sábado, 12 de maio de 2012

Segredos

Assisti Segredos (2010) de Raja Amari no Max. Procurava um filme pra ver, filme curiosa. Uma família vive escondida em uma mansão abandonada. Três mulheres se escondem no fundo dessa casa, fazem uma horta, trabalhos manuais pra vender na cidade. Até que um casal, ele o dono da casa, aparecem. Incrível como essa diretora que nasceu na Tunísia fala da cultura diferente dessas três mulheres e da outra que veio passar um tempo na mansão. Essas três mulheres escondidas vivem da violência, é assustador como tudo é violento. Elas parecem só conhecer a linguagem dos maus tratos e perversões. A mais nova parece ter problemas.

Elas vivem cheias de repressão, mas não vivem longe das suas próprias maldades. Lindas as atrizes: Hafsia Herzi, Rim El Benna, Wassila Dari e Soundos Belhassen. Acho que é o primeiro filme da Tunísia que vejo e gostei muito dessa diretora.



Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Piratas do Caribe Navegando pos Águas Misteriosas

Assisti Piratas do Caribe - Navegando por Águas Misteriosas (2011) de Rob Marshall no Telecine Pipoca. Pronto, volto a navegar em águas mais previsíveis. Acabei vendo no Telecine Pipoca porque o horário é bem mais simpático, claro, no controle remoto coloquei legendas e mudei para o som original. Piratas do Caribe - Navegando por Águas Misteriosas tem bem mais ação, faz pouco daquelas brincadeiras que não gostei nos outros. É bem ágil, um bom entretenimento.

Confesso que estranhei a ausência dos atores que gosto tanto e estavam nos Piratas do Caribe anteriores. Mas achei bem caliente o romance entre os personagens do Johnny Depp e da Penélope Cruz.  Alguns dos elencos anteriores continuam como o Geoffrey ShaneRush, Ian Mc e Kevin McNally. Em  Piratas do Caribe - Navegando por Águas Misteriosas aparece o lindo ator Sam Claflin na trecho do filme que mais gostei.

Acho que o momento que gostei mais foi o das sereias, lindas, as cenas foram mágicas. Inclusive é muito triste a história da sereia que fica com o grupo. Seguem os nomes de algumas atrizes que interpretaram as sereias e são de vários países: Gemma Ward é australiana, Astrid Bergès-Frisbey é espanhola, Jorgelina Guadalupe Airaldi é argentina, Sanya Hughes é jamaicana, Brea Berrett, Toni Busker, Antoinette Kalaj e Daphne Joy.

Beijos,

Pedrita

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Adrienn Pál

Assisti Adrienn Pál (2010) de Ágnes Kocsis no Max. Tenho gostado bastante dessa diversificação de filmes nos canais HBO. Eles trazem filmes premiados ou não de vários países, mesmo que esses filmes não sejam maravilhosos. Há mais possibilidades e visões, mais filmes experimentais. O Telecine Cult traz mais filmes de diretores consagrados e durante o dia passa só quase filmes clássicos americanos. Diversifica muito pouco. No Max eu tenho visto filmes muito interessantes, que debatem questões pouco abordadas, temas tabus, tenho gostado muito. O diretor de Adrienn Pál é húngaro. O filme é uma co-produção entre a Hungria, Áustria, França e Holanda.

Adrienn Pál é um desses filmes diferentes. Nossa protagonista é enfermeira de uma seção para doentes terminais. Ela trabalha 18 anos nessa seção. Faz tudo automático. Costuma contar a quantidade de mortos em um dia, uma vez foram cinco pessoas. E em geral, se é o plantão dela, é ela que leva os mortos para o IML. Ela é calada, demorei pra descobrir que o homem que fala sempre com ela é o marido dela. Ele implica com ela o tempo todo e fala o tempo todo em como ela tem que fazer regime. Até que um nome de um paciente faz ela procurar uma antiga amiga de colégio, na infância. Conversando com as pessoas, quase ninguém lembra da amiga dela, mas quase todos lembram dela, já que ela era uma menina extrovertida e bem humorada. Fico pensando onde a alegria dessa mulher se perdeu. Ela é rotineira e silenciosa, tanto que é o que incomoda nos colegas de trabalho. É mais um filme que retrata essas pessoas introspectivas, que vivem em um mundo próprio e que pouco conhecemos pelos seus excessivos silêncios. Mas conseguimos ver que essa enfermeira é dedicada, carinhosa e responsável, mesmo em seu silêncio. A atriz está incrível e é interpretada pela Éva Gábor.  O filme é praticamente com ela, os outros aparecem menos: István Znamenák,  Ákos Horváth e Lia Pokórny. 

Beijos,
Pedrita

domingo, 6 de maio de 2012

Amor em Fuga

Assisti Amor em Fuga (1979) de François Truffaut no Telecine Cult. É o último com o personagem Antoine Doinel, quase um alter ego do diretor. Nesse nosso protagonista está separado, namora mas foge de assumir a relação. Jean-Pierre Léaud interpreta o Doinel. Amor em Fuga mostra vários trechos dos filmes anteriores como o belíssimo Os Incompreendidos que comentei aqui.
As belas mulheres são interpretadas por Marie-France Pisier, Claude Jade, Dani, Dorothée e Marie Henriau.  Amor em Fuga ganhou César de Melhor Canção.

Beijos,
Pedrita