sábado, 6 de janeiro de 2024

Pérola

Assisti Pérola (2023) de Murilo Benício no Telecine Premium. O filme estreou em uma segunda, até hoje não entrou no Now, tive que ver na busca pelo controle remoto voltando no dia que passou. Não sei se o Telecine pela internet disponibilizou o filme. É baseado no texto de Mauro Rasi. Eu vi a peça que era um sucesso, vivia lotada e tinha Vera Holtz como Pérola e foi inesquecível. Agora Pérola é Drica Moraes.

Mauro Rasi se inspirou em sua própria história, pra contar a vida de sua mãe Pérola e de sua família que vivia em Bauru, interior de São Paulo. O filme começa com a morte de sua mãe e é narrado por seu filho interpretado por Leonardo Fernandes.
O filme passa em idas e vindas contando a história dos seus pais alegres, que amavam receber, tinham uma bela casa. A piscina é um personagem, era o sonho de sua mãe e demorou anos pra ser construída. Rodolfo Vaz faz o pai. Sua irmã, Valentina Bandeira. Alguns outros do elenco são Claudia Missura, Louise Cardoso, Mariana Armellini e Lavínia Pannunzio.

Vera Holtz como Pérola.


Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Boomika

Assisti Boomika (2021) de R. Rathindran Padran na Netflix. Vendido como filme de terror, é chato uma boa parte e fica lindíssimo depois.

O começo é um filme b clássico de terror. Um bando de ator sofrível com uma história mais sofrível ainda. O lugar é belíssimo! Um jovem vai com umas amigas pra um lugar grande, com vários prédios históricos onde até abrigou uma escola, mas ainda não sabemos. Ele é contratado por uma empresa e vão construir prédios no local. Tem muita mata, prédios antigos. Tem uma histérica que só berra. Todas são lindas, vinda de Boolywood, mas elas são bem sem função. O pobre do funcionário é de casta inferior então sempre senta abaixo dos outros, de cabeça baixa.
Eles são assombrados pelo espírito de Boomika. Até eles descobrirem isso são gritos e mais gritos, falta de energia, sustos. Quando conta a história de Boomika é muito emocionante. A jovem autista vivia com o pai no colégio que não a aceitava. Ela era brilhante e ainda pintava lindamente. O mesmo que acontece nos dias de hoje acontece no colégio, um grupo chega pra expandir o espaço como no passado. A menina começa a sofrer com os cortes de árvores. É muito lindo e triste!
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Tá Só Começando

Assisti Tá Só Começando (2023) no Canal Brasil. O programa comemora os 25 anos do canal e Simone Zucolotto fez quatro entrevistas, um em cada episódio. Começando com Selton Mello e o Auto da Compadecida que estreou em 2000. Selton lembrou o quanto participou do canal, com seu programa próprio, em estreias como de Lavoura Arcaica, entre meus filmes favoritos. Lembrou que já gravou o novo Auto da Compadecida. O programa também acompanhou a transição como diretor, Selton dirigiu três filmes que amo. Ainda atua, assumiu funções, como muitos atores de sua geração.

O segundo episódio foi com Lázaro Ramos, que também teve por muito tempo um programa no canal. Eu gostei do formato desses episódios. Não eram entrevistas direto. Alguns convidados davam palpites sobre os filmes icônicos nesses 25 anos. Mas não estavam juntos. Gostei da inovação do formato. Algo que o Canal Brasil sempre ousou. Há muitos programas completamente experimentais, alguns que gosto muito.
O terceiro episódio foi com Leandra Leal. Como os dois anteriores ela também tem enveredado na direção. Na entrevista falaram da série A Vida pela Frente, que comecei a ver e não segui, quero ver. Sempre me esqueço como Leandra Leal era novinha em A Ostra e o Vento, outro filme da minha vida. Ela tinha só 13 anos na época. É uma atriz maravilhosa.

A última foi com Matheus Nachtergaele. Claro que ele lembrou de O Auto da Compadecida e de outros de seus trabalhos. Eu fiquei com a sensação que terão outros episódios, mas não achei confirmação. Até demorei pra postar porque achei que iriam vir na sequência. Eu amo o Canal Brasil, não troco pra nenhum streaming se ele não estiver. Vocês sempre falam como eu fiquei sabendo, onde fiquei sabendo de um ou outro filme, é sempre no Canal Brasil que tem matérias falando dos festivais, do que vem por aí, acompanhando gravações. Inclusive mostraram nos episódios o Canal Brasil em gravações, é sempre muito emocionante, amo bastidores. Tem um registro histórico fundamental. Dá pra ver os episódios no Now e na Globoplay, nesse se a pessoa assinar Canal Brasil junto.


Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

O Mundo Depois de Nós

Assisti O Mundo Depois de Nós (2023) de Sam Smail na Netflix. Esse filme vem sendo bem elogiado. Gostei demais! É ficção científica, mas muito filosófico! O filme foi baseado no livro de Rumaan Alan que quero muito ler.

E é com a maravilhosa Julia Roberts. Ela é arrogante e resolve viajar com a família para uma casa luxuosa afastada que tem acesso a praia. Seguem então ela, o marido e seus dois filhos. Coisas estranhas começam a acontecer, então os proprietários da casa resolvem aparecer. A cidade teve apagão. Aparece na casa o pai e a filha. A mãe estaria voltando de avião naquele dia. Os embates entre eles são incríveis. Autoritária, a que alugou a casa quer o tempo todo que os proprietários não fiquem lá. Mahershala Ali, Ethan Hawke e Myha´La estão ótimos.

Parece que só a filha do casal percebe o que acontece. Ela que vê um navio vindo em direção deles, vê os cervos, ela que percebe que algo mais profundo está acontecendo. Todos a desacreditam. Ela é a ótima Farrah Mackenzie, o irmão mala é Charlie Evans

 

Gostei do fechamento do filme. Todo o plano de governo era chegar ao momento que todos lutariam entre si. Com o egoísmo dos novos tempos, parece que não é difícil colocar uns contra os outros.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Golda

Assisti Golda (2023) de Guy Nattiv na Prime Video. Assisti na casa da minha amiga. Queria ver apesar das críticas negativas. O roteiro é de Nicholas Martin.

O filme se passa um pouco antes da Guerra do Yom Kippur, quando já tinham boatos que os egípsios iam atacar, até a morte de Golda Meir, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira-Ministra em Israel. Ela já estava muito doente, com câncer, fazendo radioterapia, enquanto tinha reuniões exaustivas com os chefes do exército e líderes dos Estados Unidos. Como o filme fala de Golda, mostra só esse lado do conflito. Mostra também o trabalho exaustivo das mulheres que ajudavam Golda, iam com ela nos procedimentos médicos. O quanto as mulheres são fundamentais na prática do cuidado.
O filme mostrou o encontro histórico entre Golda Meir e Anwar Sadat, inclusive com vídeos e imagens históricas.

Helen Mirren está incrível como Golda. Alguns outros do elenco são Camille Cottin e Liev Schreiber.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Piscina Infinita

Assisti Piscina Infinita (2023) de Brandon Cronenberg no TelecinePlay. O filme é bem elogiado! 

Eu estava achando o filme intrigante. Um escritor de sucesso (Alexander Skarsgard) de um livro só viaja com a esposa (Cleopatra Coleman) para um resort. É um lugar fictício, filmado na belíssima Croácia. Um casal (Mia Goth e Jalil Lespert) convida eles para um passeio. Eles ficam com receio de aceitar porque tinham sido orientados que o local era perigoso, mas o marido insiste. O local é realmente belíssimo. Eles voltam à noite, ele vai dirigindo, atropela uma pessoa, a jovem diz que é perigoso chamar a polícia, voltam para o resort e ele é preso no dia seguinte. 

A polícia diz que conforme o costume local, a família do morto mata o assassino. Pra não atrapalhar o turismo, o criminoso aceita sua clonagem e seu clone é morto no seu lugar. Essa surrealidade eu gostei demais. Ele passa então depois a frequentar festas sem sua esposa cada vez mais malucas e violentas. A jovem oferece um alucinógeno poderoso, diz que não sabe quanto tempo fica fazendo efeito.

O  desfecho do filme me incomodou. Tudo foi fruto do alucinógeno. O filme passa a ter uma sucessão de furos. Todos usaram o alucinógeno, só ele continuou doidão. Eu achei que o filme se esvaziou.


 

Beijos,
Pedrita