sexta-feira, 28 de setembro de 2012

São Paulo SA

Assisti São Paulo SA (1965) de Luiz Sergio Person no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme, emblemático, belíssima fotografia, fala de um homem atormentado. Ele é levado pela sociedade e passa a se incomodar com o que o rodeia. Ele é interpretado brilhantemente por Walmor Chagas. Três mulheres passam em sua vida interpretadas por Eva Wilma, Darlene Glória e Ana Esmeralda. Etty Fraser faz uma pequena participação.

O protagonista veio para São Paulo a procura de trabalho na indústria automobilística em franca expansão e implantação. Ele vai para a Volkswagen. São Paulo SA fala de relacionamentos, machismo e trabalho, das relações trabalhistas que exploram, que enricam poucos. São Paulo SA ganhou vários prêmios: Prêmio de Público na 1a. Mostra Internacional do Novo Cinema de Pesaro (ITA), Prêmio Cabeza de Palenque no VIII Festival Internacional do Filme de Acapulco/México, Prêmio Governador do Estado, da Comissão Estadual de Cinema de São Paulo; Prêmios Saci do Jornal O Estado de S.Paulo para melhor Direção, montagem e filme.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Meu País

Assisti Meu País (2011) de André Ristum o Telecine Premium. Queria muito ver esse filme, fiquei chateada de não ter conseguido ver nos cinemas. Minha mãe também viu na tv a cabo e igualmente gostou muito. Como viram pelo pôster o elenco é incrível e faz uma participação especial o Paulo José. Começa com o personagem do Paulo José, ele passa mal dormindo e morre. Rodrigo Santoro interpreta um executivo muito bem sucedido e casado que vive na Itália, o irmão, interpretado pelo Cauã Reymond é um playboy que vive com o pai.

Os dois se reencontram no enterro e precisam lidar com as questões do falecimento do pai, firma quase falida e ainda uma irmã da amante do pai que tem problemas mentais. Essa irmã, interpretada pela Débora Falabella, vive em um sanatório que exige que ela seja integrada a família para melhorar. Os três estão incríveis. A esposa  é interpretada pela atriz italiana Anita Caprioli. O médico é interpretado pelo Eduardo Semerjian. Fazem ainda outras participações:  Niocola Siri, Luciano Chirolli e Norman Mozzato.  Meu País ganhou Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular  no Festival de Brasília e ainda Melhor Direção, Melhor Ator para Rodrigo Santoro. Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora.

Beijos,
Pedrita

domingo, 23 de setembro de 2012

O Caso Farewell

Assisti O Caso Farewell (2009) de Christian Carion no Max. Vi esse filme por um acaso, lendo a sinopse não me interessei, mas acabei assistindo. É um bom filme baseado no livro de Serguei Kostine. Em 1980, um funcionário da KGB está desiludido com o sistema, ele então começa a passar documentos para um espião francês, praticamente amador e os documentos começam a chegar aos Estados Unidos. A relação desses dois homens foi o que mais me atraiu, os dois atores estão muito bem, Guillaume Canet e Emir Kusturica.

As locações são belíssimas. Williem Dafoe faz uma participação. Ronald Regan é interpretado por Fred Ward, François Mitterrand por Philippe Magnan.  As mulheres são interpretadas por Alexandra Maria Lara,  Ingeborga Dapkunaite e Dina Korzun.

Beijos,
Pedrita