sábado, 4 de fevereiro de 2012

VIPs

Assisti VIPs (2010) de Toniko Melo no Telecine Premium. Eu tinha uma certa curiosidade em ver esse filme. Avisei minha mãe que adora o Wagner Moura, ela amou o filme. O 007 também viu e gostou. Eu gostei demais! Eu conhecia pouco da história do Marcelo Nascimento da Rocha que inspirou o filme. VIPs não chega a ser exatamente a história do Marcelo, mas fala bastante desse falsário muito inteligente. Eu não sabia que o Marcelo tinha trabalho para o tráfico na fronteira do país. Achava que os golpes dele só eram pelo mundo das celebridades. VIPs é baseado no livro de Mariana Caltabiano.

O caso que mais ficou conhecido na mídia é quando ele se passa pelo parente do Constantino, dono da Gol e consegue regalias. Mostra bem o quanto essa sociedade ávida por celebridades bajula exageradamente esse rapaz. Amaury Jr. faz uma participação como ele mesmo, já que ficou célebre a entrevista que ele fez com esse falsário. Eu achei uma entrevista com o Marcelo Nascimento da Rocha e vou colocar o link aqui. Como ele é muito bom em lábia, é difícil saber se o que ele conta é verdade. Atualmente ele está preso mas já conseguiu fugir três vezes e sempre pela lábia, ele enrola quem trabalha no presídio e consegue sair.

O elenco todo é muito bom. Como ele passa por várias situações e cidades, são vários os atores: Gisele Fróes, Julio D´Elia, Roger Golbeth, Milhem Cortaz, Arieta Corrêa, Juliano Cazzaré, Marisol Ribeiro e Norival Rizzo. VIPs ganhou Prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio e ainda nesse festival, Wagner Moura ganhou prêmio de Melhor Ator, Gisele Fróes de Melhor Atriz Coadjuvante e Júlio D´Elia, Melhor Ator Coadjuvante.

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cinzas do Passado Redux

Assisti Cinzas do Passado Redux (2008) de Wong Kar-Wai no Max. Eu adoro esse diretor. É o único filme que vi dele que é de artes marciais. A maioria aborda temas urbanos. Eu não vi o anterior. Esse é de uma beleza extraordinária. Sempre em closes, ventos, cenas lentas, Cinzas do Passado Redux tem uma trama toda entrecortada. Nosso protagonista contrata homens para matar outros homens. É um trabalho honrado, onde se contrata para limpar a honra. Ele teve uma decepção amorosa que vamos conhecendo em conta gotas.

As cenas são belíssimas e o elenco também é lindo:  Brigitte Lin, Leslie Cheung, Maggie Cheung, Tony Leun Chiu Wai, Jack Cheung e Tony Leung Ka Fai.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Luz em Agosto

Terminei de ler Luz em Agosto (1932) de William Faulkner. Comprei esse livro em um sebo por um acaso. O dono do sebo falou que tinha esse livro praticamente novo em ótimo preço e que era do autor de Som e Fúria. Não tinha lido Som e Fúria, mas pelos elogios ao texto, resolvi comprar. Parece realmente que quem colocou em um sebo esse livro pra vender nunca o tinha lido. E é exatamente o dessa capa linda e tão ilustrativa. É uma belíssima publicação da Cosac Naify.

Obra Carolina Morning (1955) de Edward Hopper

Nossa protagonista perde os pais aos 12 anos. Vai viver com um irmão já com a família constituída e é colocada no fundo da casa. Aos 16 ela engravida, vai em busca do pai da criança a pé. Ela sempre conta que ele só ia procurar emprego em outra cidade e que voltaria para buscá-la. São várias histórias que vão e vem, A forma de narrar é toda entrecortada.  O melhor dessa obra é embarcar na trama sem conhecê-la. Gostei demais!

Obra Beach Umbrellas at Blue Point (1915) de William Glackens

Trechos de Luz em Agosto de William Faulkner:

“Sentada a beira da estrada, espiando a carroça subir a colina em sua direção, Lena pensa: “Vim do Alabama: um estirão. O caminho todo do Alabama até aqui andando. Um estirão”.

“Acho que mesmo uma garota tola não precisa vir até o Mississipi para descobrir que o lugar de onde fugiu não é muito diferente ou pior do que o lugar onde está.”

“Então a cidade se penalizou por estar contente como as pessoas às vezes ficam com pena daqueles a quem obrigaram a agir como elas queriam.”

Tanto os pintores como o compositor são americanos e suas obras são do período que o livro foi escrito.




Beijos,
Pedrita

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Harry Potter e as Relíquias Da Morte: Parte 1

Assisti Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010) de David Yates na HBO. Queria muito ver, cada vez mais esses filmes ficam mais tristes e sombrios. Nossos protagonistas só tem ao pequeno grupo. Iam me emprestar a coleção dos livros de J. K. Rowlin, mas não fizeram, vou ter q procurar em outro lugar. Visualmente é muito bonito, eles viajam por lugares muito bonitos, mas é bastante triste. Realmente essa série tem ótimo texto, densidade na ação e ótimo elenco. É muito triste quando a Hermione apaga ela da sua família.

Estão ótimos agora os adolescentes: Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. Aparecem nesse: Ralph Fiennes, Bill Nighy, Helena Bonham  Carter,  Alan Rickman,  Tom Felton,  Jason Isaacs,  Timothy Spall, Imelda Staunton  e  Robbie Coltrane.


Beijos,
Pedrita


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Homens e Deuses

Assisti Homens e Deuses (2010) de Xavier Beauvoir no Max. Minha irmã e uma amiga tinham visto esse filme nos cinemas e me indicaram. Ficou bastante tempo em cartaz no cinema do Conjunto Nacional, mas não consegui ver. É triste, denso e atual. Baseado em fatos reais conta a história de monges que viveram em uma pequena cidade da Argélia em 1996. Eles viviam integrados em harmonia nessa comunidade, sendo a maioria dos moradores muçulmana. Os monges acompanham os rituais religiosos da aldeia, respeitam as religiões diferentes. Eles vivem do pouco que produzem na terra. Até que fundamentalistas começam a matar pessoas da aldeia e ameaçar os monges. Eles passam então a viver o drama de ficar ou mudar.

Homens e Deuses fala de tolerância, intolerância e diversidade. Ninguém sabe quem os executou, já que eles atraíram ódios dos militares locais e dos fundamentalistas. Dois conseguiram se esconder da prisão na madrugada. Nunca ficaram sabendo quem os levou. No elenco estão:  Lambert Wilson, Michael Lonsdale, Olivier Rabourdin, Philippe Faudenbach, Jacques Herlin, Loïc Pichon, Abdelhafid Metalsi e Farid Larbi. Homens e Deuses ganhou Melhor Filme no Festival de Cannes,  Bafta de Melhor Filme Estrangeiro,  entre outros prêmios.

Beijos,
Pedrita

domingo, 29 de janeiro de 2012

De Pernas Para o Ar

Assisti De Pernas Para o Ar (2010) de Roberto Santucci no Telecine Pipoca. Nunca tive muito ímpeto em ver esse filme, eu não curto muito comédias muito rasgadas porque normalmente são muito machistas e com essa não foi diferente. Mas na tv a cabo resolvi xeretar. Gostei do lado profissional da protagonista interpretada pela Ingrid Guimarães. Ela é uma alta executiva, ótima em vendas, acaba sendo demitida. Desiludida acaba conhecendo a sua vizinha interpretada pela Maria Paula que é dona de um sex shop caidinho. A executiva resolve turbinar o negócio, a loja que era escura, cafona como muitas são, fica clara e bonita, além de estourar em lucros. Achei bacana também que a mãe acaba querendo trabalhar no negócio. A mãe é interpretada pela Denise Weinberg.

Gostei inclusive da roupa que elas usam em um evento, colorida, sexy, mas elegante. Concordo com o texto que mostra que a executiva fica tão envolvida no trabalho que esquece de namorar o marido. Isso realmente acontece com casais que acabam não namorando. Mas achei exagerado que ela diga que nunca teve um orgasmo. O marido é interpretado pelo Bruno Garcia. O filho do casal é interpretado pelo fofo João Fernandes que interpretou o Eronildes em Cordel Encantado. O pai é interpretado pelo Antônio Pedro e a empregada pela hilária Cristina Pereira. Flávia Alessandra também está no elenco. Marcos Pasquim e Michel Bercovitch fazem participações. Pela bilheteria acho que eu sou uma das poucas que não gostou muito.



Beijos,
Pedrita