quinta-feira, 23 de junho de 2016

Tiradentes

Assisti Tiradentes (1999) de Oswaldo Caldeira no Canal Brasil. Gravei em fevereiro, só vi agora. É um filme do período da retomada que iniciava. Com todas as dificuldades da época, conta a história de Tiradentes e dos conspiradores do reino. Tiradentes é interpretado por Humberto Martins. Boa parte do texto é em versos. Oswaldo Caldeira é filósofo, estudou e escreveu um livro sobre Tiradentes. A atualidade dos fatos incomoda. Impostos extorsivos, conspirações, pessoas divididos pelos seus ideais, políticos corruptos, falta de lealdade.

Tomás Antônio Gonzaga é interpretado por Eduardo Galvão. Marília de Dirceu por Giulia Gam. O elenco é incrível. Paulo Autran faz o padre confessor de Tiradentes antes da forca. No elenco estão: Marco Ricca, Júlia Lemmertz, Cláudio Cavalcanti, Rui Rezende, Rodolfo Bottino, Adriana Estevez, Ernani Moraes, Eduardo Tornaghi, Fernando Almeida, Roberto Bontempo, Nelson Dantas, Heitor Martinez e Cláudio Corrêa e Castro.



Beijos,
Pedrita

domingo, 19 de junho de 2016

Gilberto Freyre - Vida Forma e Cor

Fui a exposição Gilberto Freyre - Vida, Forma e Cor na Caixa Cultural São Paulo. É uma bela mostra com as pinturas de Gilberto Freyre da Fundação Gilberto Freyre. O curador é Leonardo Borges. Vergonhosamente nunca li nada de Gilberto Freyre, embora tenha na minha lista faz muito tempo. Na mostra tinham edições raras de suas obras como uma de Açúcar, além de várias ilustrações feitas por Gilberto Freyre.

Obra Viúva de Gilberto Freyre

Não tinha ideia que Gilberto Freyre pintava, sabia das suas grandes obras literárias, mas não imaginava essa amplidão artística. Sempre fico fascinada com os multi talentos de muitos artistas. O que mais me fascinou foi o caderno de histórias. Gilberto Freyre fez um caderno repleto de desenhos que contava histórias aos netos, fascinante. Uma página fica aberta na mostra e um filme uma pessoa vai virando as páginas. Momentos mágicos.

Obra Casa do Carrapicho de Gilberto Freyre.

Na exposição ainda tem algumas poucas obras de Cícero Dias e de outros artistas que eram do seu acervo. A mostra Gilberto Freyre - Vida, Forma e Cor já esteve em cartaz na Caixa Cultural Recife, não sei se minhas amigas viram por lá. Estão tendo palestras também. A exposição é gratuita e fica em cartaz na Caixa Cultural São Paulo, na Sé, até 10 de julho.

Beijos,
Pedrita