sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Minha Vida é a MInha Cara

Assisti ao programa Minha Vida é Minha Cara - Faço Música Eletrônica x Faço Música Erudita no Canal Futura. Esse programa passa em uma TV local em Pernambuco e também no Canal Brasil. Nesse, músicos eruditos e DJs falam de suas vidas, hábitos e trabalho. A apresentação é do Otto e da Hermília Guedes. Nessa foto ainda está o produtor Braulio Tavares. Serão 52 episódios com áreas díspares. Dos músicos eruditos estavam um pianista, Ricardo Ballestero, uma cantora, Anna Maria Kieffer e um regente, Roberto Tibiriçá. Só consegui gravar o nome de um  músico eletrônico, o MC Galo da Rosinha, os outros não achei nada pra confirmar. E um jornalista do meio erudito, Irineu Franco Perpétuo. Mesmo entre os músicos eruditos os hábitos são muito diferentes. Gostei que mostraram esse funkeiro e alunos da Orquestra de Heliópolis falando dos estudos e de suas profissões. A Orquestra de Heliópolis integra jovens da comunidade acompanhando em todo o processo, inclusive profissionalmente, alguns já estão em orquestras no exterior fazendo aperfeiçoamento.


Anna Maria Kieffer falou de suas pesquisas em música. Ricardo Ballestero de sua paixão pelo piano. E Roberto Tibiriçá sobre o trabalho de um regente. Interessante que um músico que é DJ tem um discurso muito parecido dos músicos eruditos. Li que são 52 episódios, eu vi na quarta-feira, às 21h30, mas é preciso consultar a grade de programação no controle remoto pra localizar o programa, não achei informações na internet.

Foto de Rodolfo Nanni


Eu não localizei o vídeo desse programa no youtube, coloquei de outro episódio: Palco/Bastidores.



From Mata Hari e 007
Beijos,










Pedrita

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mr. Noon

Terminei de ler Mr. Noon (1929) de David Herbert Lawrence da Editora Nova Fronteira. Comprei esse livro em um sebo por R$ 15.00. Esse autor tem muita sorte no Brasil, diferente de outros grandes escritores que não tem uma única obra traduzida no nosso idioma, David Herbert Lawrence tem várias obras traduzidas no Brasil. Eu gosto muito desse autor, mas essa obra não me identifiquei tanto. Esse romance começou a ser escrito em 1919, mas ficou inacabado em 1929. Falam que é mais autobiográfico, embora os personagens sejam fictícios, parece muito com a vida do próprio autor. Como o autor se expõe muito na obra, acreditam que seja esse o motivo que fez com que ele não desejasse publicá-la.

Obra de Mrs Pantia Ralli de Sir Samuel Luke Fildes

Nós não conseguimos admirar muito nosso protagonista. O livro é dividido em duas partes, acreditam que o autor ia escrever dois livros que embora um seja continuação do outro, eles são bem distintos. No primeiro ele vive com o pai, faz doutorado em uma universidade e sai com uma moça, na verdade se envolve sexualmente com ela em lugares públicos. O segundo livro ele se muda para a Alemanha, começa a viver com poucos recursos, se apaixona por uma mulher casada e ela passa a viver com ele. Os dois relacionamentos são bem neuróticos, ele praticamente não expressa os seus sentimentos. O estilo da narrativa é sempre muito interessante, gosto da forma como o autor conversa com nós leitoras, em geral sempre mulheres e da forma como nos trata, como se fôssemos íntimas dele, nos dá bronca, reclama de nossa postura como se soubesse o que pensamos.

Obra Surrey Cornfields de Benjamin Williams Leader

Anotei alguns trechos de Mr. Noon de David Herbert Lawrence:



“A própria quietude dela, debruçada sobre o seu livro, foi fazendo gradualmente com que ele se sentisse constrangido.”

“- A moça tem forçosamente de ser uma inferior, um mero passatempo, não tão sério quanto seus instrumentos de química, até...
...-Ela é uma boa distração – exclamou Patty azedamente. – Uma boa distração e nada mais. Que humilhação pra ela, coitadinha!
-Eu não penso que ela ache isso – disse Gilbert.
-Não, aposto que ela não acha – riu Lewie, com seu riso lúbrico.”


Tantos os pintores como o compositor são ingleses e viveram no mesmo período que David Herbert Lawrence.




From Mata Hari e 007
Beijos,









Pedrita

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pequenas Histórias


Assisti Pequenas Histórias (2008) de Helvécio Ratton no Canal Brasil. Eu vi que ia passar esse filme na programação, achei que já tinha visto, há vários filmes com nomes parecidos, quando vi a ficha técnica percebi que não. Eu nunca tinha ouvido falar nesse filme. Vim na internet, achei o site oficial que é muito lindo e simpático como o filme. Avisei minha mãe que também viu e adorou. Marieta Severo interpreta uma contadora de histórias, enquanto ela costura, ela conta quatro histórias. Minha mãe gostou mais do conto da família que queria que o menino fosse coroinha.


Eu gostei mais do conto do Burraldo interpretado lindamente pelo Gero Camilo, esse é baseado no conto de Ricardo Azevedo. Os outros dois  foram baseados em lendas e histórias populares como a primeira, com a Iara a Mãe D´Água e um Pescador. A Iara foi interpretada pela bela Patrícia Pillar e o Pescador por Maurício Tizumba. Só a história do Papai Noel que foi criada pelo diretor. O Papai Noel é interpretado magistralmente pelo Paulo José. A dona da pensão pela Maria Gladys. Os contos foram gravados em Minas Gerais.




From Mata Hari e 007
Beijos,











Pedrita

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Jean Charles

Assisti Jean Charles (2009) de Henrique Goldman no Telecine Pipoca. Eu não desejava muito ver esse filme, mas me surpreendi. É um filme sobre imigrantes, no final que passam a morte do Jean Charles. Quase todo o filme mostra a quantidade de brasileiros que vive em Londres, muitos em situação irregular, fazendo todo o tipo de trabalho, na maioria das vezes trabalhos pesados. O diretor vive na Inglaterra. Jean Charles era um rapaz simples, que acreditava que era possível ter uma vida melhor vivendo em Londres, tanto que ele estimulava a família a ir pra lá. No apartamento que ele vivia ele acolhia um amigo e duas primas, uma inclusive é interpretada pela própria prima do Jean Charles. Outros do elenco interpretam eles mesmos.

Gostei que não idealizaram o Jean Charles, ele era um rapaz trabalhador, não tinha medo de trabalho pesado, comunicativo, ajudava as pessoas, mas também cometia erros, dava alguns jeitinhos pra permanecer no país ou ajudar algumas pessoas a permanecer no país. Selton Mello está excelente. O filme começa com a chegada da prima interpretada pela Vanessa Giácomo. O amigo é interpretado brilhantemente por Luís Miranda. O Daniel Oliveira faz uma pequena participação como o namorado da prima que fica no Brasil. O filme também mostra a tensão que ocorre quando começam os atentados terroristas no metrô. O próprio grupo se assusta e fica preocupado. Jean Charles é confundido com um rapaz que tinha largado uma mochila que depois explodiu. Que eles tivessem preso por engano o Jean Charles pra interrogá-lo seria compreensível, mas vários policiais atiram no metrô a queima roupa sem nem ao menos checar nada, nem documentos. Quando viram a besteira que fizeram tentaram abafar como puderam. Tentaram impedir os amigos de vê-lo, alegaram que ele correu, quando ele na verdade ficou sentado e foi alvejado na maioria pelas costas, ajudaram e indenizaram pouco a família. Infelizmente até hoje eles tentam encobertar o caso e os policiais estão impunes, mas impunidade no Brasil e culpados soltos é o que não falta.




From Mata Hari e 007
Beijos,









Pedrita

domingo, 1 de agosto de 2010

Glória Pires - Almanaque

Assisti a entrevista da Glória Pires no Almanaque da GloboNews. Minha mãe que me avisou que a entrevista ia começar. A atriz fala dos 40 anos de carreira que foi relatado em um livro. Eu adoro essa atriz, sua carreira e a família. Glória Pires falou de seus personagens marcantes como nas novelas Vale Tudo, Mulheres de Areia e na série Memorial de Maria Moura. Mostraram cenas dela em novelas, no início, criança, que eu não conhecia. Quem entrevista é a Sônia Bridi. Eu gosto muito do programa Almanaque que sempre faz ótimas entrevistas.



From Mata Hari e 007
Beijos,








Pedrita