sábado, 2 de maio de 2015

Edelton Gloeden

Fui ao recital de Edelton Gloeden na Universidade de São Paulo. Foi um recital palestra, onde outro violonista, o Luciano Cesar Morais falou do compositor Frederic Mompou. Depois Edelton Gloeden interpretou dele a Suíte Compostelana (1962/63). O repertório continuou depois com outros compositores. Gostei do formato da apresentação, recital e palestra, mas a palestra não era extensa, era suficiente. Muito bem equilibrado ficando muito interessante.

foto de Gal Oppido
Eu já tinha ouvido algumas obras de Mompou (1893-1987) interpretadas pelo próprio Edelton Gloeden que comentei em três posts aqui, mas conhecia pouco da história desse compositor. Eu não sabia que Mompou compôs mais para piano, o seu instrumento. E que só recentemente passou a ser resgatado por músicos. Gostei de conhecer um pouco de seu temperamento recluso, reservado, sempre tenho fascínio por pessoas que gostam de ficar fechadas em seus mundos e me surpreendo ainda mais quando são pessoas públicas, que precisam do mundo para que o seu trabalho seja conhecido. Mompou era catalão e Luciano falou um pouco do estilo musical e de artistas catalãs. Mompou também gostava muito de ir a Paris e estudou no Liceu onde teve contato com a efervescência cultural da época e Poulenc. Em Paris conheceu muitos artistas. Na busca por Mompou achei outra grafia para o seu nome. Federico.

Depois Edelton Gloeden intepretadou obras de Federico Moreno Torroba (1891-1982) que gosto muito. Foram executadas Nocturno (1926), Serenata Burlesca (1928) e Madroños (1929). Torroba é mais conhecido por suas zarzuelas. Desse compositor já mencionei em outros posts aqui. No repertório ainda tinha Segovia e Castelnuovo-Tedesco. Edelton Gloeden tocou em dois violões, inicialmente com um de David Hirschy e depois com um de Sérgio Abreu. Esse recital maravilhoso foi gratuito, segunda-feira quem vem tem outro diferente.

Programa completo:

Frederic Mompou – Suite Compostelana (1962/63)                                     
(1893 – 1987)           Preludio / Coral / Cuna / Recitativo / Cancion / Muiñeira
Andrés Segovia – Estudio sin luz (ed. 1954)
(1893 – 1987)
Federico Moreno Torroba – Nocturno (ed. 1926)
(1891 – 1982)                       Serenata burlesca (ed. 1928)
                                             Madroños (1929)                            
Mario Castelnuovo-Tedesco Sonata Op. 77 (1934)                   
(1895 – 1968)                           (Omaggio a Boccherini)
                                                      I – Allegro con spirito
                                                     II – Andantino, quasi canzone
                                                    III – Tempo di Minuetto
                                                    IV – Vivo ed energico





Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 30 de abril de 2015

O Grande Hotel Budapeste

Assisti O Grande Hotel Budapeste (2014) de Wes Anderson no Telecine Premium. É baseado em um texto do Stefan Zweig. Queria tanto ver, cheguei até a programar para ir ver no cinema mas um imprevisto me impediu. Finalmente consegui ver essa obra prima. É tudo e mais que disseram, daqueles filmes que ficam na memória para sempre e queremos ver inúmeras vezes. A genialidade é grande ou milimétrica.

Não sabia que começava no futuro, começa com uma moça lendo o livro do Grande Hotel Budapeste. Um escritor se hospedar no hotel, já decadente, pouco visitado e conhece o dono, que começa a contar a história do hotel. O escritor é o Jude Law, nem sabia que ele estava no elenco. Ele passa a contar a história do famoso concièrge do hotel interpretado brilhantemente por Ralph Finnes e do mensageiro interpretado pelo ótimo Tony Revolori.

Não tinha ideia do lado politicamente incorreto desse filme. O concièrge era um conquistador, amava as mulheres mais maduras e tinha relacionamentos com todas elas no hotel. Ele fazia todas muito felizes. Só nos créditos que descobri que essa da foto foi interpretada pela Tilda Swinton, irreconhecível nessa maquiagem que inclusive ganhou prêmio.

Também não tinha ideia do lado aventureiro do filme. Uma de suas adoradas morre e os familiares começam a persegui-lo pela herança. Genial. Incrível como muitos atores geniais participam, Saoirse Ronan, Adrien Brody, William Dafoe, Mathieu Almaric, Harvey Keitel, F. Murray Abraham, Bill Murray, Edward Norton, Jeff Goldblum, Bob Balaban, Tom Wilkison, Owen Wilson, Giselda Volodi, Léa Seydouw e Jason Schwartzman. O Grande Hotel Budapeste ganhou 4 Oscars: Melhor Maquiagem, Figurino, Trilha Sonora Original e Desenho de Produção. Melhor Filme no Globo de Ouro. No Festival de Berlim Grande Prêmio do Juri para Wes Anderson. E inúmeros outros prêmios em vários outros festivais, a lista é enorme. 



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 28 de abril de 2015

O Homem De La Mancha

Assisti ao musical O Homem De La Mancha do Atelier de Cultura no Teatro Popular do SESI. Queria muito ver esse espetáculo porque ouvia muitos elogios e ganhou muitos prêmios. Minha amiga já viu muitas vezes e ela me convidou. Foi ao site quando liberam os convites, tem data certa e acabam rapidamente, e conseguiu dois ingressos que são de graça. Sou muito grata a ela porque o espetáculo é maravilhoso, impecável, lindo e perfeito. Fiquei muito emocionada. O espetáculo caminha para os 100 mil espectadores.

foto de João Caldas

Miguel de Cervantes é internado em um hospício. Ele pede o direito a um julgamento e mobiliza todos para uma encenação e se transforma em Dom Quixote. Tudo é incrível, O texto é de Dale Wasserman. A música de Mitch Leigh. As letras de Joe Darion. A versão e direção desse espetáculo do Miguel Falabella. A direção cênica associada de Floriano Nogueira. Direção Musical de Carlos Bauzys. Coreografia de Katia Barros. Cenografia de Matt Kinley. Figurinos de Cláudio Tovar. Desenho de Luz de Drika Matheus. Desenho de Som de Gabriel de D´Angelo.

Foto de Roberto Ikeda

Cleto Baccic arrasa como Dom Quixote. Eles faz a caracterização de Miguel de Cervantes para Dom Quixote no palco. Incrível. Não tinha ideia que Jorge Maya cantava tão bem. Adoro esse ator, ele igualmente arrasa como Sancho e canta muito bem. Sara Sarres faz a bela Dulcinéia.  


Foto de Roberto Ikeda

O Homem De La Mancha tem um texto muito atual, o que é sonho ou realidade e porque querer a realidade se podemos transformá-la por algo melhor mesmo que só na imaginação? O musical confronta a dificuldade da vida com a capacidade de sonhar. Muito lindo! E mexe também com o tema da loucura, manicômio e o que é loucura. A questão do teatro também é debatida. Miguel Cervantes propõe um julgamento e monta um espetáculo. Os julgadores falam que não funcionou como defesa, mas Dom Quixote diz: "mas divertiu não?". Para aquelas pessoas, entediadas e confinadas em um manicômio, o teatro passou a ser um lindo respiro de lucidez e diversão. E não só para ver, mas para participar, mostrando o quanto o teatro é uma ferramenta importante para todos nós. Apesar de ter o livro há um tempo ainda não li essa obra prima de Miguel Cervantes, embora já conheça bastante a história por ser referência em várias produções culturais.

foto de João Caldas

Já vi na televisão e no teatro e gosto de vários atores que participam do elenco: Carlos Capeletti, Ivanna Domenyco e Frederico Reuter. E vários atores que não conhecia como o ótimo Guilherme Sant´Anna e  a ótima Kiara Sasso. Alguns do elenco são: Saulo Vasconcellos, Ivan Parente, Fabi Bang, Arízio Magalhães, Anelita Gallo, Luciana Milano, Clarita Galvão, Carol Isolani, Mariana Saraiva, Jana Amorin, Ditto Leite, Elton Towersey, Fellipe Guadanuci e Marcelo Góes.

Foi muito difícil selecionar fotos que dessem a dimensão do espetáculo. Os músicos ficam parcialmente visíveis por uma janela, inclusive o maestro. A música é de excelente qualidade e toda ao vivo. Participam16 músicos e 35 cantores, atores e dançarinos, inclusive a direção corporal é incrível, a agilidade, tudo fantástico. O Homem De La Mancha emprega muitos profissionais de diversas áreas. Adoro os objetos do manicômio compondo o espetáculo. Colheres, garfos, bacias, inclusive nos figurinos. As coroas de talheres de duas personagens são lindas. 


Foto de João Caldas

O programa é gratuito e lindo. Com muitas informações, fotos, letras das músicas. O Homem de La Mancha está na segunda temporada no mesmo teatro e fica até 28 de junho. O espetáculo ganhou os prêmios Melhor Espetáculo pela APCA e Aplauso BrasilMelhor Ator pela APCA para Cleto Baccic. Espero ter feito um post a altura do espetáculo e que minha amiga goste.



Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 27 de abril de 2015

O Homem Duplicado

Assisti O Homem Duplicado (2013) de Dennis Villeneuve no Telecine Play. Eu olhava pelo controle remoto os filmes disponíveis no TelecinePlay, fiquei curiosa por esse. É absolutamente genial! Mas surreal! Um belo suspense impossível, sem respostas. Incrível. O diretor é canadense. O nome original do filme é Enemy, é uma co-produção entre Canadá e Espanha e é baseado no livro de José Saramago que quero ler.

Nosso protagonista é um pacato professor de história universitário. Logo no início o texto da aula fala das ditaduras que mantém a educação baixa para poder manipular. Em um almoço na sala dos professores, um colega fala de um filme. Ele vai na locadora e assiste. Ele tem também uma relação pacata. Um namoro morno com uma bela moça. Ela vai a casa dele, eles se beijam, ela faz a janta, e eles transam, sempre tranquilamente. Dormindo ele lembra de uma cena do filme e resolve procurar. E lá está um personagem em um pequeno papel em um hotel e tem a cara dele. Muito bem feito ele procurando o nome do ator, como eu mesma faço quando não são protagonistas. Pegamos o nome do ator e vamos vendo as fotos para ver quem é. Até que ele acha e sim, é igual a ele.

Ele fica então obcecado pela vida do outro, depois essa obsessão se inverte. Muito interessante também as locações, em prédios, vários iguais, com apartamentos iguais. Bonitos, espaçosos, mas totalmente iguais. Enemy é bastante lento, inteligente, mas o tempo do suspense é genial. Quase desisti no início, lembrava o outro filme surreal que vi, mas por sorte depois fica mais normal. Gostei demais! Jake Gylenhaal faz O Homem Duplicado, eu gosto muito desse ator. As duas mulheres são interpretadas por Mélanie Laurent, atriz que adoro e Sarah Gadon. Isabella Rossellini é a mãe de um deles. O Homem Duplicado ganhou muitos prêmios, principalmente em festival de críticos.

Beijos,
Pedrita

domingo, 26 de abril de 2015

Concertos CCBB de Música Clássica

Assisti aos Concertos CCBB de Música Clássica na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco. Dessa vez se apresentaram o Quinteto SóMetais e o Conjunto de Violoncelos da Unicamp. O quinteto existe desde 1990 com músicos consagrados. O conjunto de violoncelos é liderado pelo Lars Hoefs com alunos da Unicamp. Os dois grupos tocaram um belo repertório eclético. Finalizaram os dois grupos juntos com a regência do maestro Júlio Medaglia

Crédito da foto: Alba Cantanhêde-França

Programa: 

Quinteto SóMetais


1 – Blues for Brass – Antônio Carlos Neves Campos
2 – Ode to Joy – L. V. Beethoven
3 – The Entertainer – Scott Joplin
4 – Amazing Grace – Tradicional Americano
5      – Die Bankelsangerlieder  - Anonymous
6-  2 Canções Folclóricas – Villa Lobos
7 – Music from the Royal Fireworks – Handel
8 – Carinhoso – Pixinguinha
9 – Tema Nordestino – Duda

10 – Just a Closer Walk – Tradicional Americano   

Conjunto de Violoncelos da Unicamp

Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras #1 (20 min.)

David Ashbridge: Bach a la Baiao (7 min.)
Jobim : Modinha

Piazzolla :  Adios Nonino
Corelli :  Adagio
Guerra Peixe : Mourão

Na foto Lars Hoefs. crédito da foto: Magdalena Switek

O concerto foi gratuito, estava lotadíssimo.
Beijos,
Pedrita