sábado, 12 de julho de 2014

A Atormentada da Tijuca

Assisti ao episódio A Atormentada da Tijuca (2010) da série As Cariocas dirigida por Daniel Filho no Canal Viva. Eu nunca tinha visto nenhum desses episódios. Vi que era com a Paola Oliveira e com o Gabriel Braga Nunes que adoro. As Cariocas foi baseado no livro de Stanislaw Ponte Preta, adaptado por Euclydes Marinho e passou na TV Globo.

O estilo da narrativa lembra A Vida Como Ela, embora não seja em sépia. Há um narrador que vai contando a história. O roteiro é mais simples, mas é bonitinho e funciona. Participam ainda desse episódio: Henrique Neves, Maria Mariana e Denise Dumont. A protagonista já foi casada, mas sozinha sofre assédio pesado dos homens, seu amigo Gabriel Braga Nunes a ajuda a fingir que tem um namorado rico.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Sinfonia nº 3 de Mahler

Ouvi a Sinfonia nº 3 de Gustav Mahler com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de John Neschling no Theatro Municipal de São Paulo. No concerto estavam o Coral Lírico e o Coral da Gente com crianças e adolescentes do Instituto Bacarelli, e a mezzo soprano Lídia Schäffer. Foi um belíssimo concerto. Essa obra traz trechos da obra Assim Falou Zaratustra de Friedrich Nietzsche e um ciclo de canções de vertente cristã. É uma obra de extrema complexidade e belíssima sonoridade.
Nos vídeos essa obra regida por Leonard Bernstein e outro com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo regida pelo Neschling.
   
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 8 de julho de 2014

O Compromisso

Terminei de ler O Compromisso (2004) de Herta Müller da Editora Globo. Assim que essa autora romena ganhou Prêmio Nobel de Literatura em 2009 é que o Brasil resolveu traduzir uma de suas obras e eu quis ler. Enquanto muitos no mundo já conheciam Herta Müller para premiá-la, o Brasil ainda não tinha uma única obra sua traduzida. Comprei esse livro em uma dessas promoções de 50% de desconto. Bela edição, bela capa. A foto é de Corbis.

Obra Vestido Cinza de Theodor Pallady

Herta Müller nasceu na Romênia, mas como se recusou a colaborar com o serviço secreto do país foi para Berlim, onde mora. O Compromisso fala desse país onde não há liberdade. Uma mulher é convocada a depor, no trajeto lembra de sua vida, como nós lembramos dos fatos, como conhecemos nossa história, lembramos fragmentos. Algo no trajeto lembra um trecho, outro fato, outro fragmento, e nós vamos unindo essa colcha de retalhos de um pouco da vida dessa mulher. É bom descobrir esses fragmentos.


Obra Mulher em Amarelo de Theodor Pallady

Vou falar detalhes do livro: Essa mulher, de brincadeira, algo que os jovens fazem muito hoje nas rede sociais, escreve um bilhetinho que quer um italiano para casar para tirá-la do país. Algo inocente, brincalhão. Um colega de trabalho com raiva de não ter essa mulher, resolve denunciá-la. Ela passa então a ser regularmente convocada. As pessoas do bairro não gostam dela, a família do homem que ela vai viver junto também não. É como se uma mulher que é convocada fosse o que era no passado um leproso, um pária da sociedade. Ninguém quer estar perto. Ninguém quer ser igualmente convocado. Triste um país onde as pessoas não são livres para pensar, criar, brincar e viver. Incrível essa obra, incrível o texto, quero ler outra obra dessa autora.

Tanto o pintor, bem como o compositor são romenos como a escritora.

Beijos,
Pedrita

domingo, 6 de julho de 2014

Butterfiel 8

Assisti em DVD Butterfield 8 (1960) de Daniel Mann. Minha mãe me emprestou esse DVD que ela comprou na loja física das Lojas Americanas que sempre trazem uma boa relação de DVDs oficiais em ótimos preços. Butterfield 8 é baseado na obra de John O´Hara e tem a belíssima Elizabeth Taylor, mais linda do que nunca no papel principal.

Butterfield 8 é um filme trágico sobre uma mulher não-convencional, que vive de vestir roupas famosas e ir a festas badaladas para ser fotografada. Também é adepta do amor livre. É assim que logo conhecemos a personagem, mas a trama começa a mostrar que os sentimentos dessa personagem são bem mais complexos que só liberdade, bebida e festas. Outro protagonista é interpretado por Laurence Harvey. Alguns outros do elenco são: Eddie Fisher, Dina Merrill, Susan Oliver e Mildred Dunnock.

Beijos,
Pedrita