sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Laranja Mecânica

Assisti em DVD Laranja Mecânica (1971) de Stanley Kubrick. Eu sempre quis ver esse filme, nunca conseguia. É incrível, surpreendente! Começa com quatro jovens violentos. Eles adoram ter ideias mirabolantes de maldades, assaltos, sadismo. Há a violência entre eles também. Nosso protagonista então é preso.

Os desdobramentos são impressionantes. Há muito surrealismo. Malcolm McDowell simplesmente arrasa! A direção de arte, as cenas, são impecáveis. As ideias muito originais. Laranja Mecânica funciona como um relógio. Como o filme passa por vários momentos são muitos atores no elenco, alguns são: Michael Bates, Warren Clarke, Adrienne Corri e Audrey Morris. Além de ser um filme cultuado, ganhou vários prêmios: Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Veneza.

Beijos,
Pedrita

19 comentários:

  1. Oi, Pedrita,

    Já vi este filme duas vezes (uma com minha filha, que tinha interesse em vê-lo). Eu o acho complexo, já que levanta muitas questões: violência, tratamentos radicais, politicagens, cultura de massa...Mas não deixa de ser um filme instigante, que vale a pena ver.

    Beijoca e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exatamente, acho q vc resumiu bem, é complexo.

      Excluir
  2. Meu quarto filme predileto de todos os tempos, Vi pela primeira vez em 1979, sem cortes. Tenho o dvd original há vinte anos. Já o vi quase vinte vezes e sei diversas falas de cor. É uma obra-prima e já foi tema de seminário na Sorbonne.

    É, minha little druggie, you should be singing in the rain earlier...

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita. Eu estava na Paraíba e sem Internet, por isso me atrasei a te responder...
    Eu vi Laranja Mecânica e comprei o livro num sebo, com capa dura, novinho alguns anos atrás e ainda não li. Foi bom ter vindo aqui e visto seu post, assim vou pegar o livro e ler...Acabei de ler um livro que eu tenho certeza você iria adorar! Lembrei de você o tempo que durou a leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, fiquei curiosíssima para ler esse livro que leu. já coloquei na minha lista.

      Excluir
  4. Um dos grandes filmes de todos os tempos, embora esteticamente muito marcado pela design da época.
    Interessante a forma como levanta questões de violência e seu controlo bem, como trabalha o tema da lavagem cerebral, usando uma das obras musicais mais importantes da história da música: a 5.ª de Beethoven

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, realmente muito inteligente em abordar a forma de condicionar alguém a ser quase um vegetal.

      Excluir
  5. Tentei já assisti mas não gostei. Muito cabeça para minha pessoa! kkkkkk.... Não entendi foi nada. Em questão de filmes sou mesmo careta!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Eu considero Laranja Mecanica um dos melhores filmes que já vi na vida! Ele merece qualquer prêmio que tenha recebido na minha opinião, mas eu nunca vou deixar de me sentir absurdada ao constatar como o autor/roteirista/diretor conseguiram me fazer sentir simpatia e compaixão por um psicopata, violento, assassino.

    ResponderExcluir
  7. Eu já ouvi falar mt bem desse filme, mas não quero vê-lo. É preconceito com certeza, mas estou meio traumatizada com filmes mega violentos, e com a maldade da mente humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alê, acho q só qd precisamos por alguma exigência de estudo é q devemos nos forçar a ver algo. fora isso, há tanto o q desvendar q podemos sim escolher.

      Excluir
  8. Pedrita, eu estou morando em Recife.;que fica a duas horas de João Pessoa. Quando quiser vir conhecer você pode ficar hospedada na minha casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, muito obrigada, não estou podendo me ausentar, mas quem sabe em algum momento.

      Excluir
  9. Pedrita, eu nunca assisti. Nunca tive vontade. Na verdade tenho muito receio de assistir a este filme, tenho medo de ser violento demais para mim.

    Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!