sábado, 26 de dezembro de 2009

Os Falsários

Assisti Os Falsários (2007) de Stefan Ruzowitzky no Cinemax. O 007 comentou que esse filme foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e fiquei com vontade de ver. É uma co-produção entre Áustria e Alemanha. O roteiro é baseado no livro de Adolf Burger. Um famoso falsário judeu na Alemanha é preso e levado para um campo de concentração. Depois transferido com um grupo para outro para falsificar dinheiro para os alemães.

Apesar do falsário não gostar da ideia, ele não só aceita pra sobreviver como para proteger o grupo. Em contra-partida outro acha que eles devem se rebelar mesmo que isso signifique a morte de todos. O falsário é interpretado brilhantemente por Karl Markovics. Alguns outros são: August Diehl, Devid Striesow, Martin Brambach, August Zirner e Sebastian Urzendowsky.


Youtube: Die Fälscher (Deutschland/Österreich 2006)


Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Dó-Ré-Mi Fábrica

Assisti Dó-Ré-Mi Fábrica na TV Globo. O especial foi escrito por Péricles Barros e dirigido por Denise Saraceni e Flávia Lacerda. Assim que vi o comercial desse especial de Natal quis ver. Gostei da proposta e da pouca mágica que vi. É um encanto. Não conseguia saber quem era a atriz, embora ela me lembrasse alguém. Descobri com o Lázaro Ramos falando o primeiro nome dela, é a linda e talentosa Nathália Dill. Gosto muito dos dois. Me encantei com o menino interpretado por Maicon Coelho, canta que é uma graça, ele foi selecionado por um vídeo na internet e é de Rondônia. Ele interpreta um menino pobre que mora com a mãe e os irmãos em um lixão.

Lázaro Ramos interpreta dois irmãos que são os donos da Dó-Ré-Mi Fábrica. Adoro os atores que fazem as participações, Alexandre Nero, Chico Diaz e Lenine. Os cenários e figurinos estavam lindos. Na trilha sonora o belíssimo Trenzinho Caipira de Villa-Lobos. E amei o coral no final, emocionante! Eu só acho que esses especiais são muito curtinhos, ficam meio atropelados e podiam ser melhor explorados.



From Mata Hari e 007

Gostaria de desejar a todos um ótimo Natal!

Youtube: Rede Globo 2009 / Chamada de Comercial - Fábrica Doremi [ Especial de Natal]



Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A Duquesa


Assisti A Duquesa (2008) de Saul Dibb no Telecine Premium. Quis ver esse filme no cinema mas não consegui. É uma co-produção entre Inglaterra, França e Itália. A Duquesa é baseado na biografia da Duquesa de Devonshire escrita por Amanda Foreman, que fiquei com vontade de ler. Não achei nada que tenha falado historicamente da duquesa que não seja sobre o filme para verificar avaliações. Era comum na época nobres escolherem mulheres de boa linhagem, como escolhem cavalos, para gerar bons reprodutores e obviamente um herdeiro. Georgiana não fica descontente de casar com um homem mais velho, mas depois se decepciona com o desinteresse do marido por qualquer assunto, por não gostar de reuniões e festas, de conversar.

A fidelidade não era uma caracte-rística da época e o duque parecia sempre se envolver com criados e outras mulheres. A Duquesa acaba tendo duas meninas e como ela não cumpriu com a obrigação de dar um herdeiro, parece que o duque se sente mais livre ainda para viver a sua vida e julgá-la por sua incompetência. As mulheres é que eram culpadas por não terem dado um herdeiro. No filme não deixa claro, mas as escolhas das esposas eram por critérios reprodutórios. Mulheres mais fartas, com ancas largas e seios grandes eram consideradas melhores reprodutoras. Além da linhagem e descendência nobre. Keira Knightley não se encaixa muito nesse perfil, ela é bem miúda e as fotos da Georgina Kavendish mostram a diferença. A maquiagem e as roupas aproximam as duas, mas o físico não. Ralph Fiennes ficou parecido com a maquiagem. Os dois são ótimos atores, estão muito bem. Adoro a Charlotte Rampling que faz a mãe da Georgiana. A Keira precisa desvincular a sua imagem de filmes de época, está muito estigmatizada.

Mereci-damente A Duquesa ganhou o Oscar e Bafta de Melhor Figurino. Realmente são belíssimos! A Duquesa era uma mulher muito popular, levava multidões para vê-la. Suas roupas eram copiadas. Alguns outros do elenco são: Dominic Cooper, Hayley Atwell e Aidan McArdle.

Youtube: The Duchess Trailer



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Verônica

Assisti Verônica (2009) de Maurício Farias no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme, mas não fui com minha mãe porque achei que ela podia achar violento. Mas na tv a cabo resolvi avisar, porque se ela não gostasse ela pararia de ver. Mas não só ela gostou como amou e me ligou logo em seguida. Eu gostei demais também. Ela disse que queria muito ver esse filme porque tinha visto uma entrevista da Andréa Beltrão no Altas Horas. O filme é muito bom, um filme de ação ambientado nas nossas questões sociais.


Verônica é uma professora primária do ensino público. Os pais de um aluno não vem buscá-lo, ela vai levá-lo e descobre que os pais foram assassinados. Uma dona de um bar perto da casa dos pais do garoto avisa que o menino também está jurado de morte pra ela fugir com o menino. Ela começa então a fugir com ele e passa assim o filme. Andrea Beltrão está ótima, o menino interpretado por
Matheus de Sá também está ótimo. O elenco continua com Marco Ricca, Giulio Lopes, Patrícia Selonk, Camila Amado, Jorge Lucas, Flávio Migliaccio e Aílton Graça.

Gostei muito do texto de Verônica. Adorei quando o garoto primeiro fica na quitinete da professora e depois em um apartamento de outra professora e fala pra Verônica que a amiga é também professora, mas vive muito melhor que ela. E bem do jeito que criança fala mesmo. Também gostei que a Verônica não é uma professora amorosa, ela é igualmente endurecida pela vida difícil, não tem pulso com as crianças na sala de aula, perde fácil a paciência. A Verônica só espera com o menino os pais virem buscar porque a outra professora aniversaria e ela resolve ajudar a amiga, mas não feliz, ela queria ir pra casa. Essa realidade me agradou muito.A relação com o menino não é de amor incondicional e sim uma relação difícil, que vai sendo construída aos poucos e de forma não convencional.




Youtube: Filme Verônica (trailer)


Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Rede de Mentiras

Assisti Rede de Mentiras (2008) de Ridley Scott na HBO. Estava com saudades de ver filmes na tv a cabo. Escolhi alguns pra distrair, comecei a ver esse e vi que não ia me distrair muito, mas curiosa, continuei. É um bom filme de ação, muito bem dirigido. É sobre os conflitos no Oriente Médio. Leonardo di Caprio interpreta um agente que está em Amã para investigações. Ele tem formas peculiares de trabalhar que incomodam muito os Estados Unidos. Ele faz alidos com pessoas igualmente perigosas. Em alguns momentos Rede de Mentiras é tolo e simplista, mas o argumento é bem arquitetado. Um fator interpressante, comentado por Ayaan Hirsi Ali no livro Infiel, é que apesar dos Estados Unidos terem tecnologia de ponta, eles não conseguem descobrir muitos ataques, já que os fundamentalistas se organizam de outras formas muito mais difíceis de serem descobertos como a fala, sem a tecnologia. Rede de Mentiras mostra ainda os Estados Unidos utilizando qualquer recurso para conseguir o que quer, mesmo abusando na violência, tortura e assassinatos.

Li que a atriz iraniana Golshifteh Farahani teve problemas com os fundamen-talistas islâmicos porque filma uma de suas cenas sem o véu e isso é considerado um desrespeito a Alá. É como nós aqui não utilizarmos uma parte da roupa e expormos o que aqui chamamos de partes íntimas. Realmente achei desnecessário expor a moça. Tudo o que li da religião, elas realmente não ficam sem o véu, até mesmo recebendo um homem em casa. Outro fator que estranhei é um discurso tolo do protagonista quando é preso pelo chefe terrorista. Entendi que ele sabia que ele tinha que fazer a gravação não valer, quebrar a artimanha terrorista, mas o discurso questionando alguns dogmas islâmicos foi tolo. Diferente dos Estados Unidos, que lutam por honra e pela pátria, os islâmicos lutam por sua fé, portanto todos os seus raciocínios são diferentes. Russell Crowne é o chefe do di Caprio. Alguns outros do elenco são: Mark Strong, Oscar Isaac, Ali Suliman e Alon Abutbul.

Youtube: Body Of Lies Trailer HQ (2008)


Beijos,

Pedrita