sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Absolutamente Certo

Assisti Absolutamente Certo (1957) de Anselmo Duarte no Canal Brasil. Esse canal colocou vários filmes desse diretor na programação. Gostei muito. É dos Estúdios Vera Cruz. É sobre um moço pobre trabalha na tipografia da lista telefônica de São Paulo e sabe todos os números de cor. O filho do dono da tipografia inscreve com más intenções o rapaz no programa Absolutamente Certo para ganhar o prêmio respondendo as perguntas dos telefones de São Paulo. Mesmo em 1957, a lista é enorme e ele sabe tudo. Ele é interpretado pelo próprio Anselmo Duarte.

Absolutamente Certo tem vários números musicais. Logo no início um trio toca samba, como na época, todos estão de terno. Há números de rock, canções. Adorei a ironia quando a moça liga o rádio tarde da noite e a mãe pede pra desligar porque nesse hora só toca música americana e ela concorda e rapidamente desliga. A mãe é interpretada pela divertida Dercy Gonçalves. Há duas moças lindíssimas interpretadas pela Odete Lara e pela Maria Dilnah. Os números musicais são: Dercy Gonçalves: Jura (Sinhô); Nilton Rezende. Não tenho lágrimas (M. Bulhões - M. Oliveira); Trio Irakitan: Agora é cinza (A. Barcellos e A.V. Marçal); Betinho e conjunto: Enrolando rock (Betinho e Heitor Carillo); Odete Lara: Quando eu digo (B. Frómeta); Trio Irakitan e Lyris Castellani: Zezé (Humberto Teixeira e Caribé da Rocha); Almir Ribeiro: Onde estou (Hervé Cordovil e Vicente Leporace). O da Odete Lara é bem fraquinho. Absolutamente Certo ganhou Prêmio Saci de Melhor Roteiro e Compositor (Enrico Simonetti), São Paulo, 1957 e Melhor Ator e Roteiro (Anselmo Duarte), Prêmio "Governador do Estado de São Paulo", SP, 1957.
Youtube:ABSOLUTAMENTE CERTO - trailer



Beijos,

Pedrita

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Crepúsculo

Assisti Crepúsculo (2008) de Catherine Hardwicke no Telecine Premium. Tinha uma certa curiosidade de ver esse filme romântico. É como qualquer filme de amor, com o diferencial que um dos apaixonados é vampiro. Quiseram inovar esse tema tão batido quanto um jovem que se apaixona por outro. Crepúsculo é um filme visualmente muito bonito, gostei de escolherem atores praticamente desconhecidos, até mesmo os que fazem os pais da moça. Mas achei Crepúsculo um filme muito adolescente e arrastado, chegou a me dar sono. Como alguns outros filmes que vi, o roteiro é previsível, mas dependendo de como fizessem o desenrolar, manteria a tensão. Não é o que acontece, é bastante óbvio e arrastado.

A expectativa é grande para que o casal venha a se entender, mas por ele ser vampiro, há um único beijo, um filme todo que aguarda o romance e fica em um único beijo. Talvez os adolescentes se conformem, mas não sei se o público adulto não se frustra. Pelo fato de ser um filme com foco no público adolescente, há gangues como os filmes do gênero, há as gangues dos vampirinhos do bem e dos vampirinhos do mal. Achei um pouco forçado querer transformar vampirinhos em bonzinhos. O casal é interpretado pelos belos: Kristen Stewart e Robert Pattinson. Alguns outros do elenco são: Billy Burke, Ashley Greene, Nikki Reed, Jacksonn Rathbone, Kellan Lutz, Christian Serratos e Anna Kendrick.


Youtube: Twilight teaser trailer OFFICIAL HD



Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Romance da Empregada

Assisti Romance da Empregada (1988) de Bruno Barreto no Canal Brasil. O roteiro é do Naum Alves de Souza. Eu queria muito ver esse filme. É comum em matérias sobre o cinema brasileiro mostrar cenas maravilhosas com a Betty Faria, ela está incrível nesse filme, pelo papel ganhou prêmio de Melhor Atriz no Festival de Havana. Romance da Empregada é pra ela, como brilha nesse filme. Betty Faria é Fausta, uma empregada doméstica nada politicamente correta. Alegre e divertida, ela está cansada da vida miserável que vive. Seu marido é interpretado pelo excelente Daniel Filho. Ela vive na periferia. A casa tem um cômodo, a cama ao lado do fogão. Tudo apertado, a parede só nos tijolos. Ela vive brigando com o marido e o filho.
Fausta conhece na estação de trem o Zé da Placa, um senhor que tem interesse nela e algum dinheiro. Ela começa então a sair com ele pra se divertir e ter tudo pago por ele. As amigas vão sempre juntas. Ele é interpretado pelo genial Brandão Filho em sua última atuação. As amigas também são ótimas atrizes: Nika Bonfim, Stela Freitas e Fafi Siqueira. O elenco é todo incrível. Fazem participações: Antônio Pedro, Cristina Pereira, Claudia Gimenez, Zezé Polessa, Tamara Taxman, Marcos Palmeira, Paulo Gracindo, Raul Gazzolla, Tonico Pereira, Ivan Setta, Neusa Borges, Arthur Costa Filho e David Pinheiro.

Youtube: Betty Faria em "Romance da Empregada"




Beijos,

Pedrita