sábado, 25 de setembro de 2010

História Real

Assisti História Real (1999) de David Lynch no Telecine Cult. Fazia tempo que queria ver esse filme, é muito lindo, me emocionei muito, mas me deprimi um pouco também. É linda a história desse senhor que resolve viajar quilômetros com uma máquina de cortar grama para rever seu irmão que teve um derrame. Esse filme é baseado em uma história real. Fiquei muito triste de ver pessoas tão bacanas vivendo de forma tão difícil. Os dois irmãos tiveram desavenças e se afastaram.

Esse homem mora com a filha. No desenrolar da trama surgem muitas histórias tristes como a da filha dele. Foi de cortar o coração. Me emocionei muito porque imagino que o meu pai faria o mesmo se só pudesse viajar em um cortador de grama para ver alguém da família, ele não mediria esforços pra conseguir o que queria. O ator está sensacional, Richard Fansworth. A filha é interpretada pela excelente Sissy Space que está majestosa. O irmão também está incrível e é interpretado pelo grande ator Harry Dean Stanton



From Mata Hari e 007
Beijos,








Pedrita

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Primeira Mulher

Terminei de ler A Primeira Mulher de Miguel Sanches Neto. Eu há anos visito o blog Paisagens da Crítica. O autor, o Júlio Pimentel Pinto, é fã desse autor e sempre lê algum livro dele e faz uma resenha, na terceira resenha dos livros do Miguel Sanches Neto eu já estava sem graça de dizer que ainda não tinha lido nada desse autor, mas que iria ler. Achei que já estava na hora de cumprir o prometido. O Júlio Pimentel Pinto inclusive tem uma ótima resenha sobre esse livro que escreveu há uns dois anos atrás. Se desejarem algo mais elaborado aconselho a lerem. O Miguel Sanches Neto também tem um blog, o Herdando Uma Biblioteca, que é inclusive o nome de um livro dele.

Painel de azulejo (2010) de Alexandre Mancini

Eu já procurava há um tempo em sebos reais e não achava. Livros recentes são raros em sebos de rua. Conversando com o Rodrigo Gurgel que também tem um blog, ele fez muitos elogios ao Estante Virtual por lá, que comprava lá com regularidade e resolvi arriscar. Cada sebo que está no Estante Virtual tem um sistema de cobrança de fretes. Alguns encarecem muito o frete a cada aquisição, então me resumi em comprar esse e mais um outro. Veio prontamente e tudo muito bem organizado. A Primeira Mulher é da editora Record

Obra de Arnaldo Battaglini

Gostei demais de A Primeira Mulher. Confesso que achei nosso protagonista uma pessoa desprezível. Ele é um quarentão que leva a vida superficialmente. Ele é professor universitário e todo o período ele tem uma aluna como "namorada" nova, desde que seja bem superficial. Aparece então uma antiga namorada, ele estava acostumado a se relacionar sempre com mocinhas. Ela é candidata, está com vários problemas de chantagem política e pede para ele ajudá-la Assim a vida dele começa a tumultuar e o livro ganha alguns ares policiais..

Escultura cinética de Jeanete Musatti

Gostei do estilo do autor e das críticas veladas ou diretas da sociedade contemporânea atual. Amei as cutucadas no sistema acadêmico que aparece sutilmente em toda a obra e as crises existenciais atuais. Miguel Sanches Neto também fala muito de política em sua obra, de uma forma que nunca tinha encontrado.  tudo muito tranquilo, a violência, a corrupção, uma aceitação e uma "normalidade" assustadora. Isso porque nosso protagonista é um professor de literatura de uma universidade. Há uma preguiça de fazer diferente, pensar diferente, parece tudo muito "normal". Estranho eu ter lido essa obra exatamente agora. Acho que o único personagem mais vivo em A Primeira Mulher, mais real, é o ex-marido da candidata que pirou com o desaparecimento do filho. Reconheci o gosto do Júlio Pimentel pelos momentos gastronômicos, é mágica a "cena" que o nosso protagonista aparece de surpresa na casa da mãe e a ajuda em uma refeição de dar água na boca. Não consigo esquecer a descrição do quibe na manteiga.

Obra acrílica sobre papel de Alexandre Nóbrega

Trechos da obra A Primeira Mulher de Miguel Sanches Neto:





“Sempre me amedrontou a idéia de ter um filho... Perdi todas as mulheres com quem me relacionei. E isso não foi o pior. Também perco, com regularidade assustadora, relógios e guarda-chuvas.Assim, cheguei aos 40 anos sozinho –sozinho e sem relógios.”

“Livraria de shopping é um verdadeiro ensaio sociológico. Os livros vão de culinária sofisticada aos eternos romances de entretenimento. Com algum esforço, achei numa prateleira secundária um livro de poemas e fiquei lendo. Era bom pensar em morte e dor naquele lugar em que tudo prometia a felicidade pelo consumo.”

Eu queria anotar muitos trechos, mas acho que a mágica está em descobri-los durante a leitura. Tanto os pintores como a música são obras recentes de artistas brasileiros.





From Mata Hari e 007
Beijos,










Pedrita

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Um Cravo Bem Variado

Ouvi o CD Um Cravo Bem Variado Volume 1 (1996) de Regina Schlochauer. Eu gosto muito deste instrumento, sua sonoridade e das composições que foram escritas para ele. E esse CD tem um repertório belíssimo: Giles Farnaby, Sweelinck, Henry Purcell, Françóis Couperin, Antoine Forqueray, Haendel, Scarlatti, Carl Philipp Bach e Johann Sebastian Bach. Esse CD foi gravado na Igreja Luterana Escandinava em São Paulo.




From Mata Hari e 007
Beijos,

From Mata Hari e 007
Pedrita

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Star Trek

Assisti Star Trek (2009) de J. J. Abrams no Telecine Premium. O 007 é fã dessa série, de tudo e insistia que eu visse esse filme, confesso que eu não estava animada. A minha amiga disse que eu não ia gostar, que é bem bobinho. É, realmente é feito bem para adolescente. Embora o roteiro central seja interessante e eles expliquem o porquê das mudanças nos comportamentos dos personagens, fica difícil acreditar que aqueles adolescentes delinquentes possam se tornar profissionais tão competentes. O amadurecimento pode preparar profissionais, mas deliquência é deliquência.

Foi muito bem feita a escolha do elenco, eles ficaram realmente parecidos com os atores da primeira série, claro que hoje com a tecnologia é possível usar recursos para ficarem mais parecidos, mas os atores ficaram ótimos. Estão no elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Leonard Nimoy, Eric Bana, Zoe Saldana, Bruce Greenwood, Karl Urban, John Choo e Simon Pegg. Ficou muito estranho a Winona Ryder como mãe do Spock. Eu gostei muito do Eric Bana como o Nero, ele não tem nenhum momento debilóide. É interessante mostrar que uma mudança no passado muda o futuro, mas eles ficarem uns debilóides e mesmo assim se tornarem chefes da principal nave é muito forçado. Há várias cenas praticamente debilóides e desnecessárias.  A trama central é muito interessante, se fosse desenvolvida com mais seriedade, teria ficado bem melhor. A ideia central é muito boa. Gostei muito que o Leonard Nimoy aparece. Vou ver se o 007 escreve sobre o filme porque ele tem um olhar bem diferente do meu e de fã,  o que dá uma visão e um texto bem diferente.


From Mata Hari e 007
Beijos,










Pedrita