sexta-feira, 14 de março de 2014

Senhorita Júlia e a Despedida de Si Mesma

Assisti a peça Senhorita Júlia e a Despedida de Si Mesma no Teatro Augusta. É uma livre adaptação da Senhorita Júlia de August Strindberg que li e comentei aqui. O roteiro é de Beto Bellini e a direção de Heitor Saraiva. Gostei muito. Nessa adaptação a Senhorita Júlia é uma apresentadora de televisão. Seu pai austero é um rico diretor de comunicação. Essa adaptação fala muito de produção cultural, teatro e televisão. Beto Bellini encerra a trilogia onde ele debate as mídias e usa o teatro da palavra. O elenco é muito bom. A Senhorita Júlia é interpretada brilhantemente por Amanda Pereira. O pai por Beto Belllini.

O casal de teatro é interpretado pelo Eduardo Pellizari e pela Rebeca Zadra. Beto Bellini trabalha sempre com personagens etéreos e eu adoro esses momentos. Incrível a interpretação e as cenas de Paloma Souza, não vou contar aqui porque perde o impacto. Danilo Amaral faz outro personagem etéreo. A esposa desse rico empresário é interpretada pela Patrícia Palhares. Os atores que interpretam os filhos também estão excelentes Rafael Dib e Dico Paz.

Belíssimos figurinos de Milton Fucci. Durante a peça são exibidos filmes que complementam a trama. Os filmes foram realizados por Fernando Rick. Senhorita Júlia e a Despedida de Si Mesma fica em cartaz até 10 de abril no Teatro Augusta. Reestreia dia 11, no Espaço Parlapatões.

As fotos são de Demian Golovaty

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 12 de março de 2014

Farrapo Humano

Assisti Farrapo Humano (1945) de Billy Wilder no Telecine Cult. O meu amigo blogueiro do Geocrusoé é de Portugal e nem vai imaginar de que filme estou falando tal a diferença de nome do original que é The Lost Weekend. Muito mais interessante. É um filme muito difícil, sobre um alcoolatra. Ele vive para beber.

Ray Milland está incrível. A mulher que não desiste dele é interpretada por Jane Wymann. The Lost Weekend é angustiante, claustrofóbico. Alguns outros do elenco são Doris Dowling, Howard da Silva e Phillip Terry.


The Lost Weekend ganhou Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia. Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático, Melhor Diretor e Melhor Ator. No Festival de Cannes ganhou prêmio de Melhor Ator e Grande Prêmio para o Diretor.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 10 de março de 2014

O Tempo Redescoberto

Assisti em DVD O Tempo Redescoberto (1999) de Raoul Ruiz. Eu comprei esse DVD por aquela Coleção Folha Grandes Livros no Cinema. A capa desse filme na coleção é bem estranha, é a foto do John Malkovich, ele até tem um papel importante, mas quem interpreta o Marcel Proust é Marcelo Mazzarella. E eu não comprei pela capa e sim pelo título, já que amei Em Busca do Tempo Perdido de Proust que comentei aqui.

Raoul Ruiz é um diretor chileno, naturalizado francês. Ele se exilou na França na época da ditadura chilena. Seu estilo é poético, incríveis as cenas, os móveis andam, os personagens andam, algo que só vendo para ver a beleza. São pinceladas das obras de Proust. Trechos de frases e encontros da sociedade que foi tão bem relatada pelo escritor. As cenas parecem pinturas, a reconstituição de época é maravilhosa, belíssima direção de arte.

O elenco é incrível: Catherine Deneuve, Emmanuelle Béart, Vincent Perez, Chiara Mastroianni, Pascal Gregory e Elza Zylberstein. Como são muitas cenas, muitas festas e muitos ambientes, há um elenco extenso.

Beijos,
Pedrita