sábado, 15 de novembro de 2008

Nosferatu

Assisti Nosferatu (1922) de Friedrich Wilhelm Murnau no Telecine Cult. Esse passou na segunda quinta-feira com filmes do Expressionismo Alemão. Sempre quis ver, tinha até mesmo visto o do Werner Herzog de 1979 que faz uma homenagem a Murnau. Fazia anos que desejava ver esse, mas nunca conseguia, só via trechos em matérias sobre clássicos do cinema. É simplesmente maravilhoso! Me surpreendi com nosso jovem protagonista que vai vender um terreno para nosso vampiro e viaja para o seu castelo. Normalmente esse rapaz era feito como alguém tímido, belo e inocente. No Nosferatu de Murnau, na sua primeira aparição, seu sorriso parece de um palhaço de picadeiro. E essa característica de bobo da corte só aumenta e vemos ele mais como alguém ridículo do que como um rapaz inocente.

Sua amada em contrapartida parece mais brilhante e é ela que decide sozinha a se colocar em risco para salvar sua cidade. São surpreendentes as cenas de portas se abrindo sozinhas, caixões abrindo e fechando sozinhos. Esse filme é de 1922, fico imaginando como chegaram a solução daquelas cenas.
A maquiagem do Nosferatu também é incrível. Quem o interpreta é Max Schreck . A bela jovem é interpretada por Greta Schröder. E seu amado por Gustav von Wangenheim.

Música do post: Roses from the South
Youtube: Nosferatu trailer


Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Primeira Investigação de Montalbano

Terminei de ler A Primeira Investigação de Montalbano (2004) de Andrea Camilleri. Faz tempo que leio resenhas de suas obras no blog Paisagens da Crítica. Tanto que recentemente o autor do blog comentou que já tinha escrito nove posts sobre esse autor. E assim ele aguçava minha curiosidade sobre esse escritor. No meio do ano então comprei na Livraria Nobel esse livro que traz três histórias com o comissário Montalbano e suas investigações. É da Editora Record e traz exatamente essa capa. Esse livro é facilmente encontrado em livrarias virtuais.

Obra de Emilio Vedova

Há três histórias no livro A Primeira Investigação de Montalbano. No primeiro nosso protagonista já está em Vigatà e investiga um peixe que levou um tiro na cabeça. O segundo é quando ele é transferido para Vigatà, inclusive não está com a namorada que conhecemos no primeiro. O último ele investiga um desaparecimento de uma criança. Gostei muito do humor de nosso protagonista, das dicas culinárias, do prazer pela comida. O mais divertido mesmo é o primeiro, mas todos são geniais, muito bem escritos e virei fã desse escritor.
Obra de Valerio Adami

Anotei alguns trechos de A Primeira Investigação de Montalbano de Andrea Camilleri. Procurei não colocar algum que pudesse estragar a surpresa da descoberta das três histórias:
“Embora não se conhecessem, os dois homens que se protegiam sob o telheiro do ponto de ônibus, esperando com santa paciência a chegada do circular noturno, trocaram um sorrisinho porque, de dentro de uma enorme caixa de papelão, emborcada num canto, provinha um ronco tão forte e persistente que mais parecia uma serra elétrica.”

“Garçons elegantes, serviço discreto, irrepreensível, louça e talheres de luxo, conta de dar infarto, mas quanto aos finalmente, à substância, eles servem pratos que parecem preparados por um cozinheiro em estado de coma irreversível.”

“O senhor já leu Borges? – perguntou Montalbano
-O que é isso, um livro? – perguntou por sua vez Mongiardino, indignado.
Existem indivíduos assim, aos quais a pergunta sobre se leram um livro soa mais ofensiva do que a pergunta sobre se foram amigos íntimos de Jack, o Estripador.”

Música do post: Inspiración-Osmar Maderna-Instrumental-02-02-50



Beijos,

Pedrita

terça-feira, 11 de novembro de 2008

88 Minutos

Assisti 88 Minutos (2007) de Jon Avnet no Telecine Action. Tinha quase desistido de ver algum filme no domingo. Os bons que estavam na programação eu já tinha visto, o resto não me interessava. Comecei a ver esse por ser com o Al Pacino. É um bom filme de suspense. Esse filme veio ao Brasil diretamente em DVD. Al Pacino é um psiquiatra que analisa comportamentos de criminosos muito perigosos. Há uma série de assassinatos com mulheres e ele recebe um telefone dizendo que ele tem 88 minutos de vida. Começa então uma correria pra descobrir quem deseja matá-lo.

O filme me provocou uma reflexão sobre esses profissionais que são determinantes na condenações de criminosos perigosos. Achamos sempre tão importante a avaliação de um psiquiatra sobre esses criminosos que nos esquecemos de quanto é o seu veredicto que determina uma condenação. Não só os psiquiatras, mas os juízes, júri, que avaliam esses casos. E o quanto isso expõe essas pessoas a ódios e vinganças. É uma profissão de alto risco que pode marcar para sempre a vida dessas pessoas.
Além do Al Pacino há muitas mulheres bonitas contracenando em 88 Minutos: Alicia Witt, Leelee Sobieski, Amy Brenneman, Kristina Copeland e Deborah Kara Unger.
Música do post: Edward Shearmur - Masters of Horror Theme Song


Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ratatouille

Assisti Ratatouille (2007) de Brad Bird na HBO. Queria muito ter visto essa animação no cinema, normalmente vou com minha mãe porque ela também adora, mas não conseguimos. Ratatouille é bárbaro! Não é à toa que ganhou tantos prêmios. Nosso ratinho tem o dom do olfato. Os seus parentes e amigos ratos também, mas ele tem muito mais aguçado. E uma série de acontecimentos o levam a um restaurante. Eu li que a produção estudou pratos, fez um curso intensivo com um chef para conhecer as técnicas e experimentaram visualmente vários pratos até desejarem transformar em animação. Todo esse cuidado é visível. Também fotografaram várias imagens de Paris para que a animação fosse o mais fiel possível e realmente emocionam os momentos que nosso lindo protagonista olha para a cidade.
Adorei os personagens! Estranhei somente o final, imagino que o fato de escolherem um rato bidimensional e não brincar com os personagens deve ter sido uma estratégia e um gosto, mas eu adoro os finais com os personagens. Fiquei pensando se o rato no desenho é de algum personagem tradicional que resolveram homenagear, mas não achei nada a respeito. Estranhei ainda os pôsteres com o mesmo estilo. foi difícil achar uma imagem com os personagens. Os papéis de parede também trazem um personagem sozinho em um fundo branco, eu queria um para o meu fundo de tela, mas não achei nenhum com alguma imagem do filme.
Ratatouille ganhou Oscar, Globo de Ouro e Bafta de Melhor Filme de Animação e Grammy de Melhor Trilha Sonora - Cinema.


Música do post: michael_giacchino-le_festin


Youtube: Ratatouille - Trailer



Beijos,

Pedrita