sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Damas da TV - Laura Cardoso

Assisti a entrevista da Laura Cardoso no Damas da TV no Canal Viva. É sempre muito bom ouvir o que essas grandes atrizes tem a dizer. Adoro a Laura Cardoso. Ela falou que começou no rádio e depois foi para a TV Tupi. Que ela gostava tanto do grupo, do ambiente, que recusou vários convites da TV Globo. Só seguiu para a TV Globo depois da falência da TV Tupi. A primeira novela na TV Globo foi Brilhante. Durante a entrevista passaram várias fotos e vídeos de trabalhos anteriores. Laura Cardoso destacou seus papéis nas novelas Mulheres de Areia, Caminhos das Índias e Gabriela. Falou da construção da cena em Mulheres de Areia quando sabe da morte da filha da sua personagem. Damas da TV passa toda quarta, às 21h, com reprises. No site há trechos inéditos das entrevistas.
 
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Josué e o Pé de Macaxeira

Assisti ao curta Josué e o Pé de Macaxeira (2009) de Diogo Viegas no Prime Box Brazil. Eu adoro animações. Essa cena do pôster é a inicial, divertidíssimo esse burro dando risada. Uma graça essa animação que é uma livre inspiração do João e o Pé de Feijão. Eu fico muito feliz com animações brasileiras. Para animações precisamos de alta tecnologia, os especialistas costumam ir para fora do país. Fico feliz quando conseguem realizar com tanto sucesso animações no Brasil. 

Josué e o Pé de Macaxeira ganhou muitos prêmios como no Festival de Gramado, no Anima Mundi, Festival Comunicurtas.

Eu descobri mais uma amiga blogueira que é fã de curtas, a Liliane de Paula do Paulamar.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Último Metrô

Assisti O Último Metrô (1981) de François Truffaut no Telecine Cult. Catherine Deneuve e Gerárd Depardieu, belíssimos, protagonizam esse filme ambientado na França, na Segunda Guerra Mundial. A personagem da Catherine Deneuve é dona de um teatro, seu marido e diretor desapareceu, ele é judeu, ela precisa continuar a movimentar o teatro e monta a peça que teria a direção do marido e as orientações dele no roteiro são respeitadas. A Alemanha invadiu a França e ela precisa de apoio de profissionais ligados ao nazismo para que a censura libere o texto. O Último Metrô mostra muitos detalhes da montagem de uma peça.

O último metrô era o último trem que circulava antes de fechar para servir de abrigo dos bombardeiros. O roteiro é denso, complexo, amplo. Ainda no elenco: Jean Poiret, Andréa Ferréol, Paulette Dubost, Jean-Louis Richard e René Dupré. O Último Metrô ganhou vários prêmios como César de Melhor Filme, Melhor Ator para Gerárd Depardieu, Melhor Atriz para Catherine Deneuve.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O Inventor de Sonhos

Assisti no cinema O Inventor de Sonhos (2013) de Ricardo Naunberg. Só soube desse filme quando fui ver as estreias da semana. Gostei dos nomes do elenco e do filme ser de época, resolvi ver. Não concordo com a sinopse que enfatiza um triângulo amoroso. Na verdade O Inventor de Sonhos é a história do mulato José e se passa da chegada da família real ao Brasil e até quando vão embora. O Inventor de Sonhos é um filme muito político. Impecável a reconstituição de época.

Eu gosto muito do Ícaro Silva que faz o José, mas começa com ele criança por Miguel de Oliveira. Uma graça as três crianças que atuam no filme. Quando eles ficam adultos são interpretados por Miguel Thiré e Sheron Menezes. Há um narrador que conta sobre esse período confuso com a chegada da família real, a escravidão. O Inventor de Sonhos é muito urbano. Os moradores da cidade vão sendo desalojados de suas casas para que fiquem para a corte. José quer saber sobre o seu pai. Ele ouviu que o pai era francês. Ele passa o filme procurando informações sobre o seu pai e sua origem.

Como são muitos momentos da vida desse rapaz o elenco é excelente e enorme. Paulo Bonfim faz o índio. Ricardo Blat e Stênio Garcia, os contrabandistas. Luiz Carlos Vasconcelos o comerciante de escravos, sua esposa , Guilhermina Guinle. A amante dele, Débora Nascimento, o amante dela, Emílio Orciollo Neto.

O guarda Oswaldo Mills. Fernando Alves Pinto, Dom Pedro I. Letícia Spiller, Matilde. A dona do bar, Catarina AbdalaSérgio Mamberti, Duque de Alva. Alguns outros são: Ricardo Petraglia, Michel Bercovitch, Guilherme Piva, Edimilson Barros e Lui Mendes. O Inventor de Sonhos está em poucas salas e poucos horários.

Beijos,
Pedrita

domingo, 13 de outubro de 2013

Série Novos Talentos - Edgar Gonsales e Lucas Metler

Fui ao recital da Série Novos Talentos com os pianistas Edgar Gonsales e Lucas Metler na Sociedade Brasileira de Eubiose. Adorei esse pianistas. Belíssimo e extenso repertório que interpretou Edgar Gonsales. Gostei muito das interpretações e concentração do pianista.

Edgar Gonsales interpretou:

Ludwig van Beethoven – (1770 – 1827)
Sonata Opus 2 Nº3
Allegro con brio
Adagio
Scherzo - Allegro - Trio
Allegro assai


Franz Liszt – (1811 – 1886)
St. François de Paule Marchant sur le Flots

Claude Debussy – (1862 – 1918)
Images I
Reflets dans L'eau
Hommage à Rameau
Mouvement


Lucas Metler intepretou:

Ludwig van Beethoven – (1770 – 1827)
Sonata Opus 81a
Les Adieux (Adagio - Allegro)
L'Absence (Andante espressivo)
Le Retour (Vivacissimamente)

Frederic François Chopin – (1810 – 1849)
Ballade Opus 23

No final os dois tocaram Tchaikovsky em Piano a 4 Mãos:

Piotr Ilitch Tchaikovsky – (1840 – 1893)
Waltz from "Sleeping Beauty" (arr. Rachmaninoff)
A apresentação foi gratuita.
Beijos,
Pedrita