sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Dois Amigos

Assisti Dois Amigos (2015) de Louis Garrel no TelecinePlay. Eu vi várias entrevistas com o Louis Garrel sobre esse filme, ele é lindo e talentoso e era o seu primeiro longa como diretor. É um lindo roteiro sobre dois amigos, na verdade sobre três pessoas, uma mulher e dois homens. Nós sabemos que ela é presidiária. Ela anda muito de transporte público até chegar para o trabalho no bar e um desses dois amigos se apaixona por ela.

Os três são solitários, carentes e cheios de conflitos internos. O que se apaixona pela moça não entende porque ela tem que ir embora no horário certo, faz juras, sofre profundamente. Mas ela também sofre. O amigo vai ajudar e o triângulo. Ela é a lindíssima iraniana Golshifteh Farahani. Os amigos são Vincent Macaigne e Louis Garrel. Lindo filme! Adorei a trilha sonora também. É um grande drama, mas está classificado no Now como comédia.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 9 de agosto de 2016

O País do Cinema

Assisti episódios do programa O País do Cinema de Vicente Amorim no Canal Brasil. Eu demorei muito para descobrir esse programa. Acho que até vi uma ou outra chamada, mas não prestei muito a atenção. Quando vi uma dupla de entrevistados de um filme que me interessava que passei a prestar atenção. Mas resolvi procurar no Now e lá estavam os episódios. Vi vários. Fabíula Nascimento é a apresentadora. Na chamada ela diz que o Brasil é também O País do Cinema.

O primeiro programa e o primeiro que vi é sobre o filme Dois Filhos de Francisco, record de público e elogiado pela crítica. Filme que amei! Eu gosto demais do Breno Silveira e se seus filmes. Participou também a roteirista do filme, Patrícia Andrade. Eu assisti e li muitas matérias sobre esse filme, então conhecia muitas histórias, mas foi muito bom ouvir novamente e conhecer algumas outras. Breno Silveira contou que ninguém queria fazer o filme. Os dois sertanejos que procuravam produtoras e cineastas para fazer o filme e vários recusaram. Patrícia Andrade que foi em uma entrevista, ouviu a história e procurou Breno Silveira. Contou a ele o que ouviu e ele finalmente se interessou. Ele não quis conversar com a dupla, pegou o avião, foi para Goiânia encontrar-se com o pai da dupla e lá se empolgou mais ainda. A história decisiva para o diretor aceitar é a das fichas, que eu não lembrava. O pai comprou inúmeras fichas telefônicas, levava colegas operários a um orelhão, para ligar para a rádio pedindo a música gravada pelos filhos. Breno Silveira contou que não achavam um ator para fazer o Francisco. Já estavam desanimados com tantos textos quando no Vale a Pena Ver de Novo apareceu o Angelo Antonio. Breno falou, é ele, e na hora a produtora olhou e concordou. Em uma parte do programa a Fabiúla Nascimento lê trechos de críticas negativas para os entrevistados comentarem. Breno Silveira comentou que só lembra de uma que disse que o filme não duraria uma semana. Ele conta que foi um fracasso na primeira semana. Ele e o Angelo Antonio foram em um cinema do Leblon e tinham umas 20 pessoas. Que na outra semana dobrou, e na terceira o dobro do dobro e virou esse sucesso.

Outro episódio que vi foi do filme que amo O Outro Lado da Rua. Participou o diretor Marcos Berstein e a Fernanda Montenegro. A atriz comentou que ficou muito interessada por ler o roteiro porque falava da classe média urbana.
Depois vi o episódio do filme Bróder, que gosto demais do Jeferson De e de seus trabalhos e ele participou com o Caio Blat que está incrível no filme realizado no Capão Redondo em São Paulo. No momento de ler as críticas, Jeferson De disse que concorda com alguns trechos. Que como era o primeiro filme, ele queria mostrar serviço. E que talvez pudesse ter feito diferente alguns momentos.

O outro episódio que vi é do filme Saneamento Básico. Adoro esse filme, é divertido demais. Participaram Fernanda Torres e Jorge Furtado. O diretor comentou que há pouca comédia com crítica social no Brasil. Nas críticas falaram do nome, ele disse que isso surgiu logo que o filme estreou. Que talvez se ele tivesse colocado O Monstro do Fosso tivesse dado mais ibope, talvez. Já vi qual será o dessa semana e vou assistir. Serão entrevistas sobre 26 filmes. Amei o programa! Eu vi no Now. O País do Cinema é inédito às quintas, às 21h30 e reprisa sexta, às 13h e domingo às 17h.


Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Rapsódia em Agosto

Assisti Rapsódia em Agosto (1991) de Akira Kurosawa no Telecine Cult. Na época que esse filme estreou nos cinemas eu queria muito ver, depois passou. Coloquei pra gravar porque gosto do diretor, mas o filme ficou lá por um bom tempo. É incrível! Impressionante roteiro de Kiyoko Murata. Por uma coincidência fala também da bomba atômica como o filme que vi recentemente, Hiroshima Mon Amour que comentei aqui.

Quatro adolescentes estão passando o verão com a avó. Seus pais viajaram e eles ficaram incumbidos de ajudá-la. Os japoneses tem muito respeito pelos mais velhos, mas como o filme é realista, os adolescentes se incomodam com algumas questões. Tratam bem a avó, mas acham algumas situações engraçadas. Essa sutileza em abordar o tema da bomba atômica, humanizando, é a grande beleza do filme. Os adolescentes conheciam o tema, vivem em Nagasaki, mas tudo de forma teórica. Só com a avó é que descobrem que o avô morreu naquele dia da bomba, dos efeitos e é aí que eles resolvem tentar entender melhor como tudo aconteceu. Nós acompanhamos então a visita desses adolescentes nos locais onde as pessoas morreram, as explicações e textos de como foi, e a complementação da avó. Muito triste! 

Países enviaram esculturas após a tragédia e mostraram a do Brasil. Os adolescentes falam sempre que com o tempo todos esquecem. Não achei o nome de quem fez a escultura do Brasil, foi doada pela cidade de Santos. O texto é “Uma expressão da aspiração para a paz mundial perpétua é abraçado pelo povo do Brasil”.

Foto de Dulce Moraes

Os pais viajaram aos Estados Unidos. Um japonês idoso diz que é irmão da avó dos meninos, ela não lembra. Ele está morrendo, mas a avó não lembra e não quer ir. Os adolescentes estão doidos para convencê-la já que recebem fotos e descobrem que esse parente é muito rico. Muito inteligente esse roteiro da ganância pela riqueza alheia e do interesse súbito a esse parentesco só porque ele tem dinheiro. A avó tinha muitos irmãos, consegue só lembrar de 11 e esse não está entre os 11. Ficamos sabendo que esse irmão vou lutar na guerra nos anos 20 estava no Havaí e por lá ficou.  São anos sem contato. Richard Gere faz o filho desse homem. Outros no elenco são: Sachiko Murase, Hisashi Igawa, Narumi Kayashima, Tomoko Otakâra, Mitsunori Isaki e Hidetaka Yoshioka. Rapsódia em Agosto ganhou vários prêmios da Academia Japonesa, como Melhor Filme, entre outros. 
Beijos,
Pedrita