sábado, 7 de junho de 2014

Um Cara Chamado Adalício

Assisti Um Cara Chamado Adalício (2013) de Alberto Meneghetti no Curta in Box do Prime Box Brazil. É um documentário muito bem realizado e editado sobre o taxista Adalício. A narração é de Rafael Tombini. Adalício é um homem bem humorado, com uma história peculiar como muitos brasileiros. Ele trabalha em São Paulo, mas sonha ser taxista em Nova York. O estilo da narrativa do curta é muito inteligente e divertido. Gostei demais. Além do Adalício de Souza contracena no curta a sua bela filha, Nátali Cristina de Souza. Há um link do curta no Vimeo.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 3 de junho de 2014

Frankenweenie

Assisti Frankenweenie (2012) de Tim Burton no Telecine Pipoca. Essa animação estava encantada. Comecei a ver um dia, mas tive que resolver umas questões. Agendei outro dia e esqueceram de colocar o som no Telecine Pipoca. Até achei que uma hora iam reparar o erro, mas até o filme seguinte ainda não tinha som. Pelo twitter vi que é uma prática comum do canal. Só na terceira tentativa que consegui. É muito bonitinho, mas muito triste. Frankenweenie surgiu de um curta de 1984.

Tim Burton é genial e Frankenweenie tem um lado macabro que é uma graça. O garoto é muito amigo do cachorro, adora a aula de ciências e o professor de ciências. Todos os personagens são uma graça. Victor e seu cãozinho são de cortar o coração. Os pais dele também são ótimos.

Eu adorei a menina e seu gato angorá que faz previsões. Muitos personagens são esquisitinhos. Também adorei a sobrinha do prefeito e seu cãozinho poodle preto. A animação é muito bem feita. 

Beijos,
Pedrita

domingo, 1 de junho de 2014

Cine Holliúdy

Assisti Cine Holliúdy (2012) de Halder Gomes no Canal Brasil. Queria muito ver esse filme. Tinha visto uma matéria onde falava dos inúmeros espectadores, 481.203 espectadores ao cinema em 2013 e faturou 4,9 milhões de reais. O longa Cine Holliúdy veio de um curta que ganhou vários prêmios e teve muito sucesso. O longa conseguiu ser realizado pelo primeiro edital do Ministério da Cultura para filmes de baixo orçamento.

Cine Holliúdy tem várias tiradas engraçadas. Logo no início avisam que será legendado porque o filme é em cearencês. A história é mais nostálgica, já que o Francisgleydisson quer montar um cinema em uma cidade que a televisão ainda não chegou, já que a televisão vem destruindo os cinemas por onde passa. No final um letreiro me entristeceu. Dos 184 municípios do Ceará, só 5 atualmente tem cinemas. Muito triste a falta de acesso a cultura nesse país.

O ator Edmilson Filho é impagável. Ele começou estudando Kung Fu e é faixa preta de Taekwondo. As cenas de lutas são hilárias. Ele vai com a família para a cidade de Pacatuba, que inclusive é um dos apoiadores do filme. Sua mulher é interpretada por uma atriz que adoro, Miriam Freeland. Uma graça o menino que faz o filho deles, Joel Gomes. Adorei os filmes que fizeram para exibir nos cinemas. Hilários. Cine Holliúdy é uma graça, nostálgico, engraçado, com ótimas piadas, crítico com a falta de acesso a cultura, inteligente. A transposição para o longa fez em alguns momentos ficar um pouco arrastado, não tão bem editado, mas gostei bastante.

O elenco é excelente: Jorge Ritchie, Angeles Woo, Márcio Greyck, Karla Karenina e Fernanda Callou. Há participações estrelares. Roberto Bontempo faz o prefeito de Pacatuba, Falcão interpreta um cego. Alguns outros mais conhecidos são Fiorella Mattheis e Rainer Cadete. A trilha sonora de canções bregas é deliciosa.

Beijos,
Pedrita