terça-feira, 14 de junho de 2016

Divertida Mente

Assisti Divertida Mente (2015) da Disney Pixar no Telecine Premium. A direção é de Pete Docte e de Ronnie Del Carmem. De manhã vi que essa era a estreia do dia, fiquei muito eufórica. Tinha alta expectativa ainda mais quando a Marion comentou no blog dela. O post sobre Divertida Mente ela colocou aqui. Nós temos ideias parecidas e parecia uma boa indicação. E não me decepcionei, é ótimo, me emocionei muito.

Mesmo vendo a empolgação da Marion, eu não li em detalhes para não ter informações, então só depois que soube que os bonequinhos são na verdade as nossas emoções. A alegre, a tristeza, o raivoso, o medroso e a nojinho. Uma graça. Começa com a protagonista bebê. É só uma torre, alegria e tristeza se dividem. Conforme a criança vai adquirindo habilidades a mesa de controle vai aumentando, muito inteligente. As ligações com as ilhas também.

O roteiro é muito bom. A menina é feliz, tem uma família amorosa, atenta, até que eles precisam mudar de cidade, a situação financeira fica complicada. A tristeza não sabe porque quer tocar nas lembranças porque passaram a ficar tristes. A alegria interfere e tudo desanda. Gostei de falar da tristeza com tanta clareza. A alegria faz como muitos pais, não desejar que o filho sofra, que tenha desapontamentos, tentar impedir que a tristeza se instale. E isso é impossível. A tristeza é parte da vida, bem como as decepções. A alegria passa por muitos apuros até compreender isso. Lindinho também mostrar o apego há algumas fases da vida, o desejo do amigo invisível não desaparecer com o crescimento da criança, querer manter certas emoções que não cabem mais na vida.

Muito bonitinho o momento que a animação começa a mostrar os que comandam os sentimentos de outras pessoas, da mãe, do pai. A professora é totalmente inábil na escola. No primeiro dia da menina na cidade e na escola a professora pede para a menina falar com os desconhecidos da sala e a constrange assustadoramente. Total falta de psicologia. Bem feito também a evolução da menina, no momento que começa a questionar os pais, querer independência e dos pais que tem dificuldade de lidar com essa fase. Divertida Mente é muito lindo e o nome no Brasil é ótimo.


No final adorei mostrar as emoções do cachorro e do gato, divertidíssimo!

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Parece ser divertido. Ultimamente não tenho assistido muitas animações, mas tenho vontade de assistir esse.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pedrita,
    Ainda não assisti, amei a resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, que legal que você gostou do filme da Tristeza!

    Eu AMO este filme e sou encantada pela Tristeza. Engraçado que, antes de assistir ao filme, eu jurava que eu gostaria da Alegria. Que nada! caí de amores pela Tristeza, tanto que tenho duas bonecas dela! É um filme muito bem feito e um roteiro bem amarrado e me fez refletir sobre nossas emoções.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marion, eu gostei de mostrar o quanto a tristeza é importante. vivemos em uma sociedade que tenta impedir a tristeza, camuflar, o que não é bom. a alegria tenta fazer exatamente isso. a menina está triste pelas lembranças que deixou pra trás, mas a alegria não deixa que fica azul de tristeza. como muitos pais. respeitar a tristeza é importante. uma etapa importante.

      Excluir
  4. Não gostei dessa animação.
    Fui com muita expectativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu tb fui com muita expectativa e por sorte amei.

      Excluir
  5. Oi Pedrita!!

    Eu já vi adorei, achei uma animação super inteligente e não vejo a hora de sair o segundo rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Olá,Pedrita!
    Já ouvi falar super bem dessa animação, ainda não vi.
    big beijos
    Lulu - blog Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  7. Oi Pedrita amo animações e quero muito *O* assistir DivertidaMente amei a resenha e estou com as expectativas lá nas alturas!
    Parece ser tão fofinho <3 e ainda tem as emoções do cachorro e do gato own
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!