas não de forma parcial. Há conversas nas aulas de direito que entram em todas essas questões tabus. Que foram milhares de campos de concentração na Europa, 8 mil funcionários. Como podemos condenar funcionários que tinham um emprego e agiam sob ordens? Muitos de nós nos recusaríamos, mas não acho que seria a demissão que eles sofreriam se negando a um trabalho. Muito provavelmente o funcionário passaria a ser um "hóspede" do campo sofrendo tudo como todos os outros. E muitos podem ter se silenciado aos horrores que inclusive eram obrigados a praticar para não se tornar um desertor e morador do campo. Haviam milhares de carrascos, monstros que se divertiam de modo sádico com o poder sob aquelas pessoas que julgavam inferiores. Mas devia haver um número muito maior de outras vítimas desse sistema horroroso que só cumpriam as sórdidas ordens. É muito irônico quando 40 anos depois um homem vai na casa de um judeu que conseguiu enriquecer novamente e muito, que vive muito confortável, enquanto muitos desses funcionários continuaram vivendo com muito pouco, em situações muito precárias e marginalizados. Não que as pessoas não mereçam superar suas dores e viver dignamente, viver financeiramente muito bem. Mas todos aqueles que não puderam esconder o seu passado por serem pobres, talvez viveram a margem da sociedade.
Outra questão que é abordada é o direito de alguém de não revelar o seu segredo. O rapaz leva ao professor de direito que tem uma informação que liberará a ré da condenação maior. O professor diz que ele tem um direito moral em falar isso no tribunal, mas o rapaz diz que a ré não quer revelar a vergonha do seu segredo. O direito individual de um ser humano de arcar com as consequências, do seu silêncio. A escolha de cada um e o quanto nós temos ou não o direito de intervir.
O rapaz trabalha maravilhosamente e é interpretado pelo David Kross. Kate Wislet interpreta todas as fases do seu personagem. A maquiagem só segue no seu envelhecimento. David Kross já é substituído na idade adulta pelo ator Ralph Fiennes. Alguns outros do elenco são: Bruno Ganz, Susanne Lothar, Ludwig Blochberger, Jonas Jägermeyr, Lena Olin e Kirsten Block.

Youtube: "The Reader" - Trailer


Beijos,

Pedrita

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Feminices

Assisti Feminices (2005) de Domingos de Oliveira no Canal Brasil. Eu adoro esse diretor e não queria perder esse filme. É fantástico! O roteiro é baseado na peça teatral Confissões de Mulheres de 40 de Clarice Niskier, portanto já deduziram que o filme fala de mulheres de 40. Quatro atrizes se reúnem para discutir o roteiro dessa peça. Eu sempre me surpreendo como o Domingos de Oliveira conhece a alma feminina, a profundidade que nos vê, talvez até melhor que nós mesmas. Eu vi uma entrevista com o Domingos de Oliveira no Canal Brasil onde ele fala desse filme, que ele admira as mulheres de 40, porque elas parecem ter tempo pra tudo. Além do profissional que está intenso, filhos, muitas vezes precisam cuidar dos pais, acumulando mais funções.

Feminices traz 4 mulheres com características diferentes. Uma casada há mais de 10 anos e sem paixão, outra com paixão, mas com um marido muito ciumento, uma grávida e outro submissa a um marido. Nesse encontro adorei o diretor colocar elas plugadas na tomada como somos nós mesmas. Todas falando ao celular ao mesmo tempo, falando entre si e ainda vendo o que acontece do outro lado da rua. Apesar da reunião não ter nada de concreto, porque elas mais conversam do que falam do texto, elas montam o texto perfeitamente sem perceber, como nós mulheres somos realmente. Tudo ao mesmo tempo. Gostei também que o diretor pegou depoimentos que são gravados individualmente com homens falando o que acham das mulheres e das mulheres de 40. Assim o filme fica ágil, inteligente e completo!
As 4 são lindas e talentosas: Priscilla Rozenbaum, Dedina Bernadelli, Clarice Niskier e Cacá Mourthé. Domingos de Oliveira também contracena. Não localizei os nomes dos homens que dão os depoimentos. Gostei também que Feminices fala bastante de produção de teatro, TV e cinema. Da dificuldade de patrocínio, de cachês, exploração do mercado, desrespeito ao talento, muito inteligente!

Música do post: VIAJANTE_-_NEY_MATOGROSSO


Beijos,

Pedrita